Ícone do site Dica de Teatro

MAM São Paulo, em parceria com TALES Of Us e GatoMÍDIA, promove curso gratuito de desenvolvimento de games com foco em narrativas indígenas e afro-brasileiras

O “Laboratório de Narrativas Gamificadas” acontece dentro do Igual Diferente, programa de cursos gratuitos do MAM Educativo, e é voltado para jovens criadores e entusiastas de games

 

Vista da videoinstalação de Jonas Van & Juno B., Visage, 2024. Foto: André Teixeira
Clique aqui para acessar mais imagens

 

O Museu de Arte Moderna de São Paulo acaba de abrir inscrições para o curso gratuito Laboratório de Narrativas Gamificadas, parte do Igual Diferente, programa do MAM Educativo que oferece cursos em diversas modalidades artísticas para promover a criação e reflexão sobre arte em um ambiente inclusivo. Realizado pela agência GatoMÍDIA em parceria com a TALES of Us, o curso é voltado para jovens entusiastas de games, artistas visuais, designers e programadores iniciantes, promovendo a construção de games que unem a tecnologia aos saberes ancestrais das culturas indígenas e afro-brasileiras.

 

Por meio de encontros virtuais, o curso estimula a criação de jogos que trazem narrativas baseadas em cosmologias originárias e temas de reparação racial, equidade de gênero, justiça social e climática. Durante o Laboratório, os participantes irão formar equipes e desenvolver seus próprios jogos, inspirando-se em histórias previamente selecionadas. O curso contará com sessões de apresentação de ideias, onde as equipes terão a oportunidade de apresentar seus projetos e receber orientações de mentores para aprimorar suas propostas.
O curso, ministrado por especialistas em games, arte digital e narrativas como Auá Mendes, Filipe Pereira, Jonas Alves, Filipe Pereira e Renato Noguera, será composto por seis encontros, realizados de forma online nas terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, entre os dias 14 e 30 de janeiro de 2025. O objetivo é criar um espaço de confluência onde o desenvolvimento de games e o protagonismo juvenil se entrelaçam para explorar novas formas de contar histórias, promover impacto social e visibilizar pautas importantes.

 

A programação trará aulas pautadas em temas como Cosmologias originárias e storytelling, Conceito e introdução ao desenvolvimento de games, Game Design, Gameplay e Narrativas, Arte conceitual, criação de mundos e ambientes visuais 2D, GDD e Pitch, Game engine e desenvolvimento, e uma apresentação final dos projetos.

 

As inscrições ficam abertas através do formulário do Laboratório de Narrativas Gamificadas até 16 de dezembro, e podem se candidatar pessoas a partir de 18 anos, residentes em qualquer parte do Brasil, com acesso à internet e conhecimentos básicos em computação. O curso tem até 40 vagas.
As pré-inscrições são realizadas a partir do preenchimento do formulário disponível em cada aba dos cursos. Como forma de construir um ambiente diverso e inclusivo, pessoas negras, indígenas, transgêneras e/ou com deficiência, ou com perfil de baixa renda (renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos), terão prioridade nas vagas dos cursos. Importante ressaltar que o preenchimento não garante vaga, o processo de participação dos cursos é feito por um critério de avaliação socioeconômico. As pessoas selecionadas terão suas confirmações feitas via e-mail.
O objetivo da parceria para este projeto, realizada pelo MAM, TALES Of Us e GatoMÍDIA, foi de integrar tecnologia e tradição para pensar em soluções locais e construir um futuro mais justo e diverso.

 

“O Laboratório de Narrativas Gamificadas reforça o compromisso do MAM em criar espaços de aprendizado que conectam arte, tecnologia e diversidade cultural, dialogando com iniciativas como o jogo MAM no Minecraft, criado em 2021, e a exposição de realidade aumentada Realidades e Simulacros, que aconteceu em 2023 e o 38º Panorama da Arte Brasileira: Mil graus, que aborda temas como a cibercultura e o ‘Brasil tecnológico’ em obras de artistas como Gabriel Massan e Jonas B & Juno Van”, comenta o curador chefe do MAM São Paulo, Cauê Alves. “Esse curso é uma oportunidade para que jovens explorem o poder da tecnologia para criar narrativas que, ao mesmo tempo, celebram as cosmologias indígenas e afro-brasileiras e refletem questões sociais urgentes. Estamos entusiasmados com a parceria com a TALES of Us e a GatoMÍDIA para oferecer essa experiência que une tradição e inovação, promovendo um futuro mais inclusivo e diverso”, ele completa.

 

Vivemos em uma era gamificada e as próximas gerações viverão em um mundo ainda mais tecnológico. Abrir caminhos por meio da educação para criar tecnologias que combatam os algoritmos racistas e narrativas excludentes é uma das principais missões do Laboratório”, afirma Thamyra Thâmara, fundadora e diretora geral do GatoMÍDIA.
“A TALES acredita no poder das mídias e das narrativas como catalisadores de mudança em como convivemos uns com os outros, com nosso futuro e com o nosso entorno. Mais importante do que o impacto dessas narrativas é quem as conta. Com o Laboratório de Narrativas Gamificadas, nosso objetivo é unir tecnologia e tradição, permitindo que jovens criadores explorem o potencial dos games para imaginar futuros mais lúdicos, inclusivos e regenerativos”, explica Tainá Moreno, Diretora de Estratégias Globais da TALES OF US.

 

Sobre o Igual Diferente

 

O Igual Diferente é um dos primeiros programas do Educativo do Museu de Arte Moderna de São Paulo com foco na acessibilidade e inclusão, que promove cursos gratuitos e semestrais de linguagens gráficas, escultura, processos de criação em performance, fotografia, fotoperformance, e Libras na mediação cultural. Ao fim do período, o curso é finalizado com o compartilhamento dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes.

 

Criado em 1998 dentro do MAM Educativo, o programa Igual Diferente culminou na criação da área de Acessibilidade dentro do MAM, que atuando de forma transversal nas ações do museu, procura garantir um espaço sem barreiras, sejam elas físicas, sensoriais, intelectuais ou simbólicas.

 

Desde o início, o objetivo do Igual Diferente vai além de incluir pessoas com limitações físicas, cognitivas ou sensoriais na programação e na vida do Museu, buscando incluir e aproximar o MAM – instituição, funcionários, alunos e visitantes – ao universo de pessoas diversas.

 

Ao longo de seus 26 anos, o Igual Diferente já foi reconhecido em diversas premiações, como Prêmio Microprojetos Ibram (2013), Guia de acessibilidade cultural (2012),Prêmio Ibero-americano de Educação em Museus, organizado pelo Ibermuseus (2011), Prêmio Cultura e Saúde (2010 e 2008), Prêmio Loucas pela Diversidade (2009), primeiro lugar no Prêmio Darcy Ribeiro (2009), V Prêmio Arthur Bispo do Rosário (2009), Prêmio Ludicidade (2008) e Prêmio de Inclusão Social (2005).

 

 

Sobre o MAM São Paulo

 

Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de cinco mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas. O MAM têm uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e videoguias em Libras. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.

 

Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM. Os espaços do museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx e Haruyoshi Ono para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.

 

Sobre a GatoMÍDIA

 

​GatoMÍDIA ​é uma agência, rede e metodologia de aprendizado em mídia e tecnologia voltadas para a juventude negra e indígena e moradores de favelas e periferias do Brasil. A agência tem como objetivo estimular jovens a produzir sua própria comunicação, construir narrativas sobre si e se conectar com o mundo.

 

Sobre a TALES Of Us

 

TALES é uma iniciativa multimídia internacional, sem fins lucrativos, dedicada a compartilhar histórias que ampliam nossas perspectivas e conectam mundos através de arte, educação e ancestralidade.

 

Serviço:

Laboratório de Narrativas Gamificadas

Curso gratuito do Igual Diferente, programa do MAM Educativo

Inscrições: 18 de novembro a 16 de dezembro de 2024, através do formulário

Período: terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, entre os dias 14 e 30 de janeiro de 2025

Realização: MAM São Paulo, GatoMÍDIA e TALES of Us

Gratuito


Sair da versão mobile