Ícone do site Dica de Teatro

Luis Maluf Galeria em mais uma ArtRio

Luis Maluf Galeria participa da ArtRio

Rodrigo de Castro “Tela 11” e Zanini de Zanine “Sem título”

Presença da galeria no evento será marcada por novos artistas

 

Apresentar novas ideias e projetos estão entre os objetivos da Luis Maluf Galeria para a ArtRio 2024, maior feira de arte do Rio de Janeiro em sua 14ª edição. Marcando presença mais uma vez no evento, a galeria paulistana que conta com duas unidades em São Paulo, trará pela primeira vez os artistas Rodrigo de Castro e Zanini de Zanine. Filhos dos grandes Amilcar de Castro e Zanine Caldas respectivamente, os artistas mostram com suas obras que a arte está para além do DNA. Tanto Rodrigo quanto Zanini compartilham uma abordagem artística que, embora estejam em contextos e materiais distintos, desafiam a harmonia tradicional e criam tensões visuais entre formas e tons.

 

Zanini de Zanine, muito conhecido pelas criações em design nas quais a madeira e traços marcantes deram origem a peças icônicas, celebra 20 anos de carreira com novos ares: as artes plásticas no qual escolheu o campo da pintura e onde um olhar tridimensional, levando suas formas minimalistas e seus traços essenciais para a tela, criam novas marcas em seu portfólio. Tendo agora as telas como seu universo criativo e contemplativo, e dedicado ao novo ofício, o artista é um dos nomes que vai figurar no estande da Luis Maluf Galeria durante a ArtRio. Destaque para o trabalho monocromático “Sem título” que traz tinta acrílica sobre canvas e formam veios em relevo, criando sombra e texturas.

 

Rodrigo de Castro, por sua vez, também a convite da galeria, apresenta nessa estreia um óleo sobre tela. A obra “Tela 11” apresenta geometrias, uma linguagem associada, entre outros, ao desenho industrial, diretamente ligado à formação do artista em Engenharia Industrial. Sua obra dialoga com o espaço bidimensional, mas ultrapassa os limites da pura abstração ao provocar uma experiência sensorial que vai além do rigor geométrico em que tensiona o equilíbrio entre cor e forma, onde repensa os limites da pintura e expande sua poética em territórios nos quais a geometria e o minimalismo dialogam.

 

Localizada no Pavilhão Terra, no estande de 60 m², a galeria também levará para a feira no Rio de Janeiro uma seleção de obras que explora o experimentalismo brasileiro contemporâneo de artistas representados e convidados, destacando a diversidade de técnicas e conceitos com obras de Antonio Bokel, Aline Moreno, Edu Silva, Daniela Busarello, Janet Vollebregt, Karola Braga e Raphael Sagarra (Finok). A exibição de tais obras aborda a interconexão entre aspectos sociais, culturais e ambientais, refletindo sobre a materialidade dos ambientes e a relação entre seres humanos e seu entorno. Esta seleção oferece uma visão abrangente das práticas artísticas que desafiam o convencional e ampliam as fronteiras da arte contemporânea.

 

Descrição de obras

 

 

 

Rodrigo de Castro Andrade
Tela 11, 2023
óleo sobre tela
Edição: única
130 x 130 cm

Créditos imagem: Ana Aliaga

 

 

 

 

 

 

 

Zanini de Zanine
Sem Título, 2024
acrílica sobre canvas
Edição: única
70 x 70 cm

Créditos imagem: Zanini de Zanine

 

ArtRio 2024

Período de 25 a 29 de setembro de setembro de 2024.

Luis Maluf Galeria

Stand: D10 – Pavilhão Terra
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória – Rio de Janeiro – RJ

 

Galeria Luis Maluf e Usina Luis Maluf – @luis_maluf

Luis Maluf Galeria, fundada em 2014, é reconhecida por abraçar o experimentalismo e atrair um público jovem interessado em desafios e reflexões. Localizada nos bairros Jardins e Barra Funda, esta última inaugurada em 2021 e que abriga uma residência artística anual, a galeria amplia sua missão na região da Barra Funda, promovendo formação artística e acesso à cultura brasileira. Ambos os espaços da galeria buscam enfatizar a produção artística experimental emergente, atraindo um público jovem interessado em explorar a complexidade, intensidade e contradições do mundo contemporâneo através de obras que desafiam o senso comum. Ao
buscar artistas de diferentes gerações, a galeria prioriza aqueles mais ousados e que se destacam pela originalidade, valorizando seu compromisso com o futuro da arte.


Sair da versão mobile