Ícone do site Dica de Teatro

Lição de anatomia

Poucos quadros são tão famosos sobre temas médicos como a ‘Lição de Anatomia do Dr. Nicolas Tulp´, de Rembrandt, pintado em 1632. A pintura, feita com refinada técnica de óleo, foi encomendada pela Associação de Cirurgiões de Amsterdã, numa época em que a burguesia costumava pagar para se eternizada.

A obra retrata uma aula de anatomia do médico e político holandês Nicolaes Tulp (1593 – 1674). Em 1641, ele publicou a obra ‘Observationes Medicae’, na qual descreveu detalhadamente 231 casos de doenças e de óbitos. Presidente da guilda dos cirurgiões de Amsterdã, foi ainda por quatro vezes prefeito de Amsterdã.

Na pintura, Tulp, que foi o primeiro a descrever clinicamente o beribéri em 1652, aparece em destaque, do lado direito, na cena em que ocorre a dissecação da mão esquerda de Aris Kindt, um marginal que havia sido condenado à morte por assalto a mão armada, no dia anterior à lição.

A imagem, repleta em expressividade, mostra o interesse dos participantes de aulas geralmente dadas em anfiteatros. A obra mostra a atividade didática de maneira realista, com luzes e sombras próprias do período barroco, tornando-se um documento do desejo do homem de sair das trevas da ignorância e conhecer o funcionamento do corpo.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.


Sair da versão mobile