Ícone do site Dica de Teatro

Lagum lança “Meu Esquema”, single de verão com clipe gravado na Escola de Artes Guignard, em Belo Horizonte

Releitura da música icônica do Mundo Livre S/A, a versão do grupo mineiro traz uma nova roupagem e reapresenta a canção para a nova geração

Capa do single Meu Esquema

Ela é meu treino de futebol / Ela é meu domingão de sol / Ela é meu esquema. / Ela é meu concerto de rock’roll / Nação, minha torcida gritando gol / Minha Ipanema” são alguns versos de “Meu Esquema”, novo single que a banda Lagum lança nesta quarta-feira (19), às 18h. Releitura da canção do Mundo Livre S/A, um dos principais grupos do movimento manguebeat, que emergiu em Recife nos anos 1990, a versão da Lagum traz a identidade da banda, seguindo o estilo de canções de sucesso como “Deixa” e “Oi”. Se trata de uma balada solar com clima de verão, calor e carnaval. O lançamento também celebra os 25 anos de “Meu Esquema” e apresenta a música para um público mais jovem, a nova geração que acompanha os músicos mineiros.
O lançamento é acompanhado de um videoclipe que explora elementos da arquitetura, da dança e da estética soul, com a participação de um ícone do movimento belo-horizontino, Dom Ronaldo Black. O vídeo foi gravado na Escola de Artes Guignard, em Belo Horizonte, uma das mais importantes da capital mineira e que formou grandes nomes do cenário local e nacional, como a escritora Maria Helena Andrés e o escultor Amilcar de Castro.
Primeira regravação na discografia do Lagum, a música faz parte da memória afetiva da banda e foi consenso na escolha do repertório. O vocalista Pedro Calais comenta sobre a versão: “Meu Esquema é uma música que a gente sempre amou, então é muito especial criarmos uma versão nossa. É claro que de início gerou um receio de não ficar boa à altura da original, mas resolvemos apostar, aceitar esse desafio, e ficamos muito felizes com o resultado. Tem tudo a ver com o calor, o verão, o carnaval e o momento da Lagum”.
Zani, guitarrista, fala sobre o processo de produção e os principais diferenciais da gravação: “Desde o início nós sabíamos que seria um desafio dar uma nova roupagem para uma música que já era tão fantástica, mas junto com o nosso produtor Paul Ralphs conseguimos atingir um resultado que nos agrada muito. Optamos por manter violão e em cima dessa base trabalhamos com elementos eletrônicos, com samplers e efeitos que acontecem durante a música. Foi um processo muito legal e uma grata surpresa. Esperamos que o público também curta e ouça bastante!”.
O videoclipe de “Meu Esquema”

Lagum na gravação de Meu Esquema / Créditos: Breno Galtier

 

O clipe da faixa foi gravado na Escola de Artes Guignard, em Belo Horizonte, um prédio conhecido pela arquitetura marcante e por dialogar com a paisagem da cidade, com vista para a Serra do Curral. O vídeo traz o suingue do verão, abrangendo o céu, o gramado e as montanhas mineiras como elementos visuais. “É uma escola que tem uma arquitetura muito icônica – e atrás tem as famosas serras de Minas Gerais. Convidamos para o clipe o Dom Ronaldo Black, que é um dançarino de soul e uma relíquia de Belo Horizonte. E cada um de nós tocando seu instrumento. Fizemos uma mescla usando a arquitetura, a natureza, a dança e a banda de uma forma bem solta e livre mesmo. O conceito foi criado mesclando isso tudo e até beira um pouco o nonsense”, conta Pedro.

 

No vídeo, um dançarino interpreta a música evoluindo livremente pelo gramado e escadarias da Escola, enquanto a banda se apresenta para ele. É uma conjunção entre arquitetura, dança e música. Já o cenário da gravação, a Guignard, é um destaque com suas escadarias, linhas únicas e o contraste com as montanhas.

 

Com direção do mineiro Vito Soares, o registro audiovisual traz enquadramentos divertidos que brincam com perspectivas mais distantes e aproximadas, seja da banda ou do dançarino. “Vito é um amigo de longa data e que conhecemos na época do Coisas da Geração. Ele é muito criativo e traz segurança para os nossos projetos. É uma satisfação gigantesca tê-lo nesta nossa nova fase da banda”, conclui Pedro.
Sobre a Lagum

Formada em 2014, quando quatro amigos se juntaram, em Minas Gerais, para criar o Lagum, com Pedro Calais na voz, Zani (Otavio Cardoso) e Jorge (Glauco Borges) na guitarra e Chico (Francisco Jardim) no baixo. Durante a trajetória da banda, conheceram Tio Wilson (Breno Braga), que comandava a bateria.
O primeiro álbum foi lançado em 2016, “Seja o Que Eu Quiser”, com as primeiras músicas autorais da banda. Em meio a uma temporada de singles entre um álbum e outro, “Deixa” estourou nas plataformas de streaming e rádios, colocando a banda em destaque nacional. Em 2019, o segundo disco, “Coisas de Geração”, levou o grupo aos palcos do Brasil inteiro e mundo afora, marcando a primeira grande turnê do Lagum.

 

Durante a pandemia do coronavírus, em 2020, Tio Wilson faleceu após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Em 2021, “MEMÓRIAS (de onde eu nunca fui)”, que reúne as últimas gravações de Tio Wilson na bateria, foi lançado e indicado ao Grammy Latino, marcando também a última turnê internacional feita pela banda em 2022/20.
Em março de 2023, o grupo lançou um EP chamado FIM, que reúne três faixas inéditas gravadas em uma live session que pode ser vista no YouTube e marca um novo momento da banda. Intitulado “DEPOIS DO FIM”, em abril deste ano o Lagum lançou seu quarto álbum, que em menos de uma semana alcançou o top #50 álbuns do Spotify Brasil e foi também indicado ao Grammy. Depois de uma turnê com várias datas esgotadas em 2023 e passagem pela Europa, a banda lançou em dezembro o LAGUM AO VIVO, um projeto audiovisual gravado no show em São Paulo no Espaço Unimed para 8.000 pessoas indicado ao Grammy Latino na categoria de “Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa”.

 

Em 2024, a banda fez seu primeiro bloco de carnaval: o Lagum na Avenida, arrastando mais de 90 mil foliões para as ruas de Belo Horizonte. Agora, a banda segue com sua turnê com shows em diversas cidades e regiões do país.

 

Ficha técnica
Direção

Direção: Vito Soares

Direção Criativa: Vito Soares e Pedro Calais
Assistente Direção Criativa: Lázaro Deusdedith

Elenco
Dançarino: Dom Ronaldo Black
Produção

Diretora de Produção: Jojo Ziller

Produtor Executivo LAGUM: Bernardo Barcelos

Catering: Balance
Locação: Escola Guignard UEMG

Caminhão de elétrica: Alisson
Doblô de câmera: Mateus Jam

Fotografia

Diretor de Fotografia: Gustavo “gu011”

Foquista: Felipe Andrade “Guri”

Logger: Roberth Michael
Gaffer: Andrew Ricoy

ASS. Elétrica: Alisson
ASS. Elétrica: Veio
Fotógrafo Still: Breno Galtier

Backstage e Media Content: Lázaro Deusdedith
Beleza
Beleza: Noeli Francis

Pós-produção
Montador: Eduardo Meneghelli, Vito Soares

Assistente de Montagem: Vicente Machado

Coordenador de Pós e Finalizador: Eduardo Meneghelli
Color Grading: Ronaldo Cordeiro

Clean Up: Bernardo Brito
Post House: White Widow

Ficha Técnica Música

Produção: Paul Ralphes e Lagum

Composição: Fred Zero Quatro

Intérprete: Lagum

Voz: Pedro Calais

Guitarra: Jorge, Zani e Pedro Calais

Bass: Chicão

Violão: Zani

Órgão: Zani

Piano: Zani

Bateria eletrônica: Pedro Calais, Paul Ralphes

Sampler: Jorge, Pedro Calais e Paul Ralphes

Back vocal: Zani

Protools: Victor Amaral

Arranjadores: Paul Ralphes e Lagum

Gravação: Paul Ralphes e Lagum

Edição: Alex Reis

Mixagem: João Milliet

Masterização: Carlos Freitas

Masterização Dolby Atmos: Carlos Freitas

Design:

Direção Criativa Capa: Pedro Calais, Vito Soares, PURITANA.CO

Projeto Gráfico: PURITANA.CO

Dir. Gráfica: Gabe Lima e Gustavo Vieira

Designer de desdobramentos: Maclá

Agradecimento a toda equipe da Escola Guignard, especialmente Suzana, Claudio, Peter e Diretora Claudia Tamm Renault

 

Equipe Lagum
Diretor de Operações: Bernardo Barcelos

Tour Manager: Carol de Amar

Comunicação e Marketing: Clara Diniz

Marketing e mídias sociais: Breno Galtier

Produção Executiva: Catarina Capelossi

Editora Ilha: Pedro Costa

Jurídico: Bruno Fernandes

Financeiro: Thaís Valadares

Merchandise: Pedro Costa

Distribuição: The Orchard

 

Consultoria de Marketing: Moving Comunicação

Assessoria: Lupa Comunicação

Gestão de tráfego: Felipe F. Azevedo

 

Pedro Calais, Chicão, Jorge e Zani

 


Sair da versão mobile