|
|
Formulário está aberto para propostas de gravações
|
São Paulo, 17 de fevereiro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, avisa sobre a abertura do LabRádio, estúdio de rádio do Centro Cultural São Paulo, para uso de gravação de falas, entrevistas, instrumentos, voz, efeitos sonoros e podcasts. A utilização da sala é gratuita, mediante agendamento e preenchimento do formulário online. O calendário do estúdio está disponível a partir do dia 19 de fevereiro até o dia 27 de novembro, de quartas-feiras das 14h às 16h e quintas-feiras das 10h às 12h.
A proposta do LabRádio estimula a criação, produção e desenvolvimento de conteúdos radiofônicos, com equipamentos profissionais e estrutura de fácil acesso aos munícipes. Aos interessados que tem um projeto autoral que envolva gravação de áudio, o LabRádio, além de disponibilizar equipamento profissional, o estúdio conta com a ajuda de técnicos de som que vão auxiliar os usuários que reservaram o espaço. São disponibilizados para uso dois microfones condensadores, dois microfones dinâmicos e os técnicos manuseiam a mesa de som e o computador.
As únicas atenções ao estúdio da rádio são para instrumentos grandes, como bateria, que não é permitido a entrada devido ao espaço, e a lotação no geral, com o limite de até 6 pessoas. Caso haja necessidade de participação de mais de 6 pessoas, é necessário informar nas observações do formulário. Além disso, o estúdio não acolhe demandas de projetos comerciais, como, por exemplo, gravações publicitárias para empresas ou propagandas de qualquer natureza.
Mais opções de Estúdios Profissionais
Inaugurado no dia 27 de setembro de 2022, o Estúdio Nego Dito, no Centro Cultural Penha, é uma outra opção de estúdio profissional para impulsionar a Economia Criativa da cidade. O Nego Dito é uma expansão do antigo Estúdio Itamar Assumpção, que disponibiliza o local apenas para ensaios de bandas e artistas – trazendo agora um ambiente equipado e montado com uma equipe técnica para auxiliar novos artistas em seus trabalhos. O espaço recebe o nome de Estúdio Nego Dito em homenagem a uma das músicas do cantor, compositor e instrumentista Itamar Assumpção, que residia no bairro da Penha por grande parte de sua vida.
A fim de promover ações impactantes e assertivas de incentivo à cultura e potencializar a economia criativa junto à criatividade e à produção artística da periferia, os serviços do Estúdio Nego Dito são gratuitos, tanto para o uso dos equipamentos profissionais para ensaios e gravações de bandas e artistas, quanto na disponibilização do produto radiofônico para execução nas plataformas digitais. Com tais ferramentas, é possível criar e expandir as oportunidades para novos músicos apresentarem e aperfeiçoarem seu trabalho.
Serviço:
Atração: LabRádio
Quando: De 19/2 a 27/11 nas quartas-feiras das 14h às 16h e quintas-feiras das 10h às 12h
Onde: Estúdio de Rádio do Centro Cultural São Paulo | Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade
Ingresso: Grátis, mediante agendamento | Formulário de inscrição disponível aqui
Classificação: Livre
Sinopse: Lab Rádio é um projeto que abre as portas do estúdio de rádio do Centro Cultural São Paulo ao público interessado em realizar experiências autorais de criação sonora, mediante agendamento.
Coordenação: Marta Fonterrada
Técnicos: Alessandro Santos e José Amador
Estagiária: Carolina Bek
Sobre a Secretária de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.