Marca paraibana destaca a integração de cultura, sustentabilidade e inovação no desenvolvimento local
A Kassuá, marca paraibana de e-commerce de produtos referência da gastronomia e do artesanato local, foi apresentada como exemplo prático de Economia Criativa para os representantes da Rede Brasileira de Cidades Criativas da UNESCO, durante a 7ª edição do evento, realizado em Recife. A ocasião reuniu vários projetos que apresentaram seus produtos, serviços e boas práticas que buscam impulsionar a economia criativa no Brasil. Para Renata Almeida, fundadora da Kassuá, esse tipo de participação traz visibilidade e credibilidade. “Ele nos coloca dentro de um ecossistema de inovação, de pessoas que pensam a economia criativa de uma forma a trazer riqueza cultural, econômica e inclusiva também”, destaca.
A Kassuá foi um dos projetos selecionados pela rede de cidades criativas da Unesco, no Brasil. “Campina Grande, onde é a nossa sede, é uma das cidades que faz parte dessa rede. Nosso projeto foi selecionado como um exemplo de economia criativa, que além de aplicar os conceitos e estar fundamentada em todos os pilares da economia criativa, também aplica de forma prática os ODS da ONU. Tivemos todos os requisitos preenchidos e fomos selecionados para a rodada de negócios”, comenta.
Cidades Criativas – O evento, realizado no Teatro Santo Isabel, no Recife, foi uma oportunidade única de intercâmbio entre cidades criativas. Renata apresentou três caixinhas de Kassuá, cada uma representando uma cidade criativa: Campina Grande, João Pessoa e Recife. O objetivo era demonstrar como é possível reunir, em um único produto, elementos de diferentes manifestações culturais e sociais de cada cidade. “É possível reunir gastronomia, artesanato, literatura e música, por exemplo. Podemos colocar um QR code com informações turísticas, como uma rota turística da cidade ou um destino que ela busque divulgar. Também temos a parte de mídia, com um QR Code que direcione para uma playlist de músicas de artistas daquela cidade. Enfim, além do presente, podemos utilizar a tecnologia a favor da divulgação de informações que a cidade queira promover naquele momento”, explica
Renata também mencionou que além de integrar as diferentes formas de cultura por meio de produtos locais, as caixinhas Kassuá também contemplam sustentabilidade e responsabilidade social.A empresária enfatizou o impacto da apresentação para as cidades criativas. “Nesse cenário eles já visualizaram um produto para a cidade da rede. É possível que cada cidade tenha o seu Kassuá, explorando as riquezas de cada lugar”, acrescenta.
O evento foi uma vitrine para iniciativas que conectam inovação e boas práticas socioambientais no ecossistema da economia criativa A Kassuá, com sua proposta, demonstrou como as cidades podem se destacar globalmente, preservando e promovendo suas identidades culturais, o que gera riqueza para suas comunidades.Para conhecer o portfólio de produtos, acesse o site oficial https://www.kassua.com.br/. No instagram, o perfil é @kassuabr. Mais informações no (83) 99880-4847. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 9h às 18h, e aos sábado, das 8h às 12h.