Ícone do site Dica de Teatro

K-pop, Bienal do Samba e Festival de Circo são destaques da semana em SP

Na programação, entre os dias 9 e 15 de novembro, há, ainda, abertura de exposição no Museu Casa Mário de Andrade e Mostra de Artes Cênicas em Tatuí

Do rock clássico à luz de velas ao k-pop sul-coreano, passando pelo samba e pela música erudita. Não importa o estilo favorito: opções para todos os gostos é o que não falta entre os destaques da programação nos equipamentos da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A agenda dos dias 9 a 15 de novembro também inclui opções circenses, peças de teatro e até uma exposição carnavalesca.

Na capital paulista, o Teatro Sérgio Cardoso recebe a 1ª Bienal do Samba e o Mundo do Circo SP será palco da 17ª edição do Festival de Circo SP, ambos com início neste sábado. Já o Museu Casa Mário de Andrade inaugura a exposição “Eu mesmo, Carnaval”, com direito a samba da Mocidade Alegre na abertura, no dia 9. E o Edifício Oswald de Andrade, sede do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, conta com uma programação artística diversificada ao longo de todo o mês.

Além da capital, as cidades de Santos e Iguape, no litoral, e Diadema, São Bernardo do Campo e Osasco, na região metropolitana, recebem diversas atrações relacionadas ao K-pop, no dia 9, nas Fábricas de Cultura. Neste dia, todas as unidades do programa celebram a cultura coreana com programação simultânea.

No interior, o Conservatório de Tatuí apresenta a Mostra de Artes Cênicas 2024, com 12 espetáculos feitos pelos alunos, a partir do dia 11. Em Campos do Jordão, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro apresentam a I Mostra Cultural Claudio Santoro, com atrações que vão até o dia 17. E, no Teatro Estadual de Araras, acontece um show de rock diferente, com instrumentos clássicos e à luz de velas, no dia 10.

Confira abaixo a seleção de destaques:

Teatro Sérgio Cardoso recebe 1ª Bienal do Samba

Como parte da programação da 1ª Bienal do Samba, o Teatro Sérgio Cardoso recebe duas atrações no final de semana. No sábado, Thobias da Vai-Vai e Eduardo Gudin apresentam o show “Paulistano”, com repertório de compositores paulistas. Já no domingo, acontece a apresentação dos 12 selecionados da 1ª Mostra de Canções Inéditas das Comunidades de Samba de São Paulo.

17º Festival de Circo SP apresenta mais de 40 atrações

O Mundo do Circo SP recebe, a partir do dia 9, o evento circense mais tradicional de todo o estado: o Festival de Circo SP. Em sua 17ª edição, a iniciativa conta com mais de 40 atrações, com artistas de 17 municípios paulistas, representando a diversidade da cultura circense no estado. Além de espetáculos e intervenções, o Festival também traz uma exposição sobre o imaginário do circo. Entre os dias 11 e 14, as atividades não estão abertas ao público geral, sendo exclusivas para grupos assistenciais e escolas.

Fábricas de Cultura têm dia dedicado ao K-pop

Todas as Fábricas de Cultura da capital, da região metropolitana e do litoral, recebem, simultaneamente, atrações que celebram o K-pop, o gênero musical sul-coreano que conquistou o mundo com o seu estilo e coreografias únicos e bandas como BTS e Blackpink. A programação inclui apresentações musicais, aulas abertas e batalhas de dança, além de oficinas de maquiagem, gastronomia, exposições e bate-papos.

Bateria da Mocidade Alegre abre exposição sobre Carnaval

A Casa Mário de Andrade inaugura a exposição “Eu mesmo, Carnaval”, que retrata a relação de Mário de Andrade com o Carnaval. Um dos fios condutores da mostra é o desfile de 2024 do G.R.C.E.S. Mocidade Alegre, que se inspirou nas viagens folclóricas do escritor modernista. A abertura, no sábado, terá apresentação da bateria Ritmo Puro, da Mocidade Alegre, na rua em frente à Casa Mário de Andrade.

Arte, cinema e festival no Edifício Oswald de Andrade

O Edifício Oswald de Andrade, sede do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, na capital, será palco de uma ampla programação gratuita em novembro. A programação inclui teatro, exposições, festivais e a Feira do Bom Retiro, uma experiência multicultural em parceria com a comunidade coreana, reunindo artesanato, gastronomia e cultura local.

Rock à luz de velas em Araras

Neste domingo, o Teatro Estadual de Araras recebe, em única apresentação, o concerto “Starlight: Clássicos do Rock”. O público poderá fruir de músicas icônicas do rock em novos arranjos e instrumentos, incluindo um duelo entre violoncelo e violino. Além disso, o ambiente é intimista, à luz de velas.

I Mostra Cultural Claudio Santoro em Campos do Jordão

Nascido em 23 de novembro, um dia depois do Dia da Música, o maestro Claudio Santoro é homenageado com a I Mostra Cultural Claudio Santoro. A partir do dia 12, com a inauguração de um painel artístico que conta a história do maestro, o auditório que leva o seu nome e o Museu Felícia Leirner recebem diversas programações, como um concerto gratuito da Orquestra Filarmônica do Vale (OFV), no dia 16, e visita educativa aos bastidores do Auditório, nos dias 14 e 17.

Conservatório de Tatuí apresenta Mostra de Artes Cênicas

Trazendo 12 peças teatrais para adultos e crianças, o Conservatório de Tatuí apresenta a Mostra de Artes Cênicas 2024, em diversos espaços da cidade. Entre 11 e 14 de novembro, o público pode conferir peças como “Estudo do Show Opinião”, no Teatro Procópio Ferreira, que aborda os 60 anos do espetáculo musical dirigido por Augusto Boal, e a apresentação de “HipShakespeareHop”, mescla de hip hop com textos de Shakespeare, na ETEC Sales Gomes.

Exposição dos 100 anos do Palácio das Indústrias

O Palácio das Indústrias, sede do Museu Catavento, completa 100 anos em 2024. Celebrando o centenário do prédio tão simbólico para a história da cidade, que chegou a ser sede da Prefeitura, o Museu apresenta a exposição “100 Anos – Palácio das Indústrias”, interligando a história do edifício com a da cidade.

Batatais recebe apresentação do Projeto Guri

O Projeto Guri leva a Batatais a Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca. A apresentação, feita por crianças e adolescentes de até 18 anos, traz instrumentos como violão, cavaquinho e bandolim e um repertório composto por obras de Ângela Ro Ro (“Eu Não”), Attílio Bernardini (“Cacique”), Clarice Assad (“Arcos da Lapa”) e Dilermando Reis (“Se ela perguntar”). A regência é de Adriana Martelli.


Sair da versão mobile