Ícone do site Dica de Teatro

Jantar experiência une ópera a menu gastronômico em SP

Jantar lírico serve menu de acordo com os acordes da ópera
Na próxima quarta-feira 25, o restaurante A Chacrinha oferece um jantar experiência, unindo ópera à gastronomia de maneira inédita

 

A cantora lírica Gisela Strass e a psicóloga junguiana Luciana Vanzo. Foto: Divulgação

 

A capital paulista receberá uma experiência única de jantar para aqueles que desejam aguçar seus sentidos enquanto saboreiam pratos cuidadosamente oferecidos de acordo com os acordes de uma apresentação lírica ao vivo. Trata-se do evento Caminho das Estações: Uma Viagem Sensorial pelo Ciclo da Vida, que acontece no dia 25 de setembro (quarta-feira), às 19h, no restaurante A Chacrinha, localizado na Vila Leopoldina.
Para Gisela Strass, cantora lírica formada pela Academia de Ópera em Henfenfeld, na Alemanha, esta experiência vai muito além de uma refeição ao som de música clássica. “Farei uma apresentação em cinco atos e, em cada um deles, serão servidos as bebidas e os itens do menu degustação que correspondem à sensação transmitida por aqueles acordes”, explica. O repertório da noite incluirá árias retiradas de óperas famosas – como a conhecida “Habanera”, da ópera Carmen de Bizet – até música sacra, criando uma atmosfera de imersão sensorial completa.
O jantar no restaurante A Chacrinha faz parte do projeto Humana Almas em Acordes, idealizado por Gisela Strass em parceria com sua amiga e sócia Luciana Vanzo. Psicóloga junguiana, Luciana enfatiza a importância da psicologia nessa experiência sensorial. Para ela, associar os prazeres da música com as etapas da degustação vai além dos sentidos e atinge o inconsciente. “A canção lírica, quando combinada com a arte e a gastronomia, cria uma ponte entre os sentidos e o emocional, ajudando as pessoas a ouvirem o que sua alma tem a dizer”, explica Luciana. “É uma oportunidade de olhar para dentro de si mesmo, enquanto se vive uma experiência estética profunda.”
Luciana acredita que, através dessa combinação de arte e psicologia, é possível tocar o íntimo das pessoas de forma suave e transformadora. As emoções evocadas pela música, unidas ao ritmo dos pratos, fazem com que o público se conecte tanto com os prazeres da vida quanto com as profundezas de seu inconsciente, criando uma experiência integrativa de autoconhecimento.
As sócias preferem manter a surpresa sobre o que será servido, mas adianta que o cardápio foi inspirado nas quatro estações do ano. “Na entrada, queremos despertar nas pessoas a criatividade da primavera. A seguir, o verão dará o tom da música e do primeiro prato para lembrar a alegria desta época. Depois, virá o outono, que amadurece nosso despertar para uma colheita, até chegarmos ao inverno, que nos acolhe para uma renovação espiritual”, comenta Gisela. O quinto ato, representando o éter, visa promover uma conexão profunda dos participantes com a doçura e a simplicidade da sua criança interior. Neste jantar de 5 tempos, as bebidas também foram criadas especialmente para harmonizar com os atos apresentados ao longo da noite.
Para a criação do menu degustação, foi escolhida a chef Cris Lefèvre, do Estúdio Culi, que preparará as refeições para até 60 participantes, com convites limitados. O ingresso individual custa R$ 360, e o ingresso para mesa de 4 pessoas custa R$ 1.280. O valor inclui a experiência com o menu degustação harmonizado com bebidas que acompanham cada prato, além da performance lírica ao vivo e atividades como meditações e práticas artísticas. “Tudo foi pensado para proporcionar uma vivência inesquecível”, acrescenta Adriano Carvalho, proprietário do restaurante A Chacrinha.
Amantes de música clássica, arte e gastronomia podem adquirir seus convites pelo Sympla, no link: www.sympla.com.br/almas-em-acordes–caminho-das-estacoes__2636364
Para mais informações, visite os perfis do evento no Instagram: a_chacrinha e almasemacordes.


Sair da versão mobile