ESTREIA: dia 10 de janeiro (6ªf), às 20h
ONDE: Teatro Fashion Mall / Shopping Fashion Mall
. Estrada da Gávea, 899/lj. 216 – São Conrado / RJ
HORÁRIOS: sextas e sábados às 20h, domingos às 19h / INGRESSOS: R$140 e R$70 (meia) VENDAS: www.sympla.com.br ou na bilheteria de 3ª a dom das 14 às 20h / CAPACIDADE: 436 espectadores / DURAÇÃO: 70 min / GÊNERO: comédia dramática / CLASSIFICAÇÃO: 12 anos / TEMPORADA: até 23 de fevereiro
FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1WjkJjXVSCqbc7RwBBZE2vulwYpzU8sg2?usp=share_link
VÍDEO: https://drive.google.com/file/d/1MeECWxzFfkoZuGJpBcmpgoo5f_PlZLQ8/view?usp=share_link
Depois de cinco anos desde sua estreia em São Paulo, e de uma primeira temporada carioca bem-sucedida e lotada até o final, Irene Ravache volta ao Rio em janeiro de 2025 com Alma Despejada, dando sequência à celebração pelos seus 80 anos.
Com direção de Elias Andreato, a peça foi escrita por Andréa Bassitt especialmente para Irene Ravache, que conta: “Fiquei fascinada com esse texto e sua poesia. É muito delicado e fala da memória de uma mulher na minha faixa etária. Mesmo sabendo que a personagem está morta, não é uma peça triste, pesada ou rancorosa e fala muito mais de vida do que de morte. Eu adoro esse tipo de possibilidade que o teatro oferece. E não tenho medo de misturar essas coisas, porque isso faz parte da vida. Nossa vida não é linear. Ela tem essas nuances”.
O diretor Elias Andreato completa: “A memória é assustadora quando ela nos falta e encantadora quando ela nos ajuda a contar nossas histórias. Na peça, lidamos com a memória, como a personagem, sem medo de enfrentar nossos demônios e nossos momentos sonhados”.
SINOPSE
A peça conta a história de Teresa (Irene Ravache) que, depois de morta, faz sua última visita à casa onde morava. Transitando entre passado e presente, rememora sua vida de professora de classe média, apaixonada por palavras. Revisita histórias e pessoas importantes como a melhor amiga, a funcionária que trabalhou em sua casa por 30 anos, os dois filhos e o marido, homem simples e trabalhador que se tornou um empresário bem-sucedido, ascendendo socialmente.
A MONTAGEM
O cenário de Fabio Namatame, que também assina os figurinos, preenche o palco com inúmeras caixas de papelão de variados tamanhos, remetendo às típicas caixas de mudança. Ao fundo, janelas de madeira suspensas e imagens de árvores como as de uma pequena floresta.
“Essa mulher é apresentada diante de sua própria vida, e, a partir dessa visualização, ela encontra o entendimento da sua existência. É como se precisássemos abandonar a matéria para sermos conscientes de nós mesmos. A psicanálise e o teatro estabelecem este mesmo jogo. Talvez, precisemos descobrir intensamente o nosso mundo, onde o sagrado possa nos confortar”, explica o diretor, Elias Andreato.
Andrea Bassitt, autora, fala sobre a criação da dramaturgia: “Conheço Irene já há algum tempo e sempre conversamos muito sobre a vida: o país, a política, a família e tantas outras coisas. Muitas vezes pensamos de um jeito parecido, e essa afinidade foi bastante inspiradora. A ideia era falar sobre isso tudo, sem medos nem críticas, mas com humor e delicadeza. Ao longo do processo, a história acabou tomando um rumo inesperado para mim, mas que não havia como evitar, uma vez que vivemos momentos de grande impacto na nossa história e o teatro sempre acaba refletindo essas situações”, conta a autora.
FICHA TÉCNICA
Texto: Andréa Bassitt
Direção: Elias Andreato
Interpretação: Irene Ravache
Cenário e Figurino: Fabio Namatame
Iluminação: Hiram Ravache
Música: Daniel Grajew e George Freire
Vídeo: Paulo Arizati
Fotos: João Caldas Filho
Técnico de luz: Marcio Lima
Técnico de som: Alexandre Ramalho
Técnico de palco e assistente de produção: Regilson Feliciano
Realização: Oasis Empreendimentos Artísticos
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany |