Ícone do site Dica de Teatro

Instrumental Sesc Brasil: Um Palco para a Diversidade Musical

Em novembro, o Sesc Consolação apresenta shows que celebram diferentes linguagens

e trajetórias: Liquidus Ambiento (05/11), Arthur Rezende (12/11),

Diego Estevam (19/11) e Tahyná Oliveira (26/11).

 

Diego Estevam – Foto: Osmar Moura

 

Em novembro de 2024, o Instrumental Sesc Brasil continua a oferecer ao público uma programação que une tradição e contemporaneidade. Realizados semanalmente(terças, às 19h) no Teatro Anchieta, na unidade Sesc Consolação, os shows reafirmam o projeto como uma plataforma importante para o desenvolvimento e a renovação da cena instrumental brasileira. A curadoria aposta em encontros de múltiplas vertentes musicais, transitando por influências que vão do jazz e choro à música eletrônica, do afrobeat ao hip-hop, consolidando um espaço onde passado e presente coexistem em propostas originais.

 

A abertura da programação de novembro acontece em 5 de novembro com Liquidus Ambiento, grupo que celebra duas décadas de carreira revisitando sua trajetória marcada por experimentações sonoras e cruzamentos entre dub, nu jazz e funk. Com sintetizadores analógicos e arranjos potentes de sopros, a apresentação traz uma atmosfera eletrônica e jazzística em constante transformação, contando ainda com a participação do trombonista Bocato (que realiza masterclass no dia seguinte ao show, no Centro de Música do Sesc Consolação). A sonoridade densa do Liquidus Ambiento propõe um diálogo entre tradição e inovação, evocando influências que remontam aos anos 70 e conectam-se com a música contemporânea.

 

Em 12 de novembro, o ISB recebe o baterista e compositor Arthur Rezende, que traz “Ara”, um show no qual a música mineira e o jazz contemporâneo se encontram. Rezende, um dos vencedores do Prêmio BDMG Instrumental 2024, apresenta-se em quinteto e conta com a participação da saxofonista Gaia Wilmer. Em suas composições, suaves melodias somam-se a uma moderna abordagem rítmica e harmônica, resultando em uma sonoridade original que carrega consigo a essência do legado do Clube da Esquina.

 

No dia 19 de novembro, é a vez do guitarrista Diego Estevam apresentar o show “Lúcido”, baseado em seu álbum de estreia lançado neste ano. A proposta musical de Estevam é conectada às suas origens na periferia, onde o hip-hop abriu caminho para sua entrada no universo do jazz. Com composições inéditas e arranjos contemporâneos, o guitarrista cria uma sonoridade urbana e experimental, refletindo as dinâmicas sociais e culturais do ABC Paulista. A apresentação, composta por um quinteto de músicos negros, reforça a relevância de novas vozes na cena instrumental brasileira.

 

Já em 26 de novembro, Tahyná Oliveira conduz o público por uma jornada que entrelaça o choro e a música de concerto. A flautista carioca homenageia ícones como Radamés Gnattali e Mário de Andrade em uma performance que reúne no palco um quarteto de cordas e um regional de choro. Com uma trajetória marcada pela constante interação entre o popular e o erudito, Tahyná celebra o legado de seus mestres, explorando novos caminhos sonoros.

 

O Instrumental Sesc Brasil reafirma seu compromisso com a diversidade e o fomento à produção musical no país, reunindo artistas que transitam por diferentes estéticas e linguagens. O projeto oferece ao público uma experiência abrangente da música instrumental contemporânea, consolidando-se como um espaço de referência na cena cultural brasileira.

5/11. Terça, 19h.

Liquidus Ambiento

Liquidus Ambiento – Foto: Francisco Mitre

 

O show comemora os 20 anos do grupo Liquidus Ambiento e traz ao palco a turnê Intergalactic Infinity Orquestra, com uma formação de treze músicos e participação especial do trombonista Bocato.

No Instrumental Sesc Brasil, o grupo se apresenta com Pe-Beat (bateria e spd-s), Master San (contrabaixo, synth bass e mpc live), Thales Lion Farmer (guitarra), Finnu Ras (sintetizador e piano elétrico), DJ Nato PK (pick-ups e mpc), Eramir Neto (sax barítono), Marcelo Monteiro (sax tenor e flauta transversal), Liviona M.C (sax alto), Ana Elisa Colomar (sax soprano), Gabriele (trombone), Daniel Correia (trombone), Edu Fya (trompete) e Nicolly (trompete), além do convidado Bocato no trombone.

A apresentação revisita os lançamentos dos últimos 20 anos, explorando sonoridades de sopros e sintetizadores analógicos dos anos 60 e 70 e os estilos Afro-Funk, Nu Jazz, Dub, Hip-hop e música contemporânea brasileira dos anos 90 aos 2000. O repertório inclui singles, compilações e álbuns do grupo com participações especiais que influenciaram a cena da música instrumental brasileira atual.

A base do Liquidus Ambiento está em suas ambientações sonoras, construídas com riffs de guitarra, arranjos de saxofone barítono, trompete e trombone, melodias de sitar e flauta e linhas graves de baixo, somadas à bateria acústica e vibrafone com referências jazzísticas. A música instrumental e eletrônica do grupo é influenciada por Dub, Nu Jazz, Trip Hop, DownTempo, Afrobeat e Funk.

 

12/11. Terça, 19h.

Arthur Rezende

Arthur Rezende – Foto: Amanda Canhestro

 

O baterista e compositor mineiro Arthur Rezende apresenta-se em quinteto com o show “Ara”; no repertório, trabalhos de sua autoria que traduzem a rica influência da música mineira e do jazz contemporâneo. A saxofonista, compositora e arranjadora Gaia Wilmer tem participação especial.

Arthur Rezende é baterista de ícones da música mineira, como Beto Guedes e Flávio Venturini. Ainda no início de sua carreira, em 2003, foi um dos vencedores do Jovem Instrumentista BDMG e isso lhe rendeu participações em projetos culturais realizados pelo BDMG nos anos 2004, 2005 e 2006. Em 2024, foi vencedor do 23º Prêmio BDMG Instrumental.

Em suas composições, suaves melodias somam-se a uma moderna abordagem rítmica e harmônica, resultando em uma sonoridade original que carrega consigo a essência do precioso legado do Clube da Esquina.

Arthur é acompanhado por Alexandre Andrés (flauta), Camila Rocha (baixo), Davi Fonseca (piano) e Luiz Camporez (guitarra).

 

19/11. Terça, 19h.

Diego Estevam

Diego Estevam – Foto: Osmar Moura

 

O guitarrista apresenta o show Lúcido, focado em seu álbum autoral lançado em 2024, de nome homônimo.

O músico demonstra em seu álbum de lançamento uma voz singular na guitarra, traçando linhas com suas origens periféricas através de arranjos e composições inéditas que expressam sua forma de pensar a música instrumental com base no hip hop, de onde veio o seu acesso ao jazz, retratando seus anos de vivência nas ruas, morros, vielas e becos do Zaira, Mauá.

No show, Diego Estevam (guitarra, composição e arranjos) é acompanhado por Atila Silva (trompete e flugelhorn), Obi Orin (contrabaixo acústico), Wopper Black (bateria) e Wendell Lima (piano). A formação é essencialmente de músicos negros, que despontam com beleza e criatividade na cena instrumental com referências ao urban jazz, com texturas e atmosfera contemporâneas.

26/11. Terça, 19h.

Tahyná Oliveira

 

O espetáculo propõe um passeio pela vida musical de Tahyná. Natural do Rio de Janeiro, a flautista tem sua trajetória marcada pelo choro e a música de concerto, dentre outras vivências.
Com homenagens a Wanessa Dourado, Mário de Andrade, Radamés Gnatalli, Léa Freire e Laércio de Freitas, a flautista se apresenta com um quarteto de cordas, além de um regional de choro.

 

Foto: Divulgação

 

 

Serviço:

Instrumental Sesc Brasil

Local: Teatro Anchieta – Sesc Consolação (280 lugares).

Gratuito – Ingressos disponíveis no dia de cada apresentação – no portal, a partir das 12h, ou nas bilheterias das unidades do Sesc SP, a partir das 14h.

Transmissão online ao vivo no canal do YouTube do ISB

Duração: 90 minutos. Classificação: Livre.

Transmissão ao vivo e interação com o público

Para aqueles que preferirem, as apresentações são transmitidas ao vivo no canal do YouTube do Instrumental Sesc Brasil. Além disso, os internautas têm a possiblidade de fazer perguntas aos artistas, que são respondidas com a mediação da jornalista Patrícia Palumbo durante o show.

Inscreva-se também no canal do Sesc SP e fique por dentro de toda a programação que acontece nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Basta ter uma conta gratuita no Google.

 

Instrumental no SescTV

Aos domingos, às 21h30, no canal do SescTV, são transmitidos os shows do ISB que aconteceram nos últimos anos. Nessas transmissões, o público tem a oportunidade de acompanhar diversos artistas que fizeram parte do projeto.

 

Assista aos shows gravados do Instrumental Sesc Brasil e ao programa Passagem de Som, todo domingo, às 21h30 no SescTV. A programação também está disponível em operadoras de TV por assinatura e via satélite, em todo o Brasil.

 

Para sintonizar o SescTV:

Assista em sesctv.org.br, via satélite ou consulte sua operadora de TV paga. Nas redes sociais: @sesctv

 

Teatro Anchieta

Localizado no Sesc Consolação, primeira unidade construída do Sesc São Paulo, foi projetado pelo arquiteto Aldo Calvo e pelo paisagista Roberto Burle Marx, que também assina a cortina. É conhecido por memoráveis apresentações teatrais, de dança e da música, como o concerto de Guiomar Novaes (1894-1979) – uma das maiores pianistas brasileiras da história – em 1967, em sua inauguração. O Teatro possui 280 lugares, inclusive assentos para pessoas com necessidades especiais, e abriga uma programação diversificada de música, teatro, dança e conferências. Em seu foyer há uma cafeteria e banheiros acessíveis.

 

Sesc Consolação

Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo

Informações: (11) 3234-3000. Acessibilidade: Sim.

Na rede: /sescconsolacao – Site do Sesc Consolação

Transmissão ao vivo em: YouTube/instrumentalsescbrasil

Horário de Funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, 10h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.

 


Sair da versão mobile