Ícone do site Dica de Teatro

Instalação cênica “Línguas Como que de Fogo” será apresentada na Multigaleria Dragão do Mar

“Pôr uma porta na boca das mulheres foi um projeto importante da cultura patriarcal, da Antiguidade aos dias de hoje. Sua tática principal é uma associação do som feminino à monstruosidade, à desordem e à morte” disse a poeta Anne Carson. É partindo desta premissa que Línguas Como que de Fogo, instalação cênica construída pelas atrizes e escritoras Nádia Camuça, Carla Correia, Kaye Djamiliá e Lubi, com direção de Loreta Dialla, emerge e se estabelece enquanto atmosfera e aparição. Com dramaturgia autoral, a obra é permeada por textos escritos pelas quatro artistas, que também performam ao vivo durante a exibição. O trabalho, que cria um ambiente visual e sonoro, se debruça sobre a figura mítica da bruxa e o que está por trás dela: mulheres, magas, feiticeiras, curandeiras, poetas e suas vozes silenciadas por séculos de misoginia, tendo como disparador inicial o livro Calibã e a Bruxa, da filósofa Silvia Federici. A instalação  Línguas Como que de Fogo será apresentada nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, sempre às 19h, na Multigaleria Dragão do Mar, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.  O acesso é gratuito.

 

Durante o processo de montagem, as artistas experimentaram registros de voz e ambiência em suportes diversos, ampliando a investigação da palavra e do som enquanto condutor dramatúrgico, sob investigação sonora da multi-instrumentista Clau Aniz, que assina as sonoridades presentes na obra. Além disso, há a relação com as materialidades naturais presentes nas obras visuais, algumas fruto de coletas de resíduos orgânicos, feitas pelas artistas. Lara Lima, artista e arquiteta, assina o projeto expográfico do trabalho.

 

Neste trabalho, sonoridades e elementos visuais constroem uma fábula viva e imersiva, entre palavras, magia, natureza e horror. A obra estabelece um percurso em que memória e ficção se entrelaçam para reinventar a língua abolida, sufocada, de tantas mulheres ao longo dos tempos.

 

Serviço

Línguas Como que de Fogo

Local: Multigaleria Dragão do Mar

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema

Dia: 21, 22 e 23 de fevereiro

Horário: 19h

Duração 2h
Classificação: 12 anos
Acesso: Gratuito

Informações: (85) 99205-3449

 


Sair da versão mobile