
“Pôr uma porta na boca das mulheres foi um projeto importante da cultura patriarcal, da Antiguidade aos dias de hoje. Sua tática principal é uma associação do som feminino à monstruosidade, à desordem e à morte” disse a poeta Anne Carson. É partindo desta premissa que Línguas Como que de Fogo, instalação cênica construída pelas atrizes e escritoras Nádia Camuça, Carla Correia, Kaye Djamiliá e Lubi, com direção de Loreta Dialla, emerge e se estabelece enquanto atmosfera e aparição. Com dramaturgia autoral, a obra é permeada por textos escritos pelas quatro artistas, que também performam ao vivo durante a exibição. O trabalho, que cria um ambiente visual e sonoro, se debruça sobre a figura mítica da bruxa e o que está por trás dela: mulheres, magas, feiticeiras, curandeiras, poetas e suas vozes silenciadas por séculos de misoginia, tendo como disparador inicial o livro Calibã e a Bruxa, da filósofa Silvia Federici. A instalação Línguas Como que de Fogo será apresentada nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, sempre às 19h, na Multigaleria Dragão do Mar, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O acesso é gratuito.
Durante o processo de montagem, as artistas experimentaram registros de voz e ambiência em suportes diversos, ampliando a investigação da palavra e do som enquanto condutor dramatúrgico, sob investigação sonora da multi-instrumentista Clau Aniz, que assina as sonoridades presentes na obra. Além disso, há a relação com as materialidades naturais presentes nas obras visuais, algumas fruto de coletas de resíduos orgânicos, feitas pelas artistas. Lara Lima, artista e arquiteta, assina o projeto expográfico do trabalho.
Neste trabalho, sonoridades e elementos visuais constroem uma fábula viva e imersiva, entre palavras, magia, natureza e horror. A obra estabelece um percurso em que memória e ficção se entrelaçam para reinventar a língua abolida, sufocada, de tantas mulheres ao longo dos tempos.
Serviço
Línguas Como que de Fogo
Local: Multigaleria Dragão do Mar
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema
Dia: 21, 22 e 23 de fevereiro
Horário: 19h
Duração 2h
Classificação: 12 anos
Acesso: Gratuito
Informações: (85) 99205-3449