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Halloween se populariza no Brasil e aquece a economia

Demanda reprimida será o principal fator para a popularização da data no Brasil, com aumento da aderência em eventos e celebrações

Muito se engana quem pensa que o Halloween, festa celebrada internacionalmente no dia 31 de outubro, não é uma data importante no Brasil. Nos últimos anos, a efeméride é cada vez mais lembrada no país, que adapta à sua realidade a tradicional noite de doces e travessuras. Comemorações macabras não faltam, e o mercado de fantasias, guloseimas, decoração e bebidas se aquece. Além disso, muitas marcas apostam no terror, criando ações, promoções e utilizando a identidade visual da data em suas comunicações.

Segundo o consultor de varejo e especialista em tendências de consumo Marco Quintarelli, em 2021 o sucesso do Halloween se dará muito por conta de uma demanda reprimida da população. “Devido à pandemia, o brasileiro se viu sem o Carnaval, o São João e todas as outras festas que tanto ama e fazem parte de nossa rica cultura. Por isso, agora que a campanha de vacinação está em fase avançada e mais de 50% das pessoas já foi imunizada contra o vírus, a busca por eventos irá crescer exponencialmente, e a primeira grande celebração no calendário é o Dia das Bruxas” explica ele.

“Tanto os ingressos para festas maiores, quanto os itens para a realização de suas próprias comemorações em casa terão o consumo aumentado neste período. Por isso, o comércio deve se preparar para atender aos clientes que buscam, principalmente, pelas seguintes categorias: decoração, fantasias, doces e guloseimas, alimentos, bebidas alcóolicas, papelaria, presentes, maquiagens e efeitos especiais” afirma Quintarelli.

O consultor aposta em pontos de venda decorados e muitas marcas surfando na onda do Halloween em suas publicidades, tendo em vista a rentabilidade da data este ano. “O público está buscando por experiências após tanto tempo recluso. A curiosidade, frio na barriga e medo que o Halloween trás consigo é uma dinâmica interessante para o varejo nacional, e nós veremos a data se popularizando cada vez mais daqui pra frente” conclui o especialista.

Sobre Marco Quintarelli:

Executivo com 37 anos de experiência nas áreas de Marketing, Marcas Próprias, Comercial e Operações de Supermercados, atuou como diretor da área comercial dos Grupos Sendas e Pão de Açúcar no estado do Rio de Janeiro. Com 25 anos de especialização em desenvolvimento de Marcas Próprias e exclusivas no varejo do RJ e SP.

É sócio-fundador diretor da ABMAPRO (Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização), Professor convidado da FGV – RJ para cursos de Pós Graduação em Varejo, possui a formação acadêmica de bacharel em administração de empresas pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas da Cidade do Rio de Janeiro (Cândido Mendes). Com MBA em Varejo pelo Coppead-UFRJ com extensão USD (University of San Diego), pós-graduado em marketing pelo IAG-MASTER PUC-RJ.

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