Ícone do site Dica de Teatro

Grupo Clariô de Teatro realiza retrospectiva em ocupação no Sesc Campo Limpo

O Grupo Clariô de Teatro, um importante coletivo que pesquisa e promove as artes negras em São Paulo, realiza a “Ocupação Clariô” no Sesc Campo Limpo, de 1 de novembro a 15 de dezembro de 2024. Com entrada gratuita, o evento contará com uma programação rica que inclui apresentações de todos os espetáculos da companhia, saraus e bate-papos.

A Ocupação representa não apenas uma celebração da trajetória do grupo, mas também um momento desafiador, uma vez que o coletivo enfrenta o risco de perder sua sede, o Espaço Clariô, que ocupa há 19 anos. Este espaço tem sido fundamental para a cultura e a formação de artistas na região.

“Mais do que ações formativas, essa iniciativa é uma homenagem ao trabalho do Grupo Clariô e sua relevância no teatro negro e periférico brasileiro”, afirma um representante do Sesc.

Uma retrospectiva que começa desde o espetáculo mais recente, o premiado “Boi Mansinho e A Santa Cruz do Deserto” que rendeu o Prêmio APCA de Dramaturgia e o Prêmio Shell/2023 de melhor Direção Musical ao grupo; passando pela épica montagem de “Severina – Da Morte à Vida” (2015) – primeiro texto assinado pelo coletivo e segue com o espetáculo “Urubu Come Carniça e Vôa!” do saudoso poeta Miró da Muribeca (2011), que rendeu ao grupo o Prêmio CPT de Melhor Elenco/2011 e finaliza com o clássico espetáculo “Hospital da Gente” de Marcelino Freire/2008 que, além de receber inúmeros prêmios e indicações, marca o lançamento do Grupo Clariô à cena do teatro nacional, firmando o início de uma história de resistência e contribuição ao teatro negro, periferico e brasileiro.

Além dos espetáculos, a ocupação é marcada por encontros como o

–        “SARALVE CLARIÔ” – o Sarau de abertura da ocupação que contou com a presença de muitos convidados que homenagearam nao só o Clariô, mas o saudoso poeta “Miró da Muribeca”

–        “ESTÉTICAS DA ORALIDADE – CONFLUÊNCIAS DO TEATRO POPULAR E TEATRO PERIFÉRICO” com o  Mestre Cleydson Catarina e mestranda Naloana Lima.

 

–        “ESPAÇO CLARIÔ – TEIMOSIA E RESISTÊNCIA”

Com Grupo Clariô de Teatro

 

–        “DRAMATURGIAS DA VINGANÇA”

Naruna Costa e Marcelino Freire

 

A Ocupação que está acontecendo desde o dia 01 de novembro, tem lotado a sala de espetáculos, fazendo com que o público se organize para chegar com bastante antecedência e não perder seu lugar na platéia.

Toda a programação é gratuita.

 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – OCUPAÇÃO #SALVECLARIÔ

SARALVE CLARIÔ – MIRÓ PRETO, POBRE, POETA E PERIFÉRICO
Dia 01/11. Sexta, às 19h30. Tenda Praça
 
BOI MANSINHO E A SANTA CRUZ DO DESERTO
Dias 02 e 03/11. Sábado e Domingo, às 18h. Tenda Cênica
 
ESTÉTICAS DA ORALIDADE – CONFLUÊNCIAS DO TEATRO POPULAR E TEATRO PERIFÉRICO
Dia 07/11. Quinta, às 19h30. Tenda Praça
 
SEVERINA DA MORTE À VIDA
Dias 09 e 10/11. Sábado e Domingo, às 18h. Tenda Cênica
 
ESPAÇO CLARIÔ – TEIMOSIA E RESISTÊNCIA
Dia 14/11. Quinta, às 19h30. Tenda Praça
Com Naruna Costa, Martinha Soares, Naloana Lima, Alexandre Souza, Washington Gabriel e Rager Luan.
 
URUBU COME CARNIÇA E VOA! –  DE MIRÓ DA MURIBECA
Dias 16 e 17/11. Sábado e Domingo, às 18h. Tenda Cênica
 
DRAMATURGIAS DA VINGANÇA
Dia 15/12. Domingo, às 15h. Tenda Praça
Com Naruna Costa e Marcelino Freire
 
HOSPITAL DA GENTE – DE MARCELINO FREIRE
Dias 14 e 15/12. Sábado e Domingo, às 18h. Tenda Cênica

 

 

 

SALVE CLARIÔ! – ENTENDA A CAMPANHA

 

O ESPAÇO CLARIÔ, sede do aclamado GRUPO CLARIÔ DE TEATRO e local que, há quase duas décadas vem transformando a realidade da periferia da Zona Sul de SP e Taboão da Serra, com arte, reflexão social e ações solidárias, corre o risco de ser desativado em breve.

 

A especulação imobiliária, em função do metrô Vila Sônia (Zona Oeste/SP), se instalou e o grupo recebeu a inesperada notícia de que deve entregar a casa na Rua Santa Luzia, caso não ocorra a compra do terreno.

 

Teatro NA periferia, PARA a periferia e COM a periferia!

O espaço Clariô foi fundado em 2005 e, desde então tornou-se não apenas uma referência cultural Estado de São Paulo, como também uma referência econômica e uma porta aberta para oportunidades no universo das artes para a comunidade local. Um espaço fundamental para o desenvolvimento intelectual e artístico da região de Taboão e arredores, como Campo Limpo, Capão Redondo, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, entre outros, com diversos projetos colaborativos que incluem residências artísticas, festivais e mostras de teatro e cinema,  temporadas, projetos de formação, treinamento e ocupações, sempre de forma gratuita ou acessível.

 

O GRUPO CLARIÔ DE TEATRO, que tem como uma das suas fundadoras a atriz e premiada diretora Naruna Costa (primeira diretora negra a ganhar o Prêmio APCA) é nacionalmente prestigiado, sendo considerado um dos grupos de maior prestígio no campo da criação estética. Com obras premiadas em diversas categorias e aclamadas em dezenas de artigos acadêmicos e documentários sobre a cena teatral contemporânea, o Grupo Clariô, bem como o grupo CLARIANAS (vertente musical da companhia) é um referencial em termos de pesquisa e produção artística com viés político-social, que tem como ponto de partida a representação da experiência do corpo negro e periférico nos territórios e na cena.

 

PRÊMIOS:

Espetáculo BOI MANSINHO E A SANTA CRUZ DO DESERTO

Prêmio Shell 2024 • Melhor Música

Prêmio Leda Maria Martins • Categoria Ancestralidade 2023

APCA 2023 • Melhor Dramaturgia

 

PRÊMIO GOVERNADOR DO ESTADO 2014

Espaço Clariô – categoria inclusão cultural, conferido pelo júri oficial.

 

Espetáculo URUBU COME CARNIÇA E VÔA – 2011

PRÊMIO CPT/2011

categoria melhor elenco – Juri oficial

 

Espetáculo “Hospital da Gente “

PRÊMIO CPT/2009

– Ganhador na Categoria GRUPO REVELAÇÃO I

– Ganhador na Categoria “OCUPAÇÃO DE ESPAÇO”

– Ganhador na Categoria MELHOR ESPETÁCULO DO INTERIOR E LITORAL DE SP

–  Indicado na Categoria “MELHOR ELENCO”

–  Indicado na Categoria “MELHOR DIREÇÃO”

– Considerado um dos 30 melhores espetáculos do Brasil – por Lenise Pinheiros no Site da UOL.

 

A ameaça de fechamento do Espaço Clariô interfere, não somente na trajetória de pesquisa e criação do grupo, mas desmonta todo um projeto de quase vinte anos de produção de pensamento e aporte artístico-cultural e social em uma região que tem o Espaço como um dos poucos pontos de referência para experiências artísticas e desenvolvimento intelectual, social e cultural.

 

Portanto, o Grupo Clariô de Teatro lançou no dia 7 de Junho, a campanha #SALVECLARIÔ, com o objetivo arrecadar fundos para comprar o Espaço Clariô de Teatro, que fica na rua Santa Luzia, 96 – Vila Santa Luzia, na divisa de Taboão com São Paulo e, com isso, garantir a permanência do Grupo, Espaço e inúmeros projetos artísticos, tão fundamentais para a região e para a cena cultural Brasileira.

 

 

Instagram do Grupo: https://www.instagram.com/grupoclariodeteatro

 

Entenda a campanha: https://bit.ly/salveclario

 

Assista o vídeo da campanha: https://bit.ly/videosalveclario


Sair da versão mobile