Ícone do site Dica de Teatro

“Formação Spcine Convida” tem programação divulgada para interessados na área audiovisual

 “Formação Spcine Convida” tem programação divulgada para interessados na área audiovisual

As masterclasses e workshop são gratuitas; a programação inicia nesta quarta-feira (05)
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, divulga a programação especial da Formação Spcine Convida, uma política da própria empresa de audiovisual que visa maior profissionalização da área, com aulas mestradas por profissionais e especialistas que contemplam saberes das dimensões técnicas, empreendedoras, críticas e artísticas. Entre seis masterclasses, realizadas de forma on-line no canal no YouTube da Spcine e via Zoom, e um workshop com duração de dois dias presencial, o público pode se inscrever e se programar para conteúdos bastante ricos e em sintonia com a economia criativa e o mercado audiovisual brasileiro.
A primeira atividade abre nesta quarta-feira (5), com a masterclass “A influência dos festivais e premiações internacionais no cinema brasileiro”, com o crítico, jornalista e cineasta Chico Fireman, pelo canal no YouTube da Spcine, às 19h. Nesta aula, sem limitação de público, aberta a todos e sem necessidade de inscrição prévia, os telespectadores vão compreender o impacto da presença de filmes brasileiros em festivais e premiações do cinema no Brasil e no mundo, tanto em termos de visibilidade e marketing quanto para o mercado interno.

Na semana seguinte, no dia 11, a masterclass on-line “Como tirar uma ideia do papel, com pouco dinheiro e muita criatividade” convida os cineastas André Sigwalt, Augusto Soares, Daniela Menegotto e Gabrielle Gazapina para discutir o processo de produção, criação e comercialização do primeiro longa de todos: “O Mestre da Fumaça”. O encontro acontece via Zoom das 19h até 21h. Na mesma quinta-feira (13), também on-line pelo Zoom, a masterclass “Outros Olhares: Curadorias e Narrativas”, onde o público vai aprender com a Rayanne Layssa, do Descoloniza Filmes, a realizar curadorias críticas de filmes com foco narrativo negro, indígena e diaspórico.

Há outras três masterclasses on-line, nos dias 17, 18 e 20 de fevereiro, respectivamente: “Estrutura de 8 sequências para roteiros cinematográficos”, desbravando a teoria sobre a divisão de um filme em 8 sequências agrupadas na estrutura clássica de 3 atos; “Mais Telas: Explorando Espaços de Exibição para Curta-Metragens”, que aborda o mercado exibidor de curtas-metragens e discute dicas para aumentar o interesse dos projetos; e a masterclass “Políticas Públicas no Cinema Brasileiro: Caminhos para Fortalecer a Indústria”, realizada no YouTube da Spcine, às 19h, que traz o debate sobre a relação do incentivo das políticas públicas voltadas ao cinema com a quantidade – e qualidade – de produções cinematográficas.

Por fim, as opções presenciais e com restrição de inscrição para a Formação Spcine Convida de fevereiro de 2025 contam com a masterclass “Distribuição de filmes – do início ao fim” no dia 26 de fevereiro das 17h às 18h30, no Centro Cultural Vila Itororó, com Luan Filippo, cineasta atuante no cinema independente há 10 anos, que ajuda a entender melhor o que fazer para colocar o seu projeto fílmico em distribuidoras e transformar o seu trabalho em negócio; e o único workshop da Formação “Etapas de Um Projeto de Animação 2D” em dois dias: 25 e 27 de fevereiro, ambos atendendo o mesmo horário das 18h30 às 20h, na Sede do Instituto Split, em que o público pode aprender todo o processo de produção de uma série 2D.

A Formação Spcine Convida realiza atividades de capacitação e qualificação desde 2021, sendo considerada pelo órgão como um importante braço que atua diretamente no desenvolvimento e fomento de ações formativas voltadas ao setor audiovisual paulistano, mas que também alcança cidades e estados de todo o país.

 

Serviço
Formação Spcine Convida
Linguagem: Masterclass, Workshop
Datas: Entre os dias 05 e 26/02
Horários: múltiplos
Local: online
MASTERCLASS: “A influência dos festivais e premiações internacionais no cinema brasileiro”
Com Chico Fireman
Data e hora: 05 de fevereiro de 2025, às 19h
Local: YouTube da Spcine
COM INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS

Ementa: Neste encontro estudaremos o impacto da presença de filmes brasileiros em festivais de renome internacional, como Cannes, Berlim e Veneza, e em premiações como o Oscar e o Globo de Ouro, no aumento da visibilidade da produção cinematográfica do Brasil, tanto no cenário global quanto no mercado interno. Através do retrospecto histórico, citando filmes premiados nesses diversos eventos, buscaremos compreender como esses casos influenciaram a percepção internacional sobre o cinema brasileiro e como podem contribuir para o fortalecimento da indústria cinematográfica nacional.

Biografia: Chico Fireman é jornalista e crítico de cinema filiado à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e um dos autores dos livros da organização, entre eles, 4 volumes da série “100 Filmes Essenciais” e “Trajetória da Crítica de Cinema no Brasl”. Criou em 2023 o blog Filmes do Chico e colaborou como crítico com os portais UOL, G1, R7 e iG e do Guia da Folha. Foi um dos fundadores do Cinema na Varanda, um dos primeiros podcasts de cinema do país, e do Oscarverso, canal no YouTube onde comenta semanalmente a temporada de premiações de cinema. É sócio na recém-fundada distribuidora Michiko Filmes, que adquiriu os direitos e lançou o longa japonês “Sol de Inverno” no Brasil.

 

MASTERCLASS: “Como tirar uma ideia do papel, com pouco dinheiro e muita criatividade”
Com André Sigwalt, Augusto Soares, Daniela Menegotto e Gabrielle Gazapina
Data e hora: 11 de fevereiro de 2025, das 19h às 21h
Local: On-line via Zoom

Ementa: Um bate-papo inspirador com André Sigwalt, Augusto Soares, Daniela Menegotto e Gabrielle Gazapina sobre os desafios e conquistas na criação, produção e comercialização do filme O Mestre da Fumaça. A atividade abordará desde as etapas iniciais de concepção e desenvolvimento até a comercialização do filme, compartilhando estratégias criativas para superar limitações financeiras. Serão discutidos tópicos como pesquisa, produção colaborativa, negociação, distribuição de impacto e alcance de audiências.

Biografia: André Sigwalt estudou cinema e especializou-se como diretor de fotografia e operador de câmera. Foi diretor de fotografia de longas como Pólvora Negra, A Percepção do Medo e Skull: a Máscara de Anhangá.
Augusto Soares é formado em Rádio e Televisão pela FAAP. Fundador da Terceiro Ato, especializou-se em vídeos corporativos tendo grande atuação no mercado. O Mestre da Fumaça é o primeiro longa de ambos e tem distribuição da Lança Filmes, representada por Daniela Menegotto e Gabrielle Gazapina.

 

MASTERCLASS: “Outros Olhares: Curadorias e Narrativas”
Com Rayanne Layssa
Data e hora: 13 de fevereiro de 2025, das 19h às 21h
Local: Online via Zoom

Ementa: Esta masterclass oferece uma imersão no desenvolvimento de habilidades de curadoria com foco no cinema negro, indígena e diaspórico, explorando as diversas nuances históricas, culturais e estéticas dessas produções. O objetivo é fornecer aos participantes as ferramentas necessárias para analisar, selecionar e contextualizar filmes que refletem as experiências, lutas e resistências desses povos, muitas vezes marginalizados na indústria cinematográfica global. Ao final, os participantes estarão aptos a realizar curadorias críticas e autênticas que promovem a diversidade e a inclusão no campo cinematográfico.

Biografia: Rayanne Layssa é curadora e produtora de distribuição, natural do Recife. Participou da curadoria de importantes festivais de cinema no país, como CacheiraDoc 2020 (BA), Drive-In Paradiso em 2020 (SP) e Terceira Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte 2023 (MG), além de participar do São Paulo Locarno Industry Academy (2023). Atualmente é produtora de distribuição na Descoloniza Filme e diretora criativa na Mostra Correnteza de Cinema Atlântico.

 

MASTERCLASS: “Estrutura de 8 sequências para roteiros cinematográficos”
Com Vic Casé
Data e hora: 17 de fevereiro de 2025, das 19h às 21h
Local: On-line via Zoom

Ementa: Mais do que uma fórmula rígida, a estrutura de 8 sequências é um ponto de partida, uma importante ferramenta nas mãos dos roteiristas. De acordo com essa teoria, um filme é dividido em 8 sequências, agrupadas na estrutura clássica de 3 atos. Cada sequência é unificada por uma pergunta dramática, que guia a ação dos personagens. Neste encontro, Vic Casé irá explicar esses mecanismos utilizando como base o filme “Procurando Nemo”.

Biografia: Vic Casé é bacharel em Imagem e Som pela UFSCar, tecnóloga de Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e formada no curso de roteiros de longa-metragem da New York Film Academy. Foi produtora executiva dos curtas “O Amor Que Não Ousa Dizer Seu Nome” (2012), vencedor de 6 prêmios, e “NEGRUM3” (2018), vencedor de 48 prêmios. Atuou como assistente de produção executiva em séries para Amazon e Netflix; e como gerente de projeto no longa de animação “Abá e Sua Banda” (2024). Está produzindo “Cefalópodes”, seu primeiro curta-metragem como roteirista e diretora, com previsão de estreia para 2025

 

MASTERCLASS: “Mais Telas: Explorando Espaços de Exibição para Curta-Metragens”
Com Caísa Reis
Data e hora: 18 de fevereiro de 2025, das 19h às 21h
Local: On-line via Zoom

Ementa: Nesta masterclass exploraremos o mercado de distribuição e exibição de curtas-metragens. O objetivo é apresentar aos produtores diferentes agentes do setor e indicar estratégias para aumentar a visibilidade de seus projetos. Entre os temas abordados estão a participação em festivais de cinema, a rede de cineclubes no Brasil e as modalidades de licenciamento para TV e plataformas de streaming. Além disso, a atividade incluirá conceitos sobre campanhas de promoção e marketing, visando maximizar a exposição das obras

Biografia: Caísa S. Reis é relações-públicas especializada no mercado audiovisual. Já atuou com comunicação, marketing e assessoria de imprensa. Após o Industry Academy do Locarno Film Festival em 2022, passou a integrar a Rede de Talentos do Projeto Paradiso. Em 2023, uniu-se ao Cine Social Club de Filipe Barbosa, produzindo o curta “Fluxo – O filme” e se dedicando a distribuição de divulgação de curtas. Atualmente, trabalha na Gullane+ distribuidora de obras audiovisuais, parte do grupo Gullane.

 

MASTERCLASS: “Políticas Públicas no Cinema Brasileiro: Caminhos para Fortalecer a Indústria”
Com Marina Rodrigues
Data e hora: 20 de fevereiro de 2025, às 19h
Local: YouTube da Spcine
COM INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS

Ementa: O sucesso do filme “Ainda Estou Aqui” trouxe para o público o debate de como o investimento em política pública pode auxiliar o crescimento econômico da indústria cultural. Pensando nisso, a masterclass vai abordar a evolução dos incentivos desde a criação da Ancine e como a regulamentação do streaming pode ajudar a construir novos editais, incentivos e formação.

Bio: Marina Rodrigues é formada em Cinema e Audiovisual pela ESPM Rio e atua no mercado audiovisual como consultora de editais públicos brasileiros e internacionais. Na internet, desenvolve uma newsletter semanal chamada “Simplificando Cinema”, que aborda notícias e temas políticos relevantes para o audiovisual latino.

 

MASTERCLASS: “Distribuição de filmes – do início ao fim”
Com Luan Filippo
Data e hora: 26 de fevereiro de 2025, das 17h às 18h30
Local: Centro Cultural Vila Itororó – Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista, São Paulo Inscrição via link – LIMITE DE 45 PESSOAS

Ementa: Na masterclass buscaremos entender como transformar o seu filme em negócio, passando por todas as etapas da comercialização audiovisual, de vendas internacionais a plataformas de streaming. Essa aula foi pensada para quem quer entender mais sobre distribuição, mas também para quem tem um projeto na mão e não sabe por onde começar

Biografia: No mercado de cinema independente há mais de 10 anos, Luan Filippo é o gerente de marketing e novos negócios da distribuidora Imovision, atuando na comercialização de filmes estrangeiros e brasileiros desde o estágio de desenvolvimento.

 

WORKSHOP: “Etapas de Um Projeto de Animação 2D”
Com Belisa Proença
Data e hora: 25 e 27 de fevereiro de 2025, das 18h30 às 20h
Local: Sede do Instituto Split: Rua Wanderley, 947 – Pompéia, São Paulo
Inscrições via link – LIMITE DE 15 PESSOAS

Ementa: O objetivo desse workshop, dividido em dois encontros, é apresentar de forma didática o processo de produção de uma série 2D, destacando as principais etapas e conceitos fundamentais para o desenvolvimento de um projeto animado. Ao longo das aulas, os participantes terão uma visão abrangente e aprofundada de como planejar, executar e finalizar uma série 2D, compreendendo como as diferentes áreas da animação – como roteiro, design de personagens, animação e pós-produção – se interligam e são essenciais para o sucesso de um projeto animado.

Biografia: Belisa Proença se formou em Comunicação Social com Ênfase em Cinema na FAAP em 2011. Já em seu primeiro trabalho produziu o aclamado curta-metragem “Guida”, de Rosana Urbes (premiado em Annecy e Anima Mundi). A partir disso, Belisa se especializou cada vez mais em conteúdo, produzindo e dirigindo os mais variados projetos dentro do Split Studio, incluindo as séries para televisão “Turma da Mônica”, “Weeboom” e “Hello Kitty Super Cute Adventures”. Hoje, lidera o setor de produções originais da Split e é professora na Pós-graduação de Produção Executiva Criativa da Faculdade Meliès


Sair da versão mobile