FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO REALIZA NOITE DE ABERTURA NO AUDITÓRIO IBIRAPUERA, COM A EXIBIÇÃO DO FILME “ROMEU É JULIETA” |
Evento contou com a atriz Giovanna Antonelli como mestre de cerimônia e reuniu grandes personalidades do Brasil e da Itália |
Giovanna Antonelli na cerimônia de abertura do Festival |
Na última quinta-feira, 7 de novembro, o Auditório Ibirapuera recebeu a cerimônia de abertura da 19ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil, com a exibição do filme “Romeu é Julieta”, dirigido por Giovanni Veronesi. O evento contou com a atriz Giovanna Antonelli como mestre de cerimônia e reuniu grandes personalidades do Brasil e da Itália, além da presença de autoridades italianas e empresários do setor para celebrar o melhor do cinema italiano.
Em entrevista exclusiva à ANSA, a atriz Giovanna Antonelli expressou sua felicidade por ser convidada para apresentar um evento tão importante para as culturas brasileira e italiana. “Para eu me sentir mais italiana, só falta ‘parlare italiano’. É um prazer estar aqui hoje”, declarou ela, brincando com o sotaque do “Belpaese”. Por fim, Antonelli destacou que “já vinha namorando há alguns anos” a possibilidade de abrir o festival, mas não conseguia conciliar a agenda. “Eu estou muito feliz e grata de estar aqui hoje, representando as minhas raízes”, concluiu ela.
Estiveram presentes no evento também o Cônsul Geral da Itália Domenico Fornara, bem como Graziano Messana, presidente da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo, e também os representantes das principais patrocinadoras do evento, Rubia Sammarco, representando a Pirelli, e Antônio Scala, CEO da Enel.
“É uma grande ocasião para promover a cultura italiana, e o mais importante é que isso é um trabalho de equipe, de todo o Sistema Itália e de muitas e importantíssimas empresas italianas”, declarou o cônsul Domenico Fornara em entrevista à ANSA. “Este é o último grande evento durante este ano de celebrações, uma boa maneira para concluir um ano muito importante e cheio de encontros”, acrescentou Fornara, lembrando das visitas ao Brasil do presidente da Itália, Sergio Mattarella, e de ministros do governo de Giorgia Meloni – a premiê ainda virá ao país para o G20.
O Festival de Cinema Italiano foi fundado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, e conta com o patrocínio e a colaboração da Embaixada da Itália que, há três anos, lançou o projeto de exibir os filmes do Festival presencialmente no Brasil inteiro com o objetivo de divulgar a Cultura Italiana por meio do seu Cinema, conhecido no mundo inteiro pela sua criatividade e genialidade. O projeto virou um enorme sucesso e este ano estará presente em mais de 70 cidades e 120 salas de projeção.
A Pirelli é o patrocinador master do evento, pelo quarto ano consecutivo: “o Festival de Cinema Italiano é um evento importante na agenda anual e celebra a forte presença da cultura italiana no Brasil, onde a Pirelli contribui de forma significativa há quase um século”, diz Cesar Alarcon, CEO e Vice-Presidente Sênior da Pirelli para a América Latina.
|
|
|
Domenico Fornara, Giovanna Antonelli e Graziano Messana
|
|
|
Rubia Sammarco, representando a Pirelli
|
|
|
Sra Scala, Karina Messana, Graziano Messana, Giovanna Antonelli e Antônio Scala (CEO Enel) |
O filme selecionado para compor a abertura do festival foi a comédia Romeu é Julieta, de Giovanni Veronesi. O longa narra a história de um renomado diretor teatral que busca os atores perfeitos para sua produção do clássico de Shakespeare ‘Romeu e Julieta’. Vittoria, uma jovem atriz, é rejeitada devido a seu passado, mas com a ajuda de sua amiga maquiadora, ela assume uma identidade masculina como Otto Novembre e consegue o papel de Romeu. Interpretar um homem revela-se um desafio tanto no palco quanto fora dele, especialmente quando seu namorado é escolhido como Mercúcio. A experiência leva Vittoria a descobrir muito sobre si mesma e sobre os outros.
O Festival de Cinema Italiano no Brasil segue até o dia 8 de dezembro trazendo uma programação completamente gratuita para mais de 70 salas de cinema de diversos estados brasileiros, além de ter os filmes disponibilizados também no streaming dentro do próprio site do festival. |