O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia, inaugura em 14 de fevereiro (sexta-feira) a exposição inédita Andrômeda – universo sem fim. Com curadoria de Antonio Curti e direção executiva de Felipe Sztutman, a mostra propõe uma experiência sensorial e reflexiva dividida em oito atos, explorando a evolução do universo desde a formação das primeiras estrelas e galáxias até os fenômenos cósmicos mais complexos.
Apresentada pelo Ministério da Cultura, Santander Brasil, Esfera e TOOLS Digital Services, a exposição ocupará toda a galeria do 23º andar e fica em exibição até 27 de abril de 2025 (domingo).
“Nesta experiência inédita, o público é transportado para uma aventura, explorando as maravilhas do cosmos e seus fenômenos. É uma chance extraordinária de mergulhar na beleza infinita do espaço por meio da imaginação e da criatividade,” comenta Maitê Leite, vice-presidente executiva Institucional do Santander Brasil.
Andrômeda é considerada a galáxia mais próxima da Via Láctea. O universo, as estrelas e as galáxias sempre despertaram a curiosidade humana, incentivando reflexões sobre a vida. É nesta perspectiva que a mostra ganha forma por meio de uma narrativa visual. Percorre desde os primeiros instantes do universo até seus fenômenos mais complexos. O processo de composição parte da compreensão do espaço em sua essência mais fundamental, onde cada elemento existe em função de sua relação precisa com o todo, gerando uma nova construção espacial por meio da luz e do movimento.
“Andrômeda – universo sem fim não fala apenas do cosmos, mas de nós. Da fragilidade e da grandiosidade que coexistem em cada um. É um convite à pausa, um olhar para o alto para perceber que o que vemos nas estrelas não é diferente do que pulsa em nós: poeira, energia, mistério e transformação”, diz Antonio Curti, curador.
No primeiro ambiente da exposição, Cosmos, os visitantes poderão interagir com o espaço, modulando uma coreografia entre corpo e projeções luminosas. A obra interativa transforma o público em criador do universo, que por meio de seus próprios movimentos corporais, manipulam o cosmos, gerando galáxias e observando a dança das estrelas em uma experiência que une arte, tecnologia e a imensidão do imaginário.
Na sequência, a experiência imersiva principal se desenvolve em uma jornada visual na qual nebulosas, supernovas e galáxias ganham forma por meio de projeções que redefinem a arquitetura do ambiente, guiando o público por uma jornada épica, desde os primeiros sussurros das estrelas até os espetáculos grandiosos de colisões galácticas.
As composições visuais surgem com o movimento e a luz atuando como elementos estruturais. Esses recursos criam camadas de percepção que se sobrepõem e se transformam continuamente.
“Essa experiência nasce de um longo estudo sobre astronomia, traduzindo fenômenos cósmicos em luz e movimento. O processo oscila entre caos e ordem, refletindo a natureza do universo e nossa busca por compreensão. Essa dualidade transforma o espaço em um organismo vivo, criando uma conexão entre o virtual e o real,” relata Felipe Sztutman, diretor executivo da mostra.
Sobre Antonio Curti
Nascido em 1992, é formado em Cinema pela FAAP. Aos 21 anos criou o festival audiovisual Downtown, que ocupava locais esquecidos do centro de São Paulo com experiências. Em 2017 tornou-se sócio da THE FORCE, empresa de instalações de tecnologia na área de marketing e corporativo. Hoje está à frente da AYA junto de Felipe Sztutman, organização de arte e tecnologia com foco em projetos culturais.
Em 2018 foi curador da mostra DIMENSÃO do duo Nonotak Studio na Japan House. No Farol Santander São Paulo, Curti esteve à frente da curadoria da exposição METAVERSO em 2019 com obras de seis artistas brasileiros de arte digital. No mesmo local, o curador também foi responsável pela mostra CONSTELAÇÃO, com obra da artista croata Maja Petric. Em 2020, realizou a exposição GIGANTAS do duo Nonotak Studio em Porto Alegre. Em 2021 apresentou a exposição SOMBRAS MILENARES do duo Hybycozo e em 2022 expôs OCEANVS – Imersão em Azul.
Em 2023, Curti foi responsável pela exposição METADATA no Centro Cultural FIESP e pela itinerância de OCEANVS na Casa Fiat de Cultura. Sua última exposição realizada no Farol Santander São Paulo foi a inovadora Arte da Alma: a história da tatuagem no Brasil. Em 2024, apresentou a exposição LUZ ÆTERNA: Ensaio Sobre o Sol no Centro Cultural Banco do Brasil.
Antonio Curti tem como interesse o diálogo entre as artes visuais, tecnológicas e imersivas como agentes ativos de transformação da consciência humana por meio de experiências que mesclam o real e o virtual.
Sobre Felipe Sztutman
Nascido em 1986, formou-se em Design pela FAU-USP e desde 2007 dedica seu trabalho ao universo da arte e da tecnologia, sendo responsável por instalações públicas e tendo participado do desenvolvimento de grandes mostras, como a abertura do Rio Olimpíadas em 2016. Trabalhou oito anos na Bijari e em 2017 ingressou na THE FORCE. Desde 2019 está à frente do AYA STUDIO, atuando como diretor-executivo e diretor técnico. Felipe se interessa pelo diálogo entre as artes visuais, tecnológicas e imersivas como uma grande potência que pode alavancar produções audiovisuais e artistas no mercado.
Sobre a AYA Studio – ayastudiox
Concebida em 2019 por Felipe Sztutman e Antonio Curti, AYA é um estúdio de arte paulistano de novas mídias focado no desenvolvimento de obras artísticas imersivas e participativas. AYA propõe um diálogo entre o real e o digital a partir da realização de instalações site-specific mediadas pela tecnologia e iluminação com o objetivo de alcançar poéticas em experiências personalizadas para o público.
O ponto de partida e inspiração para as obras autorais do estúdio nasce do fascínio pela tecnologia como fator ativo transformador da arte contemporânea. Desde a sua concepção, AYA realizou obras autorais em diversos centros culturais brasileiros e desenvolveu projetos em parceria com artistas internacionais de novas mídias como Nonotak Studio, HYBYCOZO, Maja Petric, dentre outros. Em 2022, concebeu o conteúdo original em motion graphics para a exposição Van Gogh Live 8K, reconhecida como uma das maiores salas imersivas do mundo.
Sobre o Farol Santander São Paulo – @farolsantander
Desde sua inauguração em janeiro de 2018, o Farol Santander São Paulo – centro de cultura, turismo, lazer e gastronomia – já recebeu mais de 1,8 milhão de visitantes e chega a sua 59ª exposição, sempre nos eixos temáticos e imersivos, especialmente pensados para o público.
Construído para preservar o passado, iluminar o presente e transformar o futuro, o Farol Santander tem atrações que ocupam 18 dos 35 andares do edifício de 161 metros de altura que, por décadas, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.
As visitas começam pelo Hall do térreo, que surpreende com o famoso lustre de 13 metros de altura, pesando mais de 1,5 tonelada, passando pela Loja da Cidade e seguindo até o 26° andar. No Mirante do 26, o visitante poderá apreciar deliciosos cafés por Mag Café, enquanto admira uma das vistas mais famosas de São Paulo.
Entre os andares 25º e 26º, arte e natureza se encontram em uma instalação encantadora. Assinada por Vic Meirelles, o espaço traz uma homenagem ao Verão. Do 24° ao 19° andar estão as galerias de arte que recebem exposições temporárias, apresentando trabalhos de diversos artistas nacionais e internacionais.
Do 6º ao 2º andar, nos Espaços Memória, os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade de São Paulo. Esses andares preservam mobiliário original, executado pelo Liceu de Artes e Ofícios, expostos nas salas de reuniões, diretoria e presidência, ambientadas sonoramente para simular o funcionamento de uma instituição bancária na primeira metade do século XX. Na galeria do 4º andar fica a obra Vista 360°, feita pelo artista brasileiro Vik Muniz exclusivamente para o Farol Santander São Paulo.
A recém-inaugurada galeria Memória do 6 (sexto andar) foi projetada em diferentes núcleos. São pinturas, fotografias, mapas, desenhos, gravuras, mobiliários bancários, moedas e instalações artísticas. Além disso, foram construídas três salas de reunião para eventos e atividades diversas, ampliando ainda mais a oferta do Farol Santander como um ponto de encontro para arte, negócios e cultura. A sala Sabiá-Laranjeira, localizada no 6º andar, tem entrada exclusiva e comporta até 22 pessoas sentadas, já a sala Beija-flor, também no mesmo andar, tem entrada pela galeria de arte e comporta 10 pessoas. Por fim, a sala Bem-te-vi, também localizada no 6º andar, com entrada independente, pode receber até 12 pessoas sentadas.
No subsolo do edifício, onde funcionava o cofre do Banco, está instalado o Bar do Cofre por SubAstor. O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com carta de drinks especiais e aperitivos.
Outro espaço conectado à gastronomia é a Cozinha do 31 por Accademia Gastronomica. E no 28º andar, o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu em referência à culinária da antiga paulistânia, nascida da união entre ingredientes e costumes indígenas e portugueses.
Mais um diferencial da instituição é a inusitada Pista do 21 por Rajas Skatepark, com instrutores homologados pela Federação Paulista da modalidade indoor. A pista de skate fica localizada no 21º andar do edifício e pode ser reservada para livre circuito de até sete skatistas por bateria, além de oferecer agendamento de aulas.
Além dos andares culturais e gastronômicos, o prédio possui dois espaços exclusivos para eventos. No 25° andar, um incrível ambiente de 400m² decorado com elegante design, o Loft do 25, é um local sofisticado e contemporâneo que se adapta a diversos formatos de eventos, de casamentos a comemorações, passando por locação de filmes e novelas. E, no 8° andar, a Arena do 8 é o espaço ideal para palestras, encontros e debates, oferecendo equipamentos de áudio e vídeo, além da linda vista para o Vale do Anhangabaú e Avenida São João.
Santander Brasil e Cultura
O Santander Brasil acredita, investe e promove o acesso às mais distintas manifestações culturais e a oferta da cultura para a sociedade. Em 2023, o Banco entrou oficialmente no universo da música, patrocinando grandes shows internacionais.
Além de patrocinar e promover parcerias com instituições e iniciativas culturais, como Museu do Amanhã (RJ), Festival de Música em Trancoso (BA) e a restauração do Mural Batalha dos Guararapes (PE) e do Museu do Ipiranga (SP), o Santander mantém seus próprios empreendimentos, como os Faróis Santander São Paulo e Porto Alegre, além do Teatro Santander e 033 Rooftop, na capital paulista.
Sobre a Esfera
A Esfera é o programa de recompensas do Santander e conta com mais de 200 parceiros para clientes acumularem pontos, resgatar e ganhar descontos para comprar, curtir e viajar. É gratuito e qualquer pessoa pode abrir sua conta. A Esfera reconhece a importância de preservar e promover o fomento da cultura e por isso tem um compromisso em apoiar eventos culturais significativos como essa exposição.
Sobre a TOOLS Digital Services
A TOOLS Digital Services, empresa do Santander Brasil, é especializada em serviços e soluções digitais que otimizam operações por meio de tecnologias avançadas, como hiperautomação e GenAI. Com foco na transformação de processos, a empresa oferece diversas soluções como BPO em áreas de RH e financeiro, infraestrutura predial e facilities e gestão de operações financeiras. Através de uma plataforma digital com tecnologia de ponta, a TOOLS Digital Services melhora a experiência do cliente, gerando maior eficiência e alta segurança nas operações.
Serviço: Andrômeda – universo sem fim
Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627
Funcionamento: terça-feira a domingo
Horários: 09h às 20h
Ingressos: R$ 45,00 (R$ 22,50, meia-entrada)
Cliente Santander: 10% de desconto comprando com o cartão Santander (em até 8 ingressos).
Cliente Santander Select: 10% de desconto comprando com o cartão Santander Select (em até 8 ingressos), e prioridade na fila de entrada para o Farol.
Compra online: https://www.farolsantander.
Classificação: livre