Ícone do site Dica de Teatro

Exposição IMPRESSÃO-LUZ – Marcela Lanna

Marcela Lanna, uma artista visual carioca, traz para essa mostra a série “Espatuladas”, onde utiliza exclusivamente espátulas, ricas em tinta, para criar paisagens vibrantes e tridimensionais. Suas obras transcendem a simples observação estática, convidando o público a explorar múltiplos ângulos perceptivos e revelando novas dimensões de cor, luz e intensidade.

 

A curadoria de Angelina Accetta destaca a habilidade única de Marcela em transformar paisagens ou passeios cotidianos em obras que capturam a essência da luz e da natureza de maneira impressionante. A artista utiliza técnicas inspiradas no pontilhismo e no pós-impressionismo, criando uma conexão profunda entre realidade e abstração por meio de gestos firmes e texturas “tracilhadas”.

 

Marcela Lanna não apenas impressiona com sua técnica “marca registrada” de espatuladas, mas também com sua trajetória artística diversificada e premiada. Acadêmica da Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA), ela possui uma vasta experiência em pintura, escultura, desenho e ilustração, tendo participado de várias exposições e feiras de arte, além de ministrar cursos e palestras sobre psicologia das cores e criatividade.

 

A exposição “Impressão-Luz” é uma oportunidade imperdível para apreciar obras que saltam as telas com suas cores e texturas, proporcionando uma experiência sensorial única. A entrada é gratuita e o espaço conta com acessibilidade para pessoas com deficiência, tornando o evento inclusivo para todos.

 

 

Texto Curatorial:

Curadora: Angelina Accetta

Inspirada pelas paisagens do seu cotidiano, Marcela Lanna eterniza suas caminhadas, trazendo a natureza para a observação detalhada. Artista visual e pesquisadora da linguagem da arte a artista transita entre pintura, desenho, escultura e ilustração. Marcela imprime sua marca pessoal por meio da poética espatulada transcendendo suas vivências perceptivas. Nessa experiência, a consciência individual floresce desde o rizoma subterrâneo desse fundo originário no qual, pela conjunção no sensível, pulsamos todos.

É um convite para seguirmos o ritmo cadenciado dessa pulsação visual. A tela é marcada por espatuladas que conectam realidade e abstração. São gestos muitas vezes firmes, rápidos e curtos, únicos, que se multiplicam de forma singular por toda a obra em diversas direções, espessuras, formatos, tamanhos e cores. Porém, luz, muita luz! Sensação tridimensional em texturas contínuas interconectadas pela impressão-luz.

A artista nos convida a abandonar a postura de observador estático e a nos movimentar, explorando múltiplos olhares e ângulos perceptivos. São prismas que revelam novos aspectos de cor, tonalidade, luz e intensidade, transformando nossa experiência visual em sensorial.

Marcela revela seu legado, totalmente interligado pela alma de quem se deixa envolver, o que implica perceber outras possibilidades de vida por meio de suas obras.

 

Sobre a Artista Marcela Lanna:

Acadêmica da Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA), Marcela Lanna é uma artista visual carioca, pintora, escultora, ilustradora e desenhista. Com influência de movimentos artísticos como pontilhismo, impressionismo e pós-impressionismo, a artista é conhecida por suas espatuladas e suas cores vibrantes sobre tela. Através dos matizes intensos e do jogo de luzes, Marcela captura e transmite sensações que transcendem suas obras.

 

Sua criatividade e expressividade tem participação ativa no cenário artístico brasileiro em exposições individuais e coletivas, feiras de arte, além de ter recebido premiações em salões de Belas Artes e live paintings.

 

Sua trajetória se iniciou com pintura em porcelana aos 11 anos de idade, seguida das técnicas de carvão e nanquim e depois pinturas em pincel e espátulas.

Marcela é graduada em Comunicação Social (PUC-Rio), pós-graduada em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado (Senac) e MBA em Gestão de Negócios (FGV-RJ). Estudou artes em diversas instituições como Missouri State University (EUA), Parque Lage, Ateliê da Imagem, Grupo Estação, Casa de Cultura Laura Alvim e Atelier Jô Grassini. Após trabalhar na sua área de formação por mais de 15 anos, montou seu primeiro atelier de arte no Leblon em 2014 e, em 2019, em Niterói. Em 2023, entra para a Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA) como acadêmica.

 

É fundadora da comunidade criativa MaHub (@mahuboficial) e do clube de livros MaBookClub (@mabookcluboficial) com objetivo de divulgar arte, artistas, criatividade e empreendedorismo artístico. Marcela também é professora de cursos online, como o “Paleta Emocionante” sobre significado e psicologia das cores para artistas e criativos, tendo desenvolvido o método de mesmo nome. A artista também apresenta palestras sobre diversos temas artísticos em faculdades e eventos.

 

Sua série “Espatuladas” traz traços vibrantes e ricos em tinta que registram a poética do gesto em variadas cores, dando à superfície da tela a sensação tridimensional. As obras de arte são desenvolvidas utilizando somente espátulas, nada de pincéis. Vistas com certo distanciamento, as “espatuladas” compõem a ilusão da imagem na justaposição de pontos de cor e gradações de luz, desvelando a sensorialidade e inaugurando um novo olhar, uma nova paisagem.

 

Serviço:

Exposição: “Impressão-luz”

Artista: Marcela Lanna

Curadoria: Angelina Accetta

Período: de 03/07 a 14/09/2024

Local: Espaço Cultural Correios Niterói (Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Niterói – RJ)

Horário: segunda a sexta-feira, das 11h às 18h / Sábado das 13h às 18h

Entrada: gratuita

Classificação: livre

Como chegar: O Espaço Cultural Correios Niterói fica em frente à estação das Barcas.

Informações: (21) 2503-8560 / E-mail: eccniteroi@gmail.com


Sair da versão mobile