Ícone do site Dica de Teatro

Exposição “Ana Cláudia Almeida e Tadáskía” é opção de passeio para dezembro

Agenda Dezembro

Exposição Ana Cláudia Almeida & Tadáskía nas galerias Fortes D’Aloia & Gabriel e Quadra

ANA CLÁUDIA ALMEIDA, Perdoando o mundo, 2023
TADÁSKÍA a aranha, sua presa e a joaninha no deserto

Fortes D’Aloia & Gabriel e Quadra apresentam Ana Cláudia Almeida & Tadáskía, uma exposição com curadoria de Clarissa Diniz, que ocupa simultaneamente as duas galerias, em São Paulo com uma seleção de novos trabalhos, entre esculturas, pinturas, desenhos, relevos de parede, vídeos e fotografias que exploram conexões materiais e conceituais entre cosmologia, memória e transformação. Trata-se da primeira vez que as artistas expõem no Brasil após o ingresso de Almeida no programa de Master of Fine Arts de Yale, e da exposição individual de Tadáskía no MoMA, em Nova York. Mais do que as semelhanças entre as práticas das artistas, a mostra enfatiza as fricções e distâncias que aparecem entre suas obras. Não há a aproximação pela identidade, mas o terreno de sentidos produzido pela diferença.

 

Nas palavras de Diniz: “As disparidades das obras de Ana Cláudia Almeida & Tadáskía não são complementares. Suas diferenças não se equivalem. As singularidades de suas obras sublinham precisamente o desconhecido que resiste à presunção de familiaridade que hoje as ronda.”

 

O universo material de Ana Cláudia Almeida, estabelece-se sobre a manipulação de tintas, plásticos, bastões a óleo, tecidos e imagens. A feição esvoaçante de suas obras sobre pano, o caráter acumulativo e movediço da escultura e a fragmentação caleidoscópica das pinturas de grande escala transpõem e traduzem a memória intangível em matéria. Essa dimensão se faz sentir tanto na superfície dos trabalhos, conforme Almeida permite que vestígios de gestos anteriores permaneçam na forma final, quanto de maneira conceitual e simbólica. Feita de sobreposições intensas de espaços plenos e vazios, a abstração que define as obras em exibição ressoa com essa profundidade visual e conceitual da sua obra, que espelha formal e tematicamente camadas de lembrança, práticas e rituais.

 

Apostando na transformação como premissa existencial e plástica, Tadáskía apresenta desenhos de grande escala em técnica mista sobre papel com bordas rasgadas. A paleta matizada da artista se desdobra em zonas cromáticas ora solares e vibrantes, ora mais crepusculares, quase noturnas. Emaranhados gráficos se combinam com relevos de chapas dobradas e esculturas, declarando uma ênfase clara sobre o volume e a distribuição de formas encorpadas no espaço. Essas composições revelam seres e estruturas que parecem apanhados em plena mutação ou que sugerem mudanças por vir. Entre imagens de fábula e estados cósmicos ou siderais, Tadáskía insiste sobre a impermanência e a transitividade, aspectos visuais e simbólicos que testemunham à saga da ladybug joaninha pelo mundo enfeitiçado e lúdico da artista.

 

“É a partir dessa vocação transformativa que nesta exposição profanamos o espelho como forma arquetípica da representação e da relacionalidade. Com Ana Cláudia Almeida & Tadáskía, queremos desaprender a gramática comparativa que converteu proximidades em semelhanças e naturalizou a tradução como um exercício de adequação dos sentidos alheios aos termos de nossas próprias métricas” – Clarissa Diniz.

Ana Cláudia Almeida & Tadáskía

Abertura: 30.11 | 15h – 18h

Período da exposição: 30.11.2024 – 18.01.2025

Endereços: Fortes D’Aloia & Gabriel – Rua James Holland 71, Barra Funda, São Paulo – SP

Quadra – Rua Barão de Tatuí 521, Vila Buarque, São Paulo – SP

Instagram: fortesdaloiagabriel quadragaleria

Fortes D’Aloia & Gabriel

Fundada como Galeria Fortes Vilaça em 2001, a Fortes D’Aloia & Gabriel estabeleceu-se como uma das principais galerias de arte contemporânea do mundo, mantendo uma programação dinâmica de aproximadamente 15 exposições por ano em seus espaços em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de presença marcante nas principais feiras de arte. Márcia Fortes, Alessandra D’Aloia e Alexandre Gabriel comemoram mais de duas décadas de atividade com um time de 44 artistas, sendo 31 brasileiros. A galeria dedica-se a nutrir relacionamentos duradouros com seus artistas representados, incentivando vozes emergentes, cultivando carreiras estabelecidas e expressões relevantes, além de promover relações com museus e curadores em todo o mundo. Empenhada na construção de modelos inovadores, a Fortes D’Aloia & Gabriel também investe em colaborações com outras galerias e instituições em projetos independentes e híbridos.

 

Quadra

Quadra é uma galeria de arte contemporânea comprometida em fomentar e promover a pesquisa e a produção de jovens artistas cujas práticas se aprofundam na experimentação. Fundada no Rio de Janeiro por Marcela Setton em 2018, a galeria apresenta seus artistas através de um programa ativo em seus dois espaços expositivos: no Rio de Janeiro e em São Paulo, inaugurado em 2022.

 

A Quadra enfatiza a troca por meio de colaboração e parceria com os artistas que representa, priorizando diálogos críticos apoiados por acompanhamento curatorial. Articulando seu programa com artistas não representados, a Quadra entrelaça perspectivas comerciais através de exposições e feiras nacionais e internacionais, ao mesmo tempo em que promove conexões com museus, instituições e curadores.


Sair da versão mobile