Ícone do site Dica de Teatro

Estúdio Bijari participa da exposição “Imageria das redes” do Centro MariAntonia

Mostra apresenta um recorte da produção estética dissidente relacionada aos principais acontecimentos entre 2019 e 2022 no Brasil

 

Arte da série Vocabulário Combativo em exposição na mostra Imageria das redes: design e ativismos | Crédito: Bijari

 

O Bijari foi selecionado pela curadoria do Centro MariAntonia para apresentar trabalhos uma de suas séries mais recentes na exposição Imageria das redes: design e ativismos, que apresenta um recorte da produção estética dissidente relacionada aos principais acontecimentos entre 2019 e 2022 no Brasil. Curada por Didiana Prata a mostra estreia no dia 5 de abril com entrada gratuita.

 

A série Vocabulário Combativo começou a tomar forma em 2016 quando se tornou urgente reposicionar e reafirmar criticamente as pautas progressistas, ameaçadas pelo golpe e a consequente emergência da extrema-direita. As imagens foram pensadas para as mídias sociais e também usadas para ações de projeções na paisagem urbana.

 

A junção inusitada entre ativismo e estética gráfica construtivista, revisitada com uma paleta saturada, cria um estranhamento que rompe com estereótipos sobre arte política. “A série nasceu como um comentário crítico sobre os fatos cotidianos. É interessante hoje olharmos para trás e vermos o quanto contribuímos com o debate político recente. Estávamos atentos a tudo o que acontecia e a nossa arte ganhou o palco das redes sociais para se tornar viral em alguns momentos”, comenta Rodrigo Araújo, um dos sócios do Bijari.

 

Além das obras criadas pelo Bijari, a mostra traz artistas e coletivos que contribuem para o design dissidente, com minicartazes digitais extraídos do Instagram, apresentando o amplo espectro da produção de milhares de imagens que estão fora das bolhas das pessoas devido às políticas algorítmicas. A exposição desloca parte dessa produção para o Centro Mariantonia, espaço aberto a todos os públicos.

 

Serviço

Quando – 5 de abril a 2 de junho de 2024 (abertura em 5 de abril a partir das 18h)

Onde – Centro MariAntonia – Edifício Joaquim Nabuco (Rua Maria Antônia, 258 – Vila Buarque – São Paulo, SP – próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do Metrô)

Quanto – Grátis

Informações – (11) 3123-5202

 

Sobre o Bijari
Núcleo de criação em artes visuais e multimídia, o Bijari existe desde 1997 e possui um trabalho de pesquisa calcado na convergência entre arte, design e tecnologia. Tem como objeto de interesse as narrativas, poéticas e conflitos que moldam e dão vida à paisagem urbana.


Sair da versão mobile