Ícone do site Dica de Teatro

Estúdio Bijari é selecionado para a Bienal Ibero-Americana de Design com projeto para a plataforma de jornalismo Sumaúma

Considerado um dos eventos mais importantes do design contemporâneo ibero-americano, a exposição central da BID reúne as melhores expressões do design recente da América Latina, Espanha e Portugal

 

Logo da plataforma Sumaúma, selecionado para a Bienal Ibero-Americana de Design 2024

Créditos: Estúdio Bijari | 

O Estúdio Bijari, núcleo de criação em artes visuais e multimídia, foi selecionado para a mostra da Bienal Ibero-Americana de Design (BID) 2024, com projeto realizado para a plataforma de jornalismo Sumaúma. A BID é organizada pela Fundación Diseño Madrid e ocorre a cada dois anos, sendo um dos eventos mais importantes do design contemporâneo ibero-americano.

 

A Bienal aproxima o público da disciplina do design e de seu contexto, funcionando como um ponto de encontro para reflexão, intercâmbio de ideias e criação de conexões entre profissionais, empresas do setor e o meio acadêmico. Ano após ano, firma-se como um espaço essencial para o desenvolvimento e a troca de novas perspectivas.

 

O projeto para a plataforma Sumaúma do Estúdio Bijari foi selecionado para a mostra na categoria de Design Gráfico e Identidade Visual. No Projeto, O Bijari buscou distinguir Sumaúma do jornalismo tradicional, destacando a representação do jornalismo independente, composto por vozes e histórias distintas, urgentes na luta pela preservação das florestas e, portanto, do futuro da humanidade.

 

Identidade visual do Samaúma, plataforma de jornalismo que convidou o Estúdio Bijari para a criação de seu logo | Créditos: Estúdio Bijari

 

A ideia de ter um logo tipográfico mutável, livre para se adaptar a novas imagens e novas narrativas, tem como objetivo representar a abertura de uma janela, uma nova perspectiva para as histórias que a plataforma quer compartilhar. As cores do logo também representam a Amazônia. Nele não está presente apenas o verde habitual, mas também os azuis, os ocres, os vermelhos e mesmo os tons de cinza, todos que compõem sua diversidade. É através dessa identidade visual desenvolvida para o jornal que a floresta conta suas histórias, tanto as de guerra quanto as de esperança.

 

“A cada ano, o design brasileiro ganha mais reconhecimento por sua potência e diversidade. Ficamos profundamente honrados por sermos selecionados para a mostra da Bienal Ibero-Americana de Design, nos inspirando a continuar desenvolvendo projetos que sejam valorizados e que, de alguma forma, contribuam para fazer a diferença na sociedade”, declara Rodrigo Araújo, sócio do Estúdio Bijari.

 

O projeto desenvolvido pelo Bijari também foi premiado, no último mês, no Latin American Design Awards 2024 na categoria Branding. O coletivo também recebeu mais dois prêmios na ocasião. Na categoria Signage foi com o desenvolvimento da comunicação visual do novo escritório Nubank em São Paulo, e na categoria Animation os artistas foram premiados pelo trabalho para o campeonato Red Bull Skate Levels.

 

Sobre o Bijari
Núcleo de criação em artes visuais e multimídia, o Bijari existe desde 1997 e possui um trabalho de pesquisa calcado na convergência entre arte, design e tecnologia, e tem como objeto de interesse as narrativas, poéticas e conflitos que moldam e dão vida à paisagem urbana.


Sair da versão mobile