Peça propõe jogo entre público e atrizes e novas formas de produção. Obra estreia em 06 de novembro no Espaço de Provocação Cultural com Nicole Cordery e Fernanda Viacava e direção de Noemi Marinho
Mais do que uma peça de teatro, a provocação “Exercício das Crianças”, que estreia no dia 06 de novembro no Espaço de Provocação Cultural, na Lapa, região oeste de São Paulo, é uma espécie de manifesto onde as atrizes Fernanda Viacava e Nicole Cordery propõem ao público uma antiga dinâmica que entrou em desuso: a peça entra em cartaz apenas com a ajuda da plateia.
Para isso, as atrizes, em parceria com o autor Bruno Cavalcanti e com a diretora Noemi Marinho, se movimentaram para levantar o dinheiro da produção apenas com a venda antecipada de ingressos, sem nenhum tipo de fomento, edital ou lei de incentivo.
“Queremos que o público se envolva com o espetáculo de uma forma diferente. Ele está em uma posição de ser o responsável por isso acontecer, e não apenas de receber uma obra que aconteceria de qualquer maneira”, diz Cordery, que assina a co-produção da montagem.
Em “Exercício das Crianças”, as atrizes propõem um jogo teatral em que o público vai se envolvendo aos poucos em uma história familiar. Na obra, duas irmãs se reencontram após um longo período de afastamento. Marta, a irmã mais velha, permaneceu na casa para cuidar do pai doente, enquanto Carla decidiu viver sua vida longe da família.
“Não é bem um drama de família porque elas têm seus próprios segredos e códigos. A família é um plano de fundo para a verdadeira história que nós queremos contar, que é sobre sobreviver às tragédias da vida”, diz Viacava, também co-produtora.
Sob a direção de Noemi Marinho, a montagem chega a um espaço alternativo com lotação de 35 pessoas e busca fugir de qualquer aspecto realista. “Concentrar o máximo de teatro no mínimo essencial até voltarmos quase ao início de tudo: um ser humano diante de outro”, conceitua a diretora.
“Exercício das Crianças” nasceu antes da pandemia de Covid-19, ainda em 2019, e chegaria aos palcos em 2020 quando a crise sanitária se agravou. Para Bruno Cavalcanti, esse tempo de espera foi importante para amadurecer a proposta do espetáculo.
“Antes seria uma obra bastante convencional, um drama familiar clássico. Agora as coisas mudaram, Noemi, Nicole e Fernanda subvertem essa ideia para trazer uma outra, de mais intimidade com o público. Assim, a peça cresce muito”.
A montagem fica em cartaz todas as quartas e quintas-feiras do mês de novembro no Espaço de Provocação Cultural e os ingressos são comprados diretamente com a produção por meio de uma chave PIX. Os ingressos custam R$50. Basta fazer a transferência e enviar o comprovante para o e-mail exerciciodascrianas@gmail.com com a data que deseja assistir. A produção entrará em contato confirmando os ingressos.
SINOPSE CURTA: Carla e Marta são irmãs que se reencontram após 15 anos de distanciamento. Com a morte do pai, Carla retorna querendo reassumir seu lugar na casa da família.
Link de fotos
Crédito: João Caldas
FICHA TÉCNICA:
Texto: Bruno Cavalcanti
Direção e dramaturgismo: Noemi Marinho
Elenco: Fernanda Viacava e Nicole Cordery
Assistência de direção: Tati Marinho
Assessoria de imprensa: Fabio Camara
Produção executiva: Taís Somaio (Valentina Produções)
SERVIÇO:
LOCAL: Espaço de Provocação Cultural (Rua Bento de Abreu, 151, Vila Romana) – 35 lugares
DATA: 06 a 28 de novembro (quartas e quintas-feiras 20h). Pix exerciciodascrianas@gmail.com
INGRESSOS: R$ 50,00 (cinquenta reais – preço único)
INFORMAÇÕES: exerciciodascrianas@gmail.com
DURAÇÃO: 50 min
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos
GÊNERO: Comédia dramática
COMO CHEGAR AO ESPAÇO DE PROVOCAÇÃO CULTURAL?
1- Ir ao metrô Vila Madalena e pegar o ônibus Hospital das Clínicas (817C-10 sentido Lapa). São seis paradas (10 minutos);
2- No terminal Barra Funda, pegar o ônibus Lapa (8253-10) e descer no primeiro ponto da Rua Aurélia (altura do número 1200). Caminhar até a rua Bento de Abreu (10 minutos);
3- Ir até a estação Lapa do trem e pegar, atrás do shopping, o ônibus Hospital das Clínicas (817C-10) sentido centro. Descer na rua Marco Aurélio, altura do número 500, e seguir em frente até chegar à Rua Bento de Abreu (10 minutos);
4- Caminhar de qualquer uma destas estações até o teatro. Previsão de 20 min. de caminhada.