Ícone do site Dica de Teatro

Estação da Luz da CPTM recebe edição especial do “Na Ponta da Língua” nesta sexta-feira (27)

O evento acontece das 12h às 13h e conta com jogos e brincadeiras sobre a língua portuguesa e a língua brasileira de sinais

 

Quem passar pelo saguão principal da Estação da Luz da CPTM na próxima sexta-feira (27/09) poderá se divertir e aprender com curiosidades sobre o idioma materno e Libras com a ação educativa “Na Ponta da Língua”. Em parceria com o Museu da Língua Portuguesa, a atividade lúdica será realizada das 12h às 13h.

 

Nesta edição, o evento apresenta o tema “Librário”, convidando o público surdo e ouvinte para uma atividade com jogos educativos para conhecer e explorar a Língua Brasileira de Sinais (Libras), em celebração ao seu reconhecimento como meio legal de comunicação e ao Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro.

 

Dia Nacional do Surdo
O Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. A data é importante para divulgar a necessidade da inclusão das pessoas surdas, seja no mercado de trabalho, no convívio cotidiano, na mídia e na regulamentação de políticas públicas que beneficiem quem convive com a surdez.

A escolha do dia 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

 

As 57 estações das cinco linhas da CPTM contam com a plataforma digital ICOM para atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) desde janeiro de 2024, permitindo a triangulação entre o passageiro surdo, empregado da CPTM e um intérprete de Libras por meio de videochamada, viabilizando a comunicação entre o passageiro e o colaborador.

 

Ações de cidadania
A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção do bem-estar de seus passageiros.

 

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.858 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

 

Serviço
Ação “Na ponta da Língua”, parceria com o Museu da Língua Portuguesa
Local: Saguão principal da Estação da Luz – Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e serviço Expresso Aeroporto
Data: Sexta-feira, 27 de setembro
Horário: das 12h às 13h


Sair da versão mobile