Ícone do site Dica de Teatro

Espetáculo “Tropeço – de volta às origens”, da Tato Criação Cênica, acontece em Ouro Preto e em Belo Horizonte, dias 13 e 15 de setembro

Tato Criação Cênica realiza turnê do projeto “Tropeço – de volta às origens”, em BH e em Ouro Preto, 

em Minas Gerais, e nos estados Ceará e Piauí

 

A peça de animação para adultos, que retrata o amor e outras temáticas relacionadas à velhice, é gratuita e acontece nos dias 13 e 15 de setembro, na Casa da Ópera, em Ouro Preto, e no Galpão Cine Horto, em BH. A turnê celebra os 20 anos da companhia e também conta com a realização de uma oficina em Ouro Preto.

A Tato Criação Cênica (Curitiba/Brasília), realiza, em Minas Gerais, nas cidades de Ouro Preto e Belo Horizonte, e nos estados Ceará e Piauí, o projeto “Tropeço 20 anos – de volta às origens”, composto por apresentações do espetáculo e a oficina “Dramaturgia Física no Teatro de Animação”. Em Ouro Preto, a peça será encenada no dia 13 de setembro, às 20h, na Casa da Ópera. Em Belo Horizonte, o espetáculo acontece no dia 15 de setembro, às 19h, no Galpão Cine Horto, na Região Leste da cidade. Com direção conjunta e elenco composto pelos atores-manipuladores Katiane Negrão e Dico Ferreira, “Tropeço” recria, através das mãos dos atores, o cotidiano de duas idosas que vivem juntas. O espetáculo conta com audiodescrição ao vivo e os ingressos são gratuitos. Mais informações em https://www.instagram.com/tatocriacaocenica.

 

A oficina “Dramaturgia Física no Teatro de Animação” será ministrada no dia 12 de setembro, às 14h, na Fundação de Arte de Ouro Preto (UFOP). A oficina, para jovens e adultos, apresenta técnicas corporais, jogos teatrais e conta com intérprete de Libras. Para participar, os candidatos devem preencheer uma ficha de inscrição on-line.

 

Em um cenário à luz de velas, a peça “Tropeço” aborda temáticas como amor, solidão, divertimento, lembranças e pequenas relações do cotidiano das duas idosas em um ambiente minimalista, repleto de detalhes delicados, adequado para a atuação e exibição do virtuosismo dos atores. Pequenos baús se transformam em mesas, cadeiras e cenário de uma história focada, principalmente, na valorização da relação de amor independente de gênero e de idade. O texto verbalizado dá lugar aos sons da cena, ao movimento do corpo e abre a dramaturgia para interpretação do público.

 

Formada em 2004 com a estreia do espetáculo “Tropeço em Ouro Preto” pelos artistas Katiane Negrão e Dico Ferreira, a Tato Criação Cênica está prestes a completar 20 anos de atividades ininterruptas e já realizou mais de mil apresentações em 10 países e em três continentes como Ásia, Europa e Américas.

 

O projeto “Tropeço 20 anos – de volta às origens” foi fomentado pela Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz 2023 e conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Funarte.

 

Concepção Cênica 

O espetáculo “Tropeço” é parte de uma pesquisa em dramaturgia física, a fragmentação de parte do corpo que ganha personalidade através do movimento. Essa linguagem é continuidade e junção dos trabalhos corporais desenvolvidos pelos integrantes da companhia nas áreas de teatro, dança contemporânea, mímica e teatro de formas animadas. Sob autodireção, toda a estrutura cênica foi concebida com simplicidade de modo a valorizar os movimentos das personagens, pois todo o roteiro é compreendido através de suas ações e onomatopeias, sem a utilização de palavras.

“Tropeço” pretende estimular a imaginação do espectador ao recriar, na visão de duas mãos, a imagem de um ser inteiro. A peça tem como proposta tratar a velhice de forma não convencional por meio de uma dramaturgia aberta, na qual o espectador faz sua própria leitura.

Sinopse 

Tropeço quer dar vida ao simples. Sobre uma mesa, com baús e alguns pequenos objetos cria-se um mundo onde dois atores manipuladores e suas mãos dão vida a duas personagens: duas velhas que moram juntas. Partindo da costumeira visão que temos da velhice, mostra-se sua solidão e as pequenas ações rotineiras, criando um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade em mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram.

 

Sobre a oficina

A oficina “Dramaturgia Física no Teatro de Animação” inclui técnicas de respiração, flexibilização, aquecimento das articulações, alinhamento, integração corpo/mente e técnicas vocais, além de jogos teatrais, técnicas de animação corporal, mímica e improvisação de cenas para a criação de roteiros. O objetivo é oferecer aos participantes técnicas básicas do teatro de animação corporal, capacitando-os a criar personagens e improvisar cenas com foco na construção de pequenos roteiros físicos.

 

A oficina visa preparar os participantes com aquecimento corporal, exercitar a atenção e percepção coletiva, criar personagens com as mãos e adereços, e improvisar cenas na relação de dois personagens. O público-alvo são jovens e adultos a partir de 15 anos, preferencialmente com alguma experiência teatral, incluindo grupos de teatro locais, profissionais ou amadores, bonequeiros e estudantes da área. A seleção será feita via formulário de inscrição com carta de interesse online. Vinte por cento das vagas serão reservadas para pessoas trans e travestis.

 

Tato Criação Cênica

Formada em 2004 com a estreia do espetáculo “Tropeço em Ouro Preto”, em Minas Gerais, pelos artistas Dico Ferreira e Katiane Negrão, a Tato Criação Cênica está prestes a completar 20 anos de atividades ininterruptas. A Tato mantém diversas obras em seu repertório e, devido à linguagem desenvolvida e às especialidades de cada artista integrante, conta com um leque de oficinas que inclui manipulação, construção, dramaturgia, corpo e voz.

 

A Tato realizou algumas mostras independentes e participou de importantes projetos de circulação do país como SESC Palco Giratório (2010); SESI Bonecos SP (2009/2016); Geada no Cerrado – Intercâmbio Tato PR/DF/GO – FUNARTE – Edital Myriam Muniz (2011); Tropeço Norte – BR Distribuidora com patrocínio da Petrobrás e Lei Federal de Incentivo à Cultura (2014); circulação SESC PR (2011/2015); Projeto de Ocupação da Funarte DF (2015); Território Eixo Cerrado Paranoá Amazônico; Mostra Petrobrás no Itaú Cultural (2014) e no Teatro Dulcina/RJ (2015); Circuito SESI de Cultura- PR (2015), e Viagem Teatral SESI SP (2016). Nos últimos anos, a Tato Criação Cênica também fez outras parcerias, como participar do edital de residência artística de Vitória–ES (2014), convidados da Repertório Artes Cênicas e Cia., onde fez a orientação corporal nos exercícios pré-expressivos e na encenação na montagem de “Oración”, texto de Fernando Arrabal. Um dos convites mais inusitados foi a apresentação na abertura da exposição “O Mundo Maravilhoso das Marionetas do Oriente ao Ocidente”, em Macau, China (2012).

 

Prêmios

O espetáculo “Tropeço” já ganhou prêmios como Prêmio Gralha Azul de melhor espetáculo de 2008 pelo Centro Cultural Teatro Guaíra do estado do Paraná; Troféu Epidauro pelo Consulado da Grécia em XXX, Melhor espetáculo pelo júri especializado no Festival Internacional de Bonecos de Belo Horizonte de 2007; e Melhor direção, dramaturgia, iluminação e sonoplastia no Festival de Teatro de Campo Mourão de 2006. Eleito pelo público o melhor em sua categoria, espetáculo adulto, foi premiado na Fila do FILO-Londrina-PR em 2009; e recebeu o Prêmio do Júri de melhor espetáculo no Festival Internacional de Marionetas de Ovar (FIMO) 2017.

 

Ficha técnica Circulação MG

Coordenação Geral – Tato Criação Cênica

Gestão – Luciano Porto

Coordenação de Produção – Artur Cavalcante

Design Gráfico – Eduardo Santos

Oficinas – Dico Ferreira e Katiane Negrão

Divulgação em LIBRAS – Amanda Oliveira

Audiodescrição da divulgação – Rita Louzeiro

Produção local Belo Horizonte – Gi Milagres

Produção local Ouro Preto – Julliano Mendes

Assessoria de Imprensa – Helga Prado

Redes Sociais – Mariama Lopes

LIBRAS – Marisa Martinho

Audiodescrição – Vias Acessíveis

Consultor cego – Gabriel Aquino

Narração – Thaís Assis

 

SERVIÇO

Circulação do projeto “Tropeço 20 anos – de volta às origens, em Ouro Preto e BH

Datas de apresentação do espetáculo:

Dia 13 de setembro, às 20h, na Casa da Ópera, em Ouro Preto

Dia 15 de setembro, às 19h, no Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte

*O espetáculo conta com audiodescrição ao vivo

Classificação indicativa: 14 anos – adulto

Duração: 50 minutos

Ingressos gratuitos: https://www.sympla.com.br/evento/tropeco/2627844

 

Oficina “Dramaturgia Física no Teatro de Animação”

Data: 12 de setembro, das 14h às 18h, na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP)
*A oficina conta com intérprete de LIBRAS


Público alvo:
Adultos e jovens (acima de 15 anos), preferencialmente com alguma experiência teatral. Tentaremos acionar nas cidades contempladas, os grupos de teatro existentes, de profissionais ou amadores, bonequeiros, assim como estudantes da área, seja a nível técnico ou acadêmico.

 

Carga horária: 4 horas/aula

Vagas: 20 (reserva de 25% para pessoas trans e travestis)

 

Inscrição na ficha on-line: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAxVU0Xa–G2_7PBvgiC-F_Ggkmt2r3PtL9uIxBD4dNeDdvw/viewform

 


Sair da versão mobile