Ícone do site Dica de Teatro

Espetáculo teatral “Você Não Está Sozinho” discute o tema Setembro Amarelo

Espetáculo teatral “Você Não Está Sozinho” discute o tema Setembro Amarelo

 

Peça aborda a prevenção ao suicídio na juventude

 

Dia 10 é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Os números são alarmantes e estão crescendo principalmente entre os jovens. Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), divulgados pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, mostram que entre 2016 e 2021, as taxas de mortalidade por suicídio entre adolescentes aumentaram mais de 40% dos 10 aos 19 anos. Desde 2018 um projeto é realizado dentro das escolas com o objetivo de abordar o assunto. A peça teatral “Você não está sozinho” fala de maneira sensível e profunda a relevância do cuidado e do diálogo para falar sobre o tema. O elenco é formado pela atriz Carolina Barbato e pelo ator Filipe Neri.

 

A peça, que atualmente faz parte do projeto Atitude Positiva do SESI FIRJAN e tem visitado escolas estaduais no Rio numa parceria com a Secretaria Estadual de Educação, é uma produção da Cia Teatral Ensinoemcena, que há 20 anos realiza espetáculos destinados à infância e juventude. Criada em 2004 por Francis Ivanovich, a Cia. Teatral realiza apresentações em escolas, empresas, espaços culturais, teatros e comunidades.

 

Para o diretor Francis Ivanovich, o espetáculo “Você não está Sozinho”, escrito por ele, configura-se como uma poderosa ferramenta de comunicação, especialmente dirigida a jovens estudantes que devem receber apoio, afeto e compreensão. “Em um mundo onde o tema ainda é rodeado de tabus e complexidades, em que as redes sociais estão contribuindo, infelizmente, para o agravamento do problema, esta peça se destaca como uma iniciativa vital”, diz.

 

O texto, que se revelou um desafio árduo tanto em sua concepção quanto em sua representação cênica, utiliza, por exemplo, o universo do tênis como um dos elementos para explorar a temática. “Foi um texto bem difícil de escrever e criar cenicamente, pois trata de um tema ainda tabu para a sociedade e de complexa abordagem. Recorri até ao ritual de uma partida de tênis para falar em cena sobre a temática, afirma Francis Ivanovich.

 

Francis conta que a ideia do tênis era rebater em palavras que agridem, como se fosse para jogar longe aquilo que incomoda. “Tem uma cena que a bolinha é uma fofoca na rede num grupo de WhatsApp, quando um ator joga a bola para o outro é como se estivesse enviando uma mensagem, uma fofoca, uma intriga, o jogador que recebe, não aceita a bola e sai do jogo, sai do grupo, a plateia aplaude”, conta, acrescentando que o bullying é um dos maiores geradores da automutilação e até suicídio entre jovens.

 

A Cia Teatral Ensinoemcena possui em seu repertório peças que abordam além da prevenção ao suicídio, temas como bullying, relações familiares, drogas e também assuntos ligados a literatura e poesia, sempre com o objetivo de fazer ‘um teatro que faz pensar’.

 

A Cia. Teatral está aberta a escolas, particulares ou públicas, para discussões de temas importantes e relevantes para os jovens. As instituições que queiram contratar as apresentações podem entrar em contato pelo e-mail frankfurtproducoes@gmail.com, pelo link: @frankfurtproducoes ou pelo WhatsApp: (21) 99203-7651.

 

Setembro Amarelo

 

Identificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo, o ‘Setembro Amarelo’ tem por objetivo impulsionar a conscientização popular quanto a necessidade de buscar ajuda em momentos de crise.

 

De acordo com pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, mais de 700 mil suicídios foram registrados em todo o mundo, sem contar os casos subnotificados, que se incluídos, totalizariam mais de 1 milhão. No Brasil, aproximadamente 14 mil casos são registrados anualmente, o que equivale a uma média de 38 suicídios por dia.

 

Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), divulgados pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, mostram que entre 2016 e 2021, as taxas de mortalidade por suicídio entre adolescentes aumentaram. Na faixa etária de 15 a 19 anos foram 49,3%, alcançando 6,6 por 100 mil, e 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, atingindo 1,33 por 100 mil. Já entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a 4ª causa de morte segundo o anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado ano passado.

 

Ficha Técnica:

Cia Teatral Ensinoemcena

Texto, direção e música: Francis Ivanovich

Atores: Carolina Barbato e Filippe Neri

Produção: Filippe Neri

 

Trechos da peça em: https://www.youtube.com/watch?v=QdawEb4xPT8&feature=youtu.be


Sair da versão mobile