Ícone do site Dica de Teatro

Espetáculo “O Sonho Americano” estreia com sessões esgotadas em São Paulo

Fotos Lavínia Fernandes

Espetáculo “O Sonho Americano” estreia com sessões esgotadas em São Paulo

 

A Cia Teatro dos Ventos estreia com sessões esgotadas o espetáculo “O Sonho Americano”, de Luiz Carlos Checchia, no Teatro Studio Heleny Guariba, na Praça Roosevelt, em São Paulo, em curta temporada. Os ingressos estão à venda pela Sympla.com.

 

“O Sonho Americano” é ambientado no Brasil, nos anos 1970, no auge do endurecimento da ditadura militar. A peça revela aspectos da nossa sociedade hoje e emoções tais quais insegurança, medo e o desamparo, além das reações possíveis quando a pequena burguesia se vê numa situação crítica.

 

A história começa com a inesperada visita de Bento à sua tia, Antônia, e sua prima Beatriz. O rapaz é recém ingresso na luta armada, todavia, fracassa a sua primeira atuação contra repressão e ele precisa de um lugar para passar a noite até que seu grupo possa organizar sua fuga. Bento tem a mesma idade que Beatriz, tendo sido adotado quando ainda tinha sete anos. Assim, ambos cresceram muito próximos, como se fossem irmãos.

 

É por isso que Bento, mesmo que chegando inesperadamente e numa situação tão delicada, é muito bem recebido por ambas. As horas que passam juntos servem como um mergulho em memórias de família, conversas acerca da ditadura e expectativas para o futuro do Brasil. Mas, em algum momento, Beatriz recebe a informação de que foi aprovada para sua desejada pós-graduação em Harvard, e então tudo muda. Ela teme que a presença de um “subversivo” em sua casa possa prejudicá-la, e assim, ela é capaz de tudo, inclusive denunciar seu próprio primo.

 

Essa é a premissa de “O Sonho Americano”, que embora ambientada no início dos anos de 1970, estabelece conexões entre aquele período e tantos fatos atuais do Brasil.

 

Além do texto, Luiz Carlos Checchia assina também a direção do espetáculo que tem no elenco os atores Camila Costa Melo, Cristina Bordin, Flávio Passos, Gabriel Santana e Ruben Pignatari.

 

O espetáculo está em cartaz em curta temporada, aos sábados e domingos, no Teatro Studio Heleny Guariba, em São Paulo.

 

Ficha técnica:

Texto e direção: Luiz Carlos Checchia

Realização:  Cia Teatro dos Ventos

Elenco: Camila Costa Melo, Cristina Bordin, Flávio Passos, Gabriel Santana e Ruben Pignatari.

Luz e som: Iohann Iori

Produção: Lavinia Fernandes

Assistentes de Produção: Aline Castilho, André Pignatari e Lígia Gurgel.

 

Serviço:

“O Sonho Americano”

Curta temporada

Até 27/10 (exceto 27/09 e 28/09)

Sábados às 20h e domingos às 19h

Teatro Studio Heleny Guariba – Praça Franklin Roosevelt, 184 – República, São Paulo – SP

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$20,00 (meia)

Link de compra de ingressos:  www.linklist.bio/CiaTeatrodosVentos

Ou pela Sympla: https://www.sympla.com.br/eventos?s=%20Sonho%20Americano

Classificação etária: 14 anos

Lotação: 60 lugares

Duração: 100 minutos

 

Cia Teatro dos Ventos

Formada no ano de 2000. Em 2001 se constitui como grupo autônomo de pesquisa teatral cujas principais características são a busca pela teatralidade, o compromisso crítico, o olhar sobre as questões históricas por um recorte materialista histórico e, sobretudo, as ininterruptas pesquisas acerca das técnicas e estéticas teatrais.

 

O Dramaturgo

Luiz Carlos Checchia é dramaturgo, diretor teatral e historiador. Desenvolve quase todos os seus trabalhos junto à Cia Teatro dos Ventos, grupo que fundou na cidade de Osasco, em 2000. Em 2022, a prestigiada Giostri Editora, especializada em livros de pesquisa teatral e dramaturgia, selecionou a peça teatral Brasil: Ano Zero para o seu selo Dramaturgia Nacional. Escreveu e dirigiu peças e roteiros para audiovisual, dos quais se destacam: Caso 122; Ainda Temos Tempo, Mas É Pouco; Notícias do Amanhã, Txai, Irmãos do Tempo e da Terra; Balaio Liberta; A Menina e o Livro; O Preço do Feijão; Máquinas Paradas; A Verdadeira História da Guerra de Tróia e outras. Também dirigiu textos de Gil Vicente, Brecht e Shakespeare. A convite, dirigiu a Cia Letra Jovem nos espetáculos Til e Memórias de Um Sargento de Milícias, e o espetáculo musical Elementos Brasil, com o Madrigal Voz Ativa.


Sair da versão mobile