Vencedor do Prêmio Sinparc de Artes Cênicas de Melhor Espetáculo de Comédia e Melhor Ator de Comédia (Thomaz Cannizza), com indicações a Melhor Texto Inédito e Melhor Atriz (Malu Falabella), o trabalho, que desde a estreia em 2017 conquistou o público belo-horizontino, chega a 50 apresentações em sua 10ª temporada na capital.
O premiado “Fred & Laura”, da Plataforma Ato Junto, entra em cartaz na 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte. Embalado por canções de jazz das décadas de 1940 e 1950, o espetáculo mergulha na vida de dois jovens que saem da casa dos pais para perseguirem seus próprios sonhos. A direção é do ator e diretor paulistano Thomaz Cannizza. No elenco, Bernardo Rocha, Igor Fonseca, Malu Falabella, Marina Tadeu e Thomaz Cannizza. As apresentações acontecem nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, terça, quarta e quinta, às 20h, na Sala João Ceschiatti do Palácio das Artes. Ingressos a partir de R$25 nos postos do Sinparc, no site e aplicativo Vá ao Teatro (compre aqui), ou na bilheteria do teatro. A produção e realização são da Ato Junto. Mais informações: @atojunto.
“Na 50ª edição da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, vamos chegar ao marco de 50 apresentações. Sabe-se lá quantas pessoas já assistiram! São os encontros com cada espectador que fazem o trabalho se refrescar e envelhecer bem”, comenta Thomaz Cannizza. Segundo o ator, a comédia costuma sofrer com a passagem de tempo, ficar datada, antiquada, ou até mesmo ofensiva. “Toda temporada é uma conquista. Estrear é fácil, o difícil é permanecer em cartaz”, afirma.
Desde a primeira apresentação, o “Fred & Laura” sobrevive sem patrocínio. Para Thomaz, o segredo está na combinação de fatores. “Sempre fomos um projeto independente. O espetáculo segue vivo pelas pessoas envolvidas nele e pela presença de espectadores que conquistamos a cada temporada, nesses últimos anos, e que sempre voltam ao teatro porque querem estar ali com a gente. Também exploramos, em cena, um riso que observa a ‘vida-como-ela-é’ e mira em questões que são próprias do ser humano em qualquer época”, contextualiza.
Como um álbum de fotografia, a trama de “Fred & Laura” é uma compilação de instantes vividos pelos personagens, desde os tempos universitários, em que moravam sob o mesmo teto, até quando as manobras da vida os obrigam a seguir por caminhos diferentes. Responsável também pela dramaturgia, Thomaz conta que a inspiração para o texto nasceu de conversas de Facebook, entre 2011 e 2015. “É autobiográfico no sentido de que eu escolhi escrever sobre assuntos que estavam me afligindo na época. Comecei a pesquisa num processo de leitura de todo meu arquivo de conversas virtuais que mantive com uma amiga de longa data, por quatro anos. No fim das contas, a gente escreve sobre o que a gente sabe, né?”, conta.
Em “Fred & Laura”, a mescla de comédia e drama conduz o público a refletir sobre os laços afetivos que são abalados e ressignificados ao longo da vida de qualquer pessoa. A passagem do tempo nos encontros e desencontros dos protagonistas é o mote para a dramaturgia, que apresenta estrutura fragmentada, com reflexões sobre a vida e a existência humana. “Adoro tramas que me acolhem e me guiam com certa verossimilhança, porque gosto da identificação que posso ter assistindo a uma peça de teatro. Não por acaso, temos um primeiro ato tão quadrado, quase sitcom, televisivo. Mas a teatralidade é um parque de diversões e é irresistível não querer bagunçar um pouco da estrutura, afinal, a vida é assim”, explica.
A música em “Fred & Laura” leva o espectador a atmosferas distintas. O estilo escolhido para o percurso foi o Jazz. “É o gênero musical da improvisação! Ele desafia a métrica tradicional, a matemática musical. Tem um temperamento mais difícil de adestrar. E isso me pareceu ser o universo sonoro perfeito para abraçar um espetáculo que fala sobre a imprevisibilidade da vida”, explica. Em determinado momento da peça, os protagonistas cantam ao vivo com uso de microfones. Thomaz Cannizza também toca Clarinete. “É quando a música assume o comando porque as palavras apenas ditas não dão conta do que se quer expressar, como no teatro musical”, completa.
Ao conectar diferentes públicos e linguagens, o espetáculo “Fred & Laura” aparece como uma renovação na atual cena teatral de BH, polarizada entre espetáculos de caráter mais experimental, realizados por grupos de pesquisa continuada, e trabalhos mais comerciais, entre os quais se destacam principalmente as comédias.
Ficha Técnica
Direção e dramaturgia: Thomaz Cannizza
Elenco: Bernardo Rocha, Igor Fonseca, Malu Falabella, Marina Tadeu e Thomaz Cannizza
Figurino e caracterização: Concepção coletiva
Cenografia: Concepção coletiva
Iluminação: Geraldo Saldanha
Sonoplastia: Thomaz Cannizza
Operação de luz e som: Aléxia Rinco e Geraldo Saldanha
Assessoria vocal de atores: Isabela Arvelos
Design gráfico: Pedro Carvalho
Fotografias: Igor Cerqueira
Assessoria de imprensa: Rizoma Comunicação e Arte
Produção e realização: Ato Junto
Ato Junto
ATO JUNTO é uma plataforma de criação e produção artística, idealizada e dirigida por Thomaz Cannizza, ator e produtor de Belo Horizonte. Articulada de forma coletiva, sua livre transição de integrantes é ditada pela possibilidade de uma pluralidade de projetos a serem incubados. Em 2019, o primeiro espetáculo da plataforma, Fred & Laura, foi contemplado com dois prêmios: Prêmio Copasa Sinparc de Artes Cênicas nas categorias Melhor Ator de Comédia e Melhor Espetáculo de Comédia. O espetáculo já passou também pelo FESTITA – Festival de Teatro de Itaguara, em 2018, e em 2023, fizemos nossa estreia fora de Minas Gerais no Festival de Curitiba. A segunda montagem da plataforma é espetáculo cênico-digital Tudo que eu queria te dizer mas não vou (2021), dirigido por Ana Regis.
SERVIÇO
Espetáculo FRED & LAURA da Plataforma Ato Junto na 50ª Campanha de Teatro e Dança
28, 29 e 30 de janeiro de 2024
Terça, quarta e quinta, às 20h
Local: Sala João Ceschiatti do Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Ingressos promocionais a R$25
nos postos do Sinparc, no Site e Aplicativo Vá Ao Teatro e na bilheteria do teatro.
https://www.vaaoteatromg.com.
Mais informações: @atojunto