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Espetáculo CATÁBASE EM 5 SONHOS

Solo de Andrea Tedesco com direção de Marcos Gomes cumpre nova temporada no Teatro Arthur Azevedo e circula por mais dois teatros distritais.

A temporada vai até 25/09

 

 

Catábase: palavra de origem grega que significa descida ao mundo dos mortos, descida ao inferno. Em medicina, pode significar a fase de declínio de uma doença.

No solo Catábase em 5 Sonhos, a atriz Andrea Tedesco, parte do relato de perdas pessoais para explorar as contradições no modo como nos relacionamos com a morte. O espetáculo, que fez em julho sua primeira temporada no CCSP, tem direção de Marcos Gomes e depois de participar da 3ª Mostra Segundas de Solo faz circulação nos teatros distritais de São Paulo.

Catábase em 5 Sonhos investiga o tema da morte, misturando biografia com ficção, a partir de duas perguntas urgentes propostas pelo filósofo trans espanhol Paul B. Preciado: “Como viver com os mortos?” e “Como viver com os animais?”.

A abordagem da peça não se detém ao viés existencial ou ao caráter pessoal da história autobiográfica narrada pela atriz, mas é uma tentativa de extrapolar esses âmbitos ao se propor a dialogar com as perguntas de Preciado, no contexto de crise antropocêntrica que vivemos.

O trabalho é resultado da pesquisa que a atriz, performer e pesquisadora Andrea Tedesco desenvolve desde 2019, relacionando os Estudos Críticos Animais ao campo das Artes Cênicas.

O solo Catábase em 5 Sonhos faz parte do projeto de mesmo nome contemplado pela 18ª edição do Prêmio Zé Renato, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Sobre Andrea Tedesco

Andrea Tedesco é atriz, performer, produtora e arte-educadora. Atualmente é mestranda do Instituto de Artes da UNESP, na área de Estética e Poéticas da Cênicas, com o projeto, Relações Interespecíficas na Cena Contemporânea no Contexto de Crise Antropocêntrica.

Atuou em mais de 30 peças de grupos de teatro da cena paulistana, entre eles: OPOVOEMPÉ, Folias D’Arte, Velha Companhia, Cia. Provisório Definitivo, Phila7 entre outros.

Em parceria com OPOVOEMPÉ fez: “Na Polônia, Isso é Onde?” (Exposição Tadeuz Máquina Kantor – Sesc Consolação); “Arqueologias do Presente – A Batalha da Maria Antônia” (Circuito TUSP); “O Espelho, Uma Contemplação da Vida e da Finitude” (SESC Belenzinho); e as intervenções “Pausa Para Respirar” e “Possíveis Janelas Para Ver o Tempo Correr” (SESC Belenzinho e outros). Também participou junto ao coletivo OPOVOEMPÉ do documentário “Cena Inquieta”, produzido pelo SESC.

Em parceria com Lucas Mayor e Marcos Gomes fez, entre outras, “Edifício” (2022/23), indicada ao Prêmio Deus Ateu na categoria Melhor Elenco. A peça “Humilhação”, contemplada pelo Prêmio Zé Renato e indicada como uma das melhores peças de 2021 pelo crítico José Cetra.

Ainda vale citar a parceria com a dramaturga e poeta, Carla Kinzo, ao protagonizar sua peça, “A Mulher Que Digita”, vencedora do Prêmio Dramaturgia para Pequenos Formatos do CCSP e dirigida por Isabel Teixeira. Ainda em parceria com Carla Kinzo (desta vez, atuando) e com Marcos Gomes (na dramaturgia), dirigiu a peça “Origem Destino”, indicada na categoria de Melhor Espetáculo de Rua pelo Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, em 2012.

Atuou na obra radiofônica de Nuno Ramos, “24 horas111”, veiculada pela Móbile Rádio na 30a. Bienal de São Paulo e em quatro longas-metragens do diretor Ugo Giorgetti: “Uma Noite em Sampa” (indicação de Melhor Atriz pelo Cine Sesc), “Cara ou Coroa”, “Paredes Nuas” e “Boleiros 2”, pelo qual foi indicada a melhor atriz coadjuvante pelo Prêmio Qualidade Brasil de Arte e Cultura.

 

 

Sobre Marcos Gomes

Doutor em Artes da Cena na UNICAMP, Mestre em Artes Cênicas pela UNESP e Bacharel em Ciências Sociais pela PUC-SP. É também dramaturgo, ator e diretor. É fundador do espaço Garganta em sociedade com o dramaturgo Lucas Mayor, com quem mantém o Grupo II de teatro.

É coautor junto com Carla Kinzo da peça Caro Kafka, encenada pelo Grupo Elevador de Teatro Panorâmico no SESC Bom Retiro em 2022 – trabalho pelo qual recebeu o prêmio APCA de Melhor Livre Adaptação na categoria Teatro Infantil. Escreveu Ela não está, Motel Rashomon, Origem Destino, entre outras peças. Em parceria com Lucas Mayor encenou Edifício (2022), Humilhação (2021), Corpo (2020), Malditos (2020), Ao Vivo (2019), Nem isso Nem aquilo (2019), Interiores (2018), Separações (2015) e Ondas Curtas (2015).

Ficha Técnica

Concepção, Dramaturgia e Atuação: Andrea Tedesco

Direção: Marcos Gomes

Assistente de Direção: João Pedro Ribeiro

Cenário, Figurino e Artes Gráficas: Renan Marcondes

Trilha Sonora e operação de som: Pedro Canales

Iluminação: Matheus Brant

Assistência e operação de luz: Leticia Nanni

Fotografia e Vídeo: Halei Rembrandt

Assistentes de Produção: Marcelo Leão

Produção: Anayan Moretto

 

Sinopse

Em cena, a atriz conduz o público por narrativas oníricas e rituais psicomágicos, percorrendo uma trajetória funerária.

Diante da morte do seu tio, a atriz se vê na rodoviária de Curitiba tentando voltar para São Paulo com quatro urnas funerárias – uma da sua avó, outra do seu tio, e mais outras duas de pessoas desconhecidas, das quais ela não sabe nem os nomes. Ela só intui, pelo peso das urnas, o tamanho que essas pessoas tinham enquanto vivas. Ela não possui os documentos e nem uma mala adequada para carregá-los. No entanto, carrega-os de modo improvisado, inadequado. Esses mortos anônimos, esse excesso e a materialidade das cinzas permitem que a peça faça o trânsito do âmbito privado para o coletivo.

 

 

 

Serviço

TEATRO ARTHUR AZEVEDO – Sala Multiuso

DATAS: 06 a 22 de setembro de 2024

HORÁRIOS: Sextas e Sábados às 20h; Domingos às 18h

VALOR DO INGRESSO:  Gratuito – Presencial

Retirada de ingressos 1 hora antes do espetáculo ou

VIA SYMPLA: https://www.sympla.com.br/produtor/catabase

 

SESSÃO EXTRA: 19 de setembro – Quinta às 20h

ENDEREÇO: Av. Paes Leme, 955 – Mooca

TELEFONE: (11) 26058007

Possui estacionamento e acesso para deficientes.

 

TEATRO ALFREDO MESQUITA

DATAS: 18 de setembro de 2024

HORÁRIOS: Quarta às 21h

VALOR DO INGRESSO:  Gratuito – Presencial

Retirada de ingressos 1 hora antes do espetáculo

ENDEREÇO: Av. Santos Dumont, 1770 – Santana.

TELEFONE: 2221-3657

Possui estacionamento e acesso para deficientes.

 

TEATRO CACILDA BECKER

DATAS: 25 de setembro de 2024
HORÁRIOS: Quarta às 21h
VALOR DO INGRESSO:  Gratuito – Presencial
Retirada de ingressos 1 hora antes do espetáculo
ENDEREÇO: Rua Tito, 295 – Lapa

TELEFONE: 3864-4513

Não possui estacionamento

Possui acesso para deficientes


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