Prazo termina no dia 18 de fevereiro para as duas modalidades
A Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André deu início ao período de inscrições do processo seletivo para composição do quadro de aprendizes dos Núcleos de Pesquisa 2025 e também para os interessados em participar dos Terreiros de Estudo da ELT.
As inscrições, que deve ser feitas até 18 de fevereiro, bem como as convocatórias com as informações detalhadas sobre as formações, estão disponíveis no portal CulturAZ, no link https://bit.ly/terreiroselt2025 para os Terreiros de Estudo, e no link https://bit.ly/nucleosELT2025 para os Núcleos de Pesquisa.
Estão disponíveis 200 vagas para dez Núcleos de Pesquisa. As opções são: Circo e teatro físico; Núcleo de iniciação teatral; Núcleo de direção teatral; Núcleo teatro e rua: mundo em cena; Núcleo de pedagogia teatral para infância e adolescência; Estudo crítico das políticas públicas em cultura; Núcleo de dramaturgia; Núcleo de experimentação de teatro para a infância; Núcleo de máscara e Núcleo de outras sonoridades: oralidades musicais.
Para participar é preciso ter mais de 18 anos. O processo seletivo é composto por duas etapas. A primeira baseada na análise das informações artísticas enviada pelos candidatos, e a segunda composta por encontro entre candidatos e orientadores de cada núcleo, no Teatro Conchita de Moraes, no bairro Santa Teresinha.
As atividades da ELT, em 2025, ocorrerão no Teatro Conchita de Moraes, (Praça Rui Barbosa, 12, Santa Teresinha) e no equipamento A CASA (Avenida Industrial, 1.740 – Centro).
Terreiros de Estudo – As inscrições estão abertas para dois Terreiros de Estudo, também com 20 vagas cada um. Os Terreiros de Estudo têm como referência a etimologia da palavra “terreiro”, ou seja, “relativo à terra e ao solo”. Os Terreiros de Estudo da ELT são, portanto, territórios autônomos de encontro e pesquisa em teatro, que se propõem a criar um espaço de convívio e de socialização do conhecimento.
No projeto pedagógico de 2025, os Terreiros de Estudo cumprem o papel de abrir as portas da ELT para a comunidade. A turma de quarto ano da formação da Escola terá a oportunidade de compartilhar seu processo criativo com estudantes e artistas matriculados nos Terreiros. Ou seja, estes espaços de pesquisa artística farão parte da grade curricular do quarto ano do curso regular da ELT.
Os temas dos Terreiros de Estudo deste ano são Atuação: texto, contexto e leitura de mundo, e Musicalização e tambores como forma de expressão.
A Escola Livre de Teatro de Santo André, equipamento da Secretaria de Cultura, é um centro de formação, pesquisa e experimentação das linguagens teatrais de acesso público e gratuito. Criada em 1990, sua pedagogia é baseada em processos de pesquisa em que se propõe um caminho de construção da liberdade artística através de vivências teatrais que buscam relações de aprendizado horizontais, focadas em trajetórias artísticas comprometidas com o pensamento e a prática coletivos.
-| Texto: Paola Zanei