Ícone do site Dica de Teatro

Diversão em Cena – Ítaca – Belo Horizonte – 1 e 3 de novembro de 2024

Espetáculo “Ítaca” de André Andreucetti (ex-Cirque du Soleil) chega, pela primeira vez, a BH fechando a temporada 2024 do Diversão em Cena

Construído durante a pandemia, trabalho mistura em cena técnicas do circo e da palhaçaria, para narrar a história de um valente pescador que cruza o oceano. Um espetáculo poético, divertido e emocionante, que leva o público a refletir sobre temas como solidão, medo e destino.  Para público de todas as idades, a peça faz duas sessões, 1º e 3 de novembro, no Teatro Francisco Nunes.

Nos dias 1º e 3 de novembro, sexta e domingo, o Diversão em Cena fecha a temporada 2024 em Belo Horizonte com a peça “Ítaca”, que narra a história de um barco de mesmo nome, tripulado por um único, valente e pitoresco marinheiro, que cruza o oceano. No palco, o artista paulistano Thiago Andreuccetti – que já se apresentou entre 2018 e 2020, para mais de 1 milhão de pessoas no show Amaluna do Cirque du Soleil, na turnê pelas Américas do Sul e do Norte -, leva para a cena uma mistura de palhaçaria com técnicas do circo inéditas no Brasil, como o Mastro Cubulto, para abordar temas universais: solidão, medo e destino. O espetáculo pode ser visto sexta, 20h, e domingo, 17h, no Teatro Francisco Nunes. 

A entrada é gratuita com retirada pelo sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/99602.A classificação indicativa é 6 anos. A peça tem 50 minutos de duração, classificação etária de 6 anos e é gratuita. Promovido pela Fundação ArcelorMittal há 14 anos, o Diversão em Cena é o maior programa de formação de público de teatro infantil do país.

Em “Ítaca”, uma implacável tempestade muda o rumo da aventura. Barco e barqueiro são levados pela tormenta e encalham em uma ilha deserta. Ali, a urgência da vida se traduzirá em cada gesto, cada rabugice e cada sonho. Com humor sensível e técnica apurada, Ítaca é uma oportunidade para se divertir e refletir a partir dos desvios do destino. A peça é inspirada no poema “Odisseia”, escrito por Homero.

Ítaca começa a ser concebido na pandemia

Thiago começou a treinar mastro com os artistas e técnicos na lona do Cirque du Soleil entre um show e outro e em pouco tempo já dominava os princípios básicos da técnica. Em 2019 fez contato com um artista na França que trabalhava em um aparelho novo: O Mastro Culbuto. Uma mistura de Mastro Chinês com o que conhecemos aqui no Brasil como João Bobo. O aparelho ainda inédito no Brasil lembra muito os movimentos de um barco. Em 2020 veio a pandemia e Thiago retornou ao Brasil com o objetivo de produzir uma peça teatral que reunisse técnicas de Palhaçaria e o Mastro Culbuto em torno da história de um pescador que está à deriva no meio do oceano. Contemplado com o Fomento ao Circo e na companhia de grandes profissionais, o espetáculo Ítaca estreou em 15 de Julho 2022 no Teatro Alfredo Mesquita em São Paulo

 

Sobre Thiago Andreuccetti

artista e criador Thiago Andreuccetti é um artista brasileiro que trabalha desde 2033 misturando técnicas de teatro físico como Commedia dell’arte, Mímica Corporal Dramática, Mimesis Corpórea e Mastro Chinês. Formou-se ator em 2006 pela Fundação das Artes, São Caetano do Sul, estudou técnicas de teatro direcionadas ao corpo como ferramenta de expressão com Esio Magalhaes, Tiche Viana, Bete Dorgam, Aziz Gual, Eduardo Okamoto, Luciano Draetta, Mario Bolognesi, Claudio Carneiro e Andre Casaca. Atuou em mais de 20 peças sendo dirigido por Francisco Medeiros, Hugo Possolo, Cris Lozano, Fernando Escrich e Ricardo Karman. Em 2018 passa a integrar o casting do Cirque du Soleil como o personagem Tito no show Amaluna, onde ficou até seu encerramento em março de 2020. Já se apresentou no Chile, Peru, Colômbia, Equador, Canadá e Estados Unidos para um público de mais de um milhão de pessoas.

 

SERVIÇO | DIVERSÃO EM CENA

Ítaca (Thiago Andreuccetti)

Belo Horizonte

1ª sessão 1 de novembro, sexta-feira, às 20h

2ª sessão: 3 de novembro, domingo, às 17h

Local: Teatro Francisco Nunes

Endereço: Parque Municipal Américo Renné Giannetti: Av. Afonso Pena, 1.377, Centro, Belo Horizonte, MG.

Duração: 50 minutos.

Classificação: A partir de 6 anos.

Retirada gratuita de ingressos no Sympla

 

Acesso e formação de público

Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua com a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em 14 anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 3 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1,3 milhão de pessoas.

 

Sobre a Fundação ArcelorMittal

A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.

 


Sair da versão mobile