Ícone do site Dica de Teatro

Dia da Criatividade: Economia Criativa brasileira emprega 7,4 milhões de pessoas

Especialista no assunto, professora Veronica Marques destaca que a inovação é uma postura interna que depende de cada um
O 17 de novembro é conhecido como Dia da Criatividade. A economia desse setor, nos últimos anos, tem transformado o ciclo de produção, distribuição e consumo de produtos e serviços no Brasil. O Fórum Econômico Mundial, em seu último relatório, sublinhou a importância crucial da criatividade como um dos principais impulsionadores da economia global. Mas, de acordo com a designer de Experiências e Mestre em Economia Criativa pela ESPM, Veronica Marques, não é preciso muito para fomentar a criatividade. “Não necessitamos buscar recursos externos para sermos criativos. A criatividade está dentro de cada um. É uma atitude que todos podem adotar”, afirma a especialista.
Como salienta Veronica, países e empresas que fomentam ambientes criativos e inovadores têm maior probabilidade de prosperar em um mundo em constante evolução. O Observatório Nacional da Indústria (ONI) apontou que mais de 1 milhão de novos empregos serão gerados pela Economia Criativa, no Brasil, até 2030. Já o IBGE, em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD contínua), apontou que a área já emprega 7,4 milhões de trabalhadores no Brasil. Segundo a ONU, as indústrias culturais e criativas produzem cerca de US$ 2,25 bilhões em receita, absorvendo, pelo menos, 29,5 milhões de empregos em todo o mundo.
Alinhada a essa visão, Veronica reforça que a criatividade não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma ferramenta essencial para enfrentar os desafios complexos do século XXI. “Ao reconhecermos e nutrirmos nossa criatividade inata, contribuímos não apenas para nosso desenvolvimento pessoal, mas também para o progresso global”, segundo a especialista. “Todo mundo é criativo, sem nenhuma dúvida, e usa a criatividade de maneiras muito diferentes. Precisamos ser criativos. Se você fez algo novo hoje, já está sendo. A criatividade e a inovação permeiam nosso dia a dia ” acrescenta a designer.
No espírito do Dia da Criatividade, Veronica, única brasileira integrante do “Bridge Builders Cohort: Curso de Lideranças para Mulheres”, realizado pela WFN nos Estados Unidos, aborda pilares fundamentais: “A curiosidade constante e a busca pelo aprendizado são essenciais em um mundo em constante evolução, onde as respostas certas não existem, apenas as melhores respostas adaptadas ao contexto”. Ela destaca a importância da imaginação, incentivando a prática de voltar a ser criança. “Dedicar tempo para imaginar é crucial em um mundo acelerado, onde a imaginação fértil é a base para a criação. Então, nessa data, eu te desafio a usar a sua criatividade “, finaliza.


Sair da versão mobile