Ícone do site Dica de Teatro

Cultura à distância: museus de SP registraram 13 milhões de visitantes virtuais em 2020

Online art gallery banner. Virtual museum in modern laptop isolated on white background. Online exhibition Tours, Internet technology. Home leisure on mobile devices. Web tourism Vector concept.

 

Ausência de filas e preços mais baixos fizeram com que mais pessoas pudessem aproveitar a vida cultural na capital paulista

 

(Crédito: iStock)

 

Atrações culturais em todo o país tiveram de fechar as portas a partir de março de 2020. Museus, lugares de exposições, peças de teatro e muitos outros centros culturais do país não puderam seguir com suas atividades, e, agora, quase um ano depois do primeiro fechamento, muitos desses lugares encontraram alternativas para continuar oferecendo diversão a seus públicos, mesmo quando eles não podem sair de casa.

 

Muitas das exposições e dos eventos programados para acontecer em 2020 tiveram de ser reinventados para poder migrar para ambientes online, seja para tornar a experiência dos visitantes algo memorável ou para conseguir se adequar aos novos formatos.

 

De acordo com dados da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, os museus do estado tiveram um recorde de visitantes online em 2020. No total, foram 13 milhões de pessoas que aproveitaram a pandemia para conhecer mais dos museus, sem precisar sair de casa.

 

Esse número expressivo de visitantes virtuais foi importante para mostrar que a criação de conteúdo para o público online é uma área que deve continuar em alta entre as instituições de cultura do estado. Isso permite que visitantes de outras cidades, estados e países possam aproveitar as atrações de diferentes regiões.

 

Exposições exclusivas para o público virtual

 

Além das exposições já programadas para os espaços físicos, alguns centros culturais conseguiram trazer aos visitantes algumas atrações exclusivas para o meio virtual. Assim, até mesmo quem já pôde aproveitar o que esses museus vinham trazendo ao público antes do fechamento conseguiu se divertir com novidades.

 

Um dos grandes exemplos é a Japan House São Paulo, um centro fomentador da cultura japonesa na cidade de São Paulo, que lançou um projeto especial para engajar seus visitantes com as redes sociais do espaço. O uso do ambiente online ampliou ainda mais as possibilidades da iniciativa, que tem como objetivo divulgar a cultura japonesa entre os brasileiros.

 

Lojas de souvenir se modernizaram

 

Até mesmo as lojas que vendiam lembrancinhas para os visitantes entraram nessa onda. Atualmente, é possível fazer compras online de materiais exclusivos, além de fazer downloads em alta qualidade das obras e outros conteúdos dos museus, para então fazer a revelação de fotos em diferentes tamanhos, podendo eternizar um pedaço do museu dentro de casa.


Sair da versão mobile