Ícone do site Dica de Teatro

CPT_SESC lança nova coleção com acervo histórico de “O Canto de Gregório” 

Primeiro espetáculo resultado do Círculo de Dramaturgia trata da angústia do homem moderno

 

O Canto de Gregório | Foto: Bob Sousa
 

 

A partir de 12 de setembro (quinta-feira), o espetáculo teatral O Canto de Gregório (2004) passa a integrar as Coleções e Acervos Históricos do CPT_SESC, realizado pelo Sesc Memórias, na plataforma do Sesc Digital.  

 

Fotos dos figurinos, feitas por Bob Sousa, após trabalho de higienização e reparos dos itens realizado pelo Sesc Memórias, fazem parte deste conjunto. Além disso, o conteúdo da 23ª Coleção contempla fotos de cena, programa do espetáculo e entrevista com Emerson Danesi, então ator do Centro de Pesquisa Teatral (CPT_SESC).

 

O texto da peça, desenvolvido primeiramente pelo autor Paulo Santoro e amadurecido no estudo do Círculo de Dramaturgia, grupo de estudos fundado dentro do CPT, em 1999, com o objetivo de promover a produção, discussão e análise de textos dramatúrgicos, foi escolhido pelo diretor Antunes Filho para ser o primeiro encenado dentre as obras produzidas durante esse período, dando uma pausa nas tragédias montadas sucessivamente naquele momento.

 

O espetáculo, em linguagem sarcástica e questionadora, traz à tona a história de Gregório, um homem atormentado por seus conflitos internos e assombrado pela razão.

 

Ao questionar a existência do bem e as respostas oferecidas pela razão, ele dialoga com Jesus Cristo, Sócrates e Buda, na tentativa de compreender a condição humana. Em seus devaneios, interpela a si mesmo, culminando num julgamento onde juiz e promotor, dentro de sua própria consciência, o acusam de um crime imaginário e de não ser um “homem bom”. As referências literárias passam por Camus e Kafka.

 

O tom do espetáculo é essencialmente soturno, e quase não há interferências de recursos sonoros e visuais externos para que os atores e atrizes tenham domínio absoluto da cena.

 

Apresentada no espaço CPT, que era também a sala de ensaio do grupo, o espetáculo estreou em julho de 2004. No elenco, Arieta Corrêa como Gregório, além de Carlos Morelli, César Augusto, Daniel Tavares, Emerson Danesi, Geraldo Mário, Haroldo José, Juliana Galdino, Kaio Pezzutti, Marcelo Szpektor, Rodrigo Fregnan e Vimerson Cavanilas.

 

A disposição cenográfica – assinada por J. C. Serroni, que volta ao CPT nesse espetáculo – é minimalista, composta por móveis antigos e escuros e por bonecos em tamanho real, produzidos por Ana Cerutti. Ela também assina a criação dos figurinos, que podem ser vistos em detalhes na nova coleção da plataforma Sesc.digital, com exposição virtual a partir dos registros feitos pelo fotógrafo Bob Sousa.

 

 

Serviço

 

O Canto de Gregório

A partir de 12 de setembro de 2024

[Disponível na plataforma Sesc Digital]

 

Acervo digital composto de fotos dos figurinos – feitas pelo fotógrafo Bob Sousa, a partir do trabalho de higienização e reparos do acervo realizado pelo Sesc Memórias -, peças gráficas, fotos de cena e entrevistas com o elenco da peça.

 

 

Sobre as Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC

As Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC trazem ao público seleções dos figurinos e outros itens de peças encenadas pelo CPT. Um minucioso trabalho de pesquisa possibilitou a recomposição e reparos de mais de 420 trajes cênicos compostos e 350 acessórios, em um total aproximado de 2000 itens de 29 espetáculos.  Em seguida, os figurinos foram registrados pelo fotógrafo Bob Sousa, e essas fotos são hoje o fio condutor das Coleções. Já estão disponíveis as das montagens Nova Velha Estória, Eu Estava em Minha Casa e Esperava que a Chuva Chegasse, Lamartine Babo, A Falecida Vapt-Vupt, Senhora dos Afogados, Macunaíma, A Hora e Vez de Augusto Matraga, Antígona, Foi Carmen, Fragmentos Troianos, Gilgamesh, Medeia, Medeia 2, Nossa Cidade, Toda Nudez Será Castigada, Trono de Sangue, A Pedra do Reino, Vereda da Salvação, Xica da Silva, Blanche e Drácula e outros vampiros e Romeu e Julieta Marquerite, mon amour-Recital.Duras. Também está disponível uma Coleção dedicada aos Cartazes produzidos para a divulgação das montagens do grupo.

 

 

Sobre o Sesc Memórias  

O Sesc Memórias atua, desde 2006, na coleta, higienização, organização, guarda e disponibilização da documentação produzida pela instituição, com o propósito de preservar e difundir suas memórias. Integram seu acervo os registros produzidos desde a criação do Sesc, em 1946. São diversos gêneros, suportes e formatos de documentos que assinalam a ação finalística da instituição e seus processos de trabalho, como materiais de divulgação, fotografias, produtos institucionais, relatórios, entre outros. Seu acervo contribui para a reflexão acerca do trabalho desenvolvido pela instituição, bem como para a promoção de pesquisas e de produção de conhecimentos, na medida em que é acessível ao público interno e externo, reforçando a memória como um valor a ser cultivado.

 

 

CPT_SESC

O Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criações teatrais, formação de atrizes, atores, dramaturgas e dramaturgos. Ao longo de quatro décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral. Foi coordenado por Antunes Filho por 37 anos, período no qual formou mais de mil profissionais das artes cênicas e apresentou 46 espetáculos. Em 2020, passado um ano da morte do diretor, o CPT expandiu suas ações em busca do constante desenvolvimento que o teatro contemporâneo exige, mantendo o diálogo com o seu legado.  A programação apresenta ciclos de debates, mostras digitais, cursos, podcasts, oficinas, entre outras atividades, com artistas e técnicos de diversas formações e instâncias da produção teatral, a fim de buscar a realização de um trabalho interdisciplinar a que sempre se propôs o CPT_SESC.

Consulte a programação completa em www.sescsp.org.br/cpt e nas redes sociais:

instagram.com/cptsesc | facebook.com/cptsesc

x.com/cptsesc |youtube.com/cptsesc

instagram.com/sescmemorias

Informações sobre as Coleções Digitais, Pesquisa e Memória do Sesc:

sescmemorias@sescsp.org.br    

 


Sair da versão mobile