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Conquiste seu público com razão e emoção

Razão e Emoção são instrumentos poderosos, tanto para os atores quanto para palestrantes.

O objetivo do ATOR no palco é tocar o coração de quem o assiste: sua plateia. Por isso ele dá ênfase às emoções do personagem para comover a plateia. Porém, é importante o ator conhecer bem as razões que motivam as ações de seu personagem na história.

Ele usa emoção e razão juntas para comover e mover a plateia com o desenrolar da história.

O objetivo do palestrante no palco é conduzir as pessoas a uma ação, a uma decisão, a uma mudança de comportamento. Por isso ele dá ênfase à sua lógica e raciocínios para convencer a plateia. É muito importante também o palestrante demonstrar emoções que valorizem seus argumentos para que a plateia se emocione, facilitando a persuasão.

O palestrante usa razão e emoção, juntas, para mover e comover a plateia.

Quando um comediante conta uma piada ele escolhe a emoção apropriada para conseguir o riso da plateia.

Na comédia stand up usa-se o termo Entrega – Delivery – para a forma emocional com que um comediante entrega a piada para a plateia. Por exemplo, na piada:

“Um rato de laboratório falou pro outro: – tenho meu cientista tão treinado que, toda vez que aperto este botão, ele me dá comida”. Qual a emoção da entrega desta piada para fazer a plateia rir?

( ) Raiva                  ( ) Medo         ( ) Tristeza               ( ) Afeto

Afeto é a emoção adequada para entregar esta piada.

E o palestrante? Que emoções ele deve usar na sua palestra? Isso vai depender das intenções do seu discurso. Seguem 3 exemplos:

  1.   Você foi convidado de surpresa a fazer um discurso no encerramento de um curso para homenagear o diretor. Acontece que você sabe que ele entrou no cargo apadrinhado e que sua gestão foi um desastre. Qual a emoção da entrega da sua homenagem?

( ) Hipocrisia  ( ) Revolta  ( ) Ironia  ( ) Compaixão

Difícil decisão, não é? Vamos pela intenção. Se você quer harmonizar o evento, você omite o fato de discordar da gestão do diretor e usa de compaixão. Se você quer criar encrenca, você cita o que sabe contra a gestão dele e usa de revolta. Você escolhe com qual emoção quer entregar seu discurso. E também decide se você vai ficar ou perder o emprego.

Outro exemplo:

  1.   Você é advogado de defesa no tribunal em seu momento de acusação. Quer demonstrar a violência do réu contra a vítima, sua cliente. Qual a emoção da entrega para o júri?

( ) Indignação ( ) Raiva  ( ) Ironia ( ) Alegria

Talvez um misto de duas ou três emoções, menos a emoção da alegria, de acordo?

Um exemplo final:

  1.   Você é um líder de uma equipe de vendas que vai apresentar um produto revolucionário no mercado, com que emoção apresenta o produto? Esta é pra você responder.

( ) Entusiasmo      ( ) Ironia        ( ) Rancor        ( ) Nojo

Pois, é. Entregar o argumento com a emoção adequada se estuda, se aprende, se aprimora.

Por isso atuar é uma arte e o palestrante tem muito a aprender com a arte e as técnicas de atuação.

Agora vamos pensar: – Quais emoções influenciam negativamente a plateia?

Vai uma breve lista: ansiedade, medo, tensão, insegurança, desconfiança, indiferença, raiva, aflição, hostilidade, desânimo, apatia, tédio, mal humor, entre outras.

– E quais emoções influenciam positivamente a plateia?

Vai uma breve lista: alegria, segurança, confiança, entusiasmo, simpatia, leveza, cordialidade, gentileza, amor, tesão, determinação, tranquilidade, bom humor e outras.

Comunicar não é apenas transmitir informação. Comunicar é construir relação para influenciar e persuadir levando a pessoa a agir.

Já que o objetivo do palestrante é facilitar a compreensão e persuadir a plateia, a qualidade da emoção na exposição e na entrega do argumento é determinante.

Imagine. Você vai entrar numa reunião e falar “Bom dia”. Já pensou que pode falar “bom dia” de várias formas? Pode dar um “bom dia” triste, um “bom dia” entediado, um “bom dia” preocupado, um “bom dia” irritado. A frase não muda, a emoção é que muda.

Agora imagine você entrando e falando um bom dia super animado. Que reação vai causar? Como irá influenciar?

Neste caso, se você não costuma demonstrar suas emoções, se nunca é “super animado” na empresa, quem conhece você vai achar estranho. Mas quem não conhece vai se influenciar pelo seu estado de ânimo.

Porém a interpretação de todos será que você está de bem com a vida, feliz e esperançoso e isso influencia positivamente o ambiente. Ocorre o contágio emocional.

O seu estado de ânimo é sempre julgado, interpretado e contagiante.

Algumas pessoas nos perguntam sobre isso: – “Mas e se eu estiver triste e disser um bom dia alegre, não estarei fingindo? Sinto-me um hipócrita”.

Não. Este é um recurso de comunicação que você utiliza para facilitar a construção das relações positivas e de confiança. É um recurso que vai ajudar você a influenciar o estado de ânimo das pessoas para obter engajamento delas com seus objetivos. E ainda vai ajudar você a sair do estado de prostração que a tristeza proporciona.

Somos seres emocionais e experimentamos inúmeras emoções no decorrer da vida.

Para ser objetivo e facilitar a compreensão do seu conteúdo pela plateia, entregue, exponha seus argumentos com as emoções empáticas que influenciem positivamente.

Quanto mais consciência dos recursos racionais e emocionais você tiver, mais resultados positivos em sua comunicação, movendo e comovendo a sua plateia.

(*) Mauai, Mauro Henrique Toledo em parceira com Alzira Andrade é fundador da Teatrês Teatro Coach, criador e instrutor do método Teatro Coach – palestras, cursos e treinamentos para falar em público e palestras de vendas.

 


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