Ícone do site Dica de Teatro

Conheça a revista ZUM #26

CONHEÇA A NOVA REVISTA ZUM #26

A revista impressa de fotografia contemporânea do Instituto Moreira Salles já está nas livrarias e na nossa loja virtual. Nos autorretratos de María Magdalena Campos-Pons, o corpo é o mar que abriga a identidade afrodiaspórica de mulher negra latina, enquanto nas oferendas de Ayrson Heráclito, o corpo encarna a espiritualidade dos trópicos, gestada entre as cosmologias iorubá e os rituais do candomblé baiano.

As fotos de Annie Ernaux e Marc Marie são indícios de corpos amantes, imagens como os exames de câncer da escritora, que reduziam a doença aos sintomas visíveis. Na obra do pintor Luiz Zerbini, o corpo fotográfico se dissolve no processo de pesquisa, até reaparecer encarnado em pigmentos de cor e luz.

Os negativos de Milagros de la Torre escondem corpos que seriam revelados pelos fotógrafos lambe-lambe, numa operação que aponta a distinção social almejada e relembra o apagamento racial sofrido.

Nas fotografias de Rosa Gauditano, mulheres afirmam sua autonomia através de corpos que vibram de prazer e liberdade. Nos filmes de Zahy Tentehar, seu corpo é a geografia que reconstrói a identidade expropriada dos povos originários.

Liberdade e memória também se encontram nas performances da chilena Lotty Rosenfeld, que desafiou com seu corpo os espaços de poder e repressão em plena ditadura militar. Para o artista congolês Sammy Baloji, o álbum de fotos não é afirmação de uma subjetividade, mas a restauração dos corpos que tombaram na resistência coletiva.

Nesta edição, os assinantes também recebem um pôster exclusivo com cenas de filmes da artista Zahy Tentehar.

SOB O SOL NEGRO por Milagros de la Torre & Natalia Majluf

Nesta série de retratos de fotógrafos lambe-lambe do centro de Cusco, no Peru, a artista Milagros de la Torre intervém na superfície dos negativos para sublinhar a relação entre a fotografia popular e a discriminação racial, como destaca a curadora Natalia Majluf: “Com Sob o sol negro, o fotógrafo desapareceu da foto; desapareceram também seus equipamentos precários e suas cortinas puídas. O que restou foi a fotografia em si, o papel e as imagens”.

MÁQUINAS ANCESTRAIS por Zahy Tentehar & Renata Tupinambá 

Em filmes e videoinstalações que investigam as sensorialidades e as memórias ancestrais, a artista Zahy Tentehar defende as identidades dos povos originários como ferramenta de encantamento e resistência. Para a jornalista Renata Tupinambá, Tentehar “amadurece múltiplos universos de sentidos e questiona a ‘civilização’ que foi incapaz de respeitar outras formas de existência dos povos originários”.

A PERSPECTIVA IORUBÁ por Ayrson Heráclito & Amanda Bonan

Entrelaçando prática artística e vida espiritual, o artista e ogã Ayrson Heráclito se inspira no candomblé baiano e na cosmologia iorubá para aproximar o real e o mítico em fotografias, vídeos e instalações. “A descolonização do conhecimento representada em seu trabalho vai além de um mero discurso retórico; é uma prática efetiva de resgate e valorização de outros critérios estéticos, de outras epistemologias e cosmologias”, analisa a curadora Amanda Bonan.

O USO DA FOTO por Annie Ernaux & Marc Marie

Em livro inédito no Brasil, a ganhadora do Prêmio Nobel de literatura, Annie Ernaux e o parceiro Marc Marie fotografaram os rastros de seus encontros amorosos no livro O uso da foto (2006), inédito no Brasil. A partir das imagens, os dois refletem nestes diários sobre a intimidade, a guerra, o câncer enfrentado por Ernaux e a capacidade da fotografia de reter o tempo.

ESTÉTICA SAPATÃO por Rosa Gauditano & Milly Lacombe

As mulheres eternizadas em momentos de lazer e liberdade pelas lentes de Rosa Gauditano, na série Ferro’s Bar, contam uma história de beleza e de coragem que, segundo a jornalista Milly Lacombe, reflete as lutas contemporâneas contra a opressão.

QUILOMBAGEM, ANCESTRALIDADE E COMUNHÃO por Maria Madgalena Campos-Pons & Odette Casamayor-Cisneros 

Nos autorretratos da artista María Magdalena Campos-Pons, a fragmentação do corpo alude à construção da identidade afrodiaspórica e à experiência da mulher negra latina. Para a escritora Odette Casamayor-Cisneros, a obra da cubana traz “a sobrevivência de nossos ancestrais em nosso interior”.

O ÁLBUM por Sammy Baloji & Sandrine Colard

Nas colagens de O álbum, parte do projeto Caça e coleta (2014), o artista Sammy Baloji se apropria do álbum de fotografias de um major do exército do Congo Belga para conectar as práticas de documentação fotográfica, de predação colonial e de exploração contemporânea da paisagem congolesa. A professora Sandrine Colard analisa como a obra de Baloji “questiona não apenas a exploração contínua dos recursos locais, mas também o aparato fotográfico que a acompanha até hoje”.

SINAIS DOS TEMPOS por Lotty Rosenfeld & Alexia Tala

Em obras que combinam instalação, vídeo e fotografia, a artista Lotty Rosenfeld (1943-2020) proporciona experiências físicas e sensoriais que levam a questionar nossa relação com os espaços de poder e com a história”, escreve a curadora Alexia Tala, 50 anos depois golpe militar no Chile.

A BELEZA É UM PORTAL por Luiz Zerbini

O pintor Luiz Zerbini compartilha seu processo de trabalho em fotografias, rascunhos de projetos e textos autorais acumulados ao longo de sua carreira.

ZAHY TENTEHAR: PÔSTER DA ZUM #26 EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
REVISTA ZUM #26

AYRSON HERÁCLITO / ANNIE ERNAUX / MARÍA MAGDALENA CAMPOS-PONS / LUIZ ZERBINI / SAMMY BALOJI & SANDRINE COLARD / ZAHY TENTEHAR
& RENATA TUPINAMBÁ / MILAGROS DE LA TORRE / LOTTY ROSENFELD / ROSA GAUDITANO & MILLY LACOMBE

Compre Assine Conheça

Exclusivo para assinantes: pôster com cenas de filmes da artista Zahy Tentehar

ZUM é a revista de fotografia contemporânea do Instituto Moreira Salles.
IMS Paulista
Avenida Paulista · 2424
São Paulo · SP
11 2842 9120

IMS Rio 
Fechado temporariamente para reformas. Conheça nossa programação em instituições parceiras na cidade em ims.com.br

IMS Poços 
Rua Teresópolis · 90
Poços de Caldas · MG
35 3722 2776

IMS
loja do IMS
mais IMS





Sair da versão mobile