|
Casa Guilherme de Almeida traz programação que explora o seu quintal
Museu convida o público a conhecer o espaço que já foi de convivência da família do poeta e escritor, e também a conversar sobre a importância dessa área das casas para a paisagem urbana por meio de ações como a do Projeto Quintal
A Casa Guilherme de Almeida, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Organização Social Poiesis, promove no mês de novembro uma programação especial voltada para o tema Atrás das Casas: O que habita o quintal. A agenda abordará a função desses espaços nas casas usando como ponto de partida o próprio quintal da família de Guilherme de Almeida. Confira!
Ainda que tornado público e transformado em um deck para atividades do museu em 2010, este espaço, que já foi de convivência do patrono e sua família, nos convida a refletir sobre o papel dos quintais nos afetos, na arquitetura e na urbanização das cidades.
No dia 7 de novembro, a partir das 19h, a mesa-redonda Quintais na cidade traz a doutora em Antropologia Social e professora do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Andréa Barbosa, para discutir sobre a contribuição dessa área doméstica para a paisagem urbana e o fortalecimento do senso de comunidade.
A roda de conversa Conexão Quintal, convida a explorar a botânica e compartilhar curiosidades sobre as plantas do museu, de forma sensorial e com afeto, junto ao jardineiro, zelador e responsável pelo atual projeto paisagístico da Casa Guilherme de Almeida, Ailton Bastos Pereira, e o biólogo e professor de Ciências, Marcos Mortara, no dia 9 de novembro, a partir das 14h.
Por meio de uma dinâmica criativa, no dia 15 de novembro, a partir das 14h30, a oficina Meu Quintal: histórias e memórias com o Núcleo de Ação Educativa, vai estimular os participantes a criar representações artísticas que expressem as visões acerca de suas memórias sobre esses espaços de brincadeira, descanso, trabalho ou encontros.
Também oferecido pelo Núcleo de Ação Educativa do Museu, o recém lançado Projeto Quintal promoverá a oficina Jardim de Quintal: explorando cores e sabores, no dia 3 de novembro, a partir das 10h30. O público vai poder aprender sobre o cultivo de plantas como ervas aromáticas e flores em pequenos espaços, além de levar para as suas casas os vasos que decorarem com uma muda de presente.
A Rede de Museus-Casas desenvolveu o Projeto Quintal, que busca despertar o interesse do público infantil de zero a oito anos e seus responsáveis para o “espaço museu”. Com atividades lúdicas que incentivam o ato de aprender brincando e a convivência entre gerações, o projeto busca transformar os espaços museológicos no “quintal de casa”, trazendo jogos, músicas, brinquedos analógicos, bambolê, tecidos, xilofone e muito mais.
Serviço:
Programação gratuita
Atrás das Casas: O Que Habita o Quintal
QUINTAIS NA CIDADE
Com Andrea Barbosa
Quinta-feira, dia 7 de novembro, das 19h às 21h
A atividade será realizada pela plataforma Zoom
Inscrições em breve no site
CONEXÃO QUINTAL
Com Ailton Bastos Pereira e Marcos Mortara
Sábado, dia 9 de novembro, das 14h às 16h
Inscrições em breve no site
Educativo
JARDIM DE QUINTAL: EXPLORANDO CORES E SABORES
Com Núcleo de Ação Educativa
Domingo, dia 3 de novembro, das 10h30 às 12h
Local: deck do museu
Faixa etária: 0 a 8 anos (crianças acompanhadas dos seus responsáveis)
Capacidade: 10 vagas por ordem de chegada
MEU QUINTAL: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
Com Núcleo de Ação Educativa
Sexta feira, dia 15 de novembro, das 14h30 às 16h
Local: deck do museu
Inscrições em breve no site
——
Funcionamento:
Terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Programação gratuita
R. Macapá, 187 – Perdizes, São Paulo-SP
Tel.: 11 3673-1883
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro, e sua esposa Baby de Almeida. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis é uma Organização Social de Cultura que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Poiesis