Ícone do site Dica de Teatro

Começa amanhã, dia 27 de setembro, a 4ª edição do TAU – Território Arte Urbana, na Vila Dias, bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte

A curadoria selecionou 11 artistas de BH, Contagem, Sabará e Brasília que vão intervir em 10 espaços da comunidade. O TAU 2024 tem como propostas a priorização de comércios geridos por mulheres, a realização da oficina Requadra, processo imersivo aberto ao público e atrações diversas na festa de encerramento, dias 4 e 6 de outubro.

 

Entre os dias 27 de setembro a 6 de outubro, acontecerá a 4ª edição do TAU – Território Arte Urbana, mostra de artes urbanas que, pela primeira, vai concentrar suas atividades em um único território: a Vila Dias, no bairro Santa Tereza, em BH. O TAU 2024 também se torna especial pelo recorte utilizado na escolha das fachadas: a priorização por comércios liderados por mulheres. Os trabalhos serão realizados ao vivo durante 10 dias e ficarão expostos para visitação de 7 de outubro a 17 de novembro.

 

Com curadoria assinada pela equipe do TAU 2024 e pelas artistas
Bárbara Macedo e Dyana Santos, a 4ª edição da mostra busca promover discussões imagéticas acerca das inúmeras possibilidades de se existir enquanto mulher e a aproximação de propostas artísticas que dialoguem com as histórias das mulheres que têm seus estabelecimentos contemplados no projeto.

 

Nesta edição, foram selecionados nove artistas individuais e uma dupla, vindos das cidades de Belo Horizonte, Contagem, Sabará e Brasília e que irão realizar obras de diferentes técnicas e linguagens como pintura, desenho, grafitti, lambe-lambe, fotografia e fanzine. Ao todo, serão produzidas 10 obras em 10 espaços distintos, formando um circuito na Vila Dias.

 

O time de artistas que vai realizar as intervenções nas fachadas comerciais da comunidade é composto por Bruno Ulhôa Batista Neiva (Ulhôa – BH), Caio Souza Carrera (Caio Ronin – BH), Daiely da Silva Gonçalves (Daiely Gonçalves – Contagem/MG), Juliana Sousa de Oliveira (Julianismo – BH), e Nevin Omar Ynga Pozzoli (Nev – Brasília/DF).

 

Para a produção das obras no muro do Metrô, na Vila Dias, foram selecionados os artistas Aline de Castro Lemos e Ártemis Garrido/Duo Deslinde, Carolina Jaued Carvalho de Souza (Krol – BH), Camila Souza Santana (Cami – BH), Helder Henriques Cavalcante (Helder Cavalcante – BH), e Massuelen Cristina Xavier Aguiar (BH).

 

Além de desenvolver uma pintura no muro da comunidade, o Duo Deslinde vai promover a oficina “Mediação de processo de criação coletiva a partir da troca de relatos e da criação de registros gráficos” para a produção de um fanzine que será distribuído gratuitamente no encerramento do festival.

 

Os estabelecimentos contemplados na 4ª edição do TAU, que receberão intervenções artísticas nas fachadas são: Vila Dias Bar, de Janaína Fernanda Maria Moreira; Cantina da Ju, de Julia Rimet; P&S Garagem dos Salgados, de Sheilla Louise dos Santos de Castro; Quitanda da Lúcia, da baiana Lúcia Santana da Silva; e Venda Fantasia, de Sinara Ramalho da Cruz.

 

O TAU – Território Arte Urbana é viabilizado pela Lei de Incentivo Municipal à Cultura de Belo Horizonte e tem o patrocínio da Blip Designer e da Colorgin.

 

Curadoria do TAU 2024

A 4ª edição da mostra, intitulada “Escutas inventadas: recontando histórias de mulheres da Vila Dias” tem como ponto referencial a escuta. No mundo contemporâneo dos infinitos estímulos, principalmente em decorrência das redes sociais e suas dinâmicas de conexões em tempo quase integral, poucos são os momentos em que conseguimos parar para escutar o que as outras pessoas têm a dizer.

 

O TAU 2024 trata de uma proposição de ruptura desse excesso, regido pelo imediatismo raso da hegemonia da visão. É um convite ao exercício ou invenção de escutas sensíveis que abram campos de conexão entre as histórias dessas mulheres e suas falas, que, muitas vezes, por meio de gestos e grafias corporais excedem o campo da oralidade”, conta Dyana Santos.

 

A partir das escutas das mulheres do território geográfico e sensível da Vila Dias, a ideia, segundo Barbara Macedo, é que possam confluir criações que transcendam os discursos normativos em torno do gênero, contemplando tanto as histórias das anfitriãs do projeto quanto reflexões em torno das infinitas possibilidades de ser mulher e pensar o feminino.

 

Processo de imersão

Nesta edição do TAU, o processo imersivo será aberto ao público e acontecerá nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, das 19h às 22h; no sábado (28), das 10h às 12h30 e das 14h às 18h; e no domingo, dia 29 de setembro, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h. O processo de imersão será realizado no Salão de festas da Vila, na Rua Conselheiro Rocha, 1045, na Vila Dias, localizado no andar de cima do Vila Dias Bar, no bairro Santa Tereza.

 

Durante o processo de imersão, os artistas vão apresentar seus portfólios e trabalhar as adequações das obras, antes de irem para a parede. Esse processo é rico em trocas, uma vez que todos conhecem os trabalhos uns dos outros, necessário para fazer adaptações de seus pré-projetos no que se refere ao discurso proposto pela 4ª edição do TAU, assim como redimensionamento de suas obras do papel para a parede. Todo este processo é conduzido pela curadoria, que provoca e auxilia os artistas antes e durante todo o festival.

 

Oficina Requadra – Coletivo Portacopo

Requadra é uma ação de urbanismo tático criada pelo Coletivo Portacopo e que pretende, através da (re) pintura da quadra da Vila Dias, devolver e criar possibilidades de ocupação do espaço urbano. A partir da reimaginação do espaço esportivo e de seu layout tradicional, o projeto propõe criar um espaço divertido e lúdico que seja não só o lugar do esporte, mas, de forma geral, o lugar do encontro. A oficina é fruto de uma pintura coletiva que vai acontecer nos dias 30 de setembro e 1, 3 e 5 de outubro, das 14 às 18h, ao lado da estação Santa Efigênia. Os interessados em participar da oficina devem levar seu pincel ou rolinho de pintura.

 

Sobre o TAU 2024

O TAU – Território Arte Urbana é uma mostra de intervenções urbanas em diversas linguagens e técnicas que acontece nas fachadas e vitrines de bares e comércios da Vila Dias, no bairro Santa Tereza, formando um museu a céu aberto com obras de arte temporárias. O projeto também tem como missão potencializar a vocação artística e turística da Vila Dias, democratizar o acesso à arte e promover reflexões na relação entre o cidadão e o uso do espaço público. A iniciativa é da Mercê Soluções Culturais.

 

De acordo com a produtora Gisele Milagres, idealizadora do TAU – Território Arte Urbana, a 4ª edição do projeto amplia seu olhar para as questões da arte, do bem-estar e do poder agregador da cultura. “Esperamos também trazer esse olhar ampliado para o fortalecimento dessas mulheres da Vila, apoiando e reconhecendo seu papel fundamental na economia, assim como na sustentação de estruturas sociais”, diz.

 

Festa de encerramento

Este ano, a programação do TAU acontecerá, na Vila Dias, em duas datas: dia 4 de outubro, quinta-feira, com a participação do Errante – Coletivo Fotográfico; e dia 6 de outubro, domingo, na festa de encerramento do projeto, com uma série de atividades gratuitas como visita guiada pelo circuito de obras com intérprete de Libras, peça teatral, apresentações circenses, samba, DJs, entre outras atrações.

Mini-bios das curadoras

Bárbara Macedo é artista visual, pesquisadora e consultora de Diversidade e Inclusão. Graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG), atualmente é mestranda em artes visuais pela Escola de Belas Artes (UFMG) e pós-graduanda na especialização em Gestão de Diversidade nas Organizações (UNISE). Possui reconhecida trajetória no cenário das artes visuais, tendo sido indicada ao Prêmio PIPA em 2023. Entre as exposições que já participou, destacam-se: Sobre isto, Sobretudo, Sobre tudo isso (2024), Ilê de Mona (2023), Babélica (2023), Museu Travesti da Neca (2021), BRAsA (2019) e Coleção Grandes Mestres das Nudes (2018). Atuou como curadora, coordenadora e orientadora da Residência Artística Quarta Queer (2018) e como curadora da exposição Trajetória Viva (2020). Participou das residências artísticas do Fórum de Fotoperformance (2023), Profecias (2023) e Solo em Foco (2023). Articula artes visuais, espiritualidade e travestilidade em seus trabalhos.

 

Dyana Santos, nascida em Belo Horizonte, vive e trabalha na cidade de Contagem. É graduada em Pintura e Escultura pela escola de Belas Artes da UFMG, onde também fez mestrado e integra o programa de pós-graduação como doutoranda em Artes Visuais. Atualmente, a artista pesquisa linguagens tridimensionais, muitas vezes trabalhando com as medidas anatômicas do seu corpo para desenvolver instalações, esculturas vestíveis e objetos. As obras, aplicadas em chapas de aço e cobre, utilizam técnicas de metalurgia e costura, trabalhos empreendidos pelas mulheres de sua família. As pesquisas de Dyana partem dos atravessamentos da colonialidade sobre suas vivências e das tecnologias e saberes ancestrais de existência. É residente na 9ª edição do Bolsa Pampulha; participou do 33º Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, com a mostra individual “Arena”; da exposição “Dos Brasis: arte e pensamento negro”; e da 2ª edição da Residência Artística Fórum Fotoperformance. Já ganhou prêmios aquisitivos com o 1º lugar no 16º Salão Nacional de Artes de Jataí e no VII Salão Itabirito Regional.

 

Mercê Soluções Culturais

A Mercê Soluções Culturais é uma união de profissionais e amigos com distintas formações e habilidades, interessados em promover a cultura de forma democrática, integrando-a a outras áreas e buscando construir uma nova realidade do fazer artístico. Na busca pela democratização da cultura, a mercê tem como um dos principais eixos de trabalho, projetos que sejam realizados em espaços públicos e das mais diversas naturezas e linguagens. A mercê tem como compromisso principal buscar novas formas de pensar e agir e, acima de tudo, o compromisso de alimentar esperanças nestes tempos de agora.

 

SERVIÇO

4ª edição do TAU – Território Arte Urbana

Data: 27 de setembro a 6 de outubro de 2024

Local: Vila Dias, bairro Santa Tereza, BH

Mostra aberta ao público: 7 de outubro a 17 de novembro de 2024

Realização: Mercê Soluções Culturais

*Toda a programação é gratuita

 

Processo de imersão aberto ao público

Datas:
28 de setembro, sábado, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h

29 de setembro, domingo, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h

Local: Salão de festas da Vila – Rua Conselheiro Rocha, 1045, Vila Dias, Santa Tereza (em cima do Vila Dias Bar)

 

Oficina Requadra com o Coletivo Portacopo

Datas: 30 de setembro e dias 1, 3 e 5 de setembro, das 14h às 18h

Local: Quadra da Vila Dias, próximo à Estação Santa Efigênia

*Os interessados em participar da oficina devem levar seu pincel ou rolinho de pintura

 

Programação e festa de encerramento do TAU 2024

Datas:
4 de outubro – quinta-feira

Errante – Coletivo Fotográfico

6 de outubro – domingo

14h: Visita Guiada com intérprete de Libras – Rua
15h30: Elefanteatro – Rua
16h30: DJ Fê Linz – Rua
16h30: Monas Vôlei Clubbers
17h30: Samba – Pracinha do Metrô Santa Efigênia
18h30: DJ Fê Linz – Rua
19h30: Intervenções Circenses / Roda de fogo
20h: Cabaré – Casa Circo Gamarra, com projeção das fotos do Coletivo Errante
*Design vibrante e artístico que reflete a diversidade de atividades culturais do evento


Links:

Site: https://territorioarteurbana.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/territorioarteurbana/

 


Sair da versão mobile