Ícone do site Dica de Teatro

Cisne Negro leva programação gratuita especial inspirada em tradições culturais ao Teatro Arthur Azevedo

Ministério da Cultura apresenta

Cisne Negro leva programação gratuita especial inspirada em tradições culturais ao Teatro Arthur Azevedo

Com entrada gratuita, de 3 a 5 de outubro, a Cisne Negro Cia de Dança apresentará uma programação especial no Teatro Arthur Azevedo , localizado na Mooca, bairro da zona leste de São Paulo. Nomeado como “Tradições Culturais”, o espetáculo visa resgatar e homenagear raízes culturais populares, reunindo recentes coreografias do repertório criadas por duas renomadas coreógrafas brasileiras.

Com foco no público infanto-juvenil e no desejo de exaltar as heranças culturais, o espetáculo apresenta duas das mais recentes coreografias da Cisne Negro. “Mañana de Reyes”, que teve sua estreia oficial no Teatro Solís, no Uruguai, no início de junho, é uma criação da coreógrafa e diretora artística da Cisne Negro Cia de Dança, Dany Bittencourt, com duração de 16 minutos. A coreografia foi criada a partir da música homônima, a convite do diretor da Orquestra Filarmônica de Montevidéu, Martin Garcia. A inspiração para a obra é a representação religiosa que o Dia dos Reis significa, sendo celebrado no dia 6 de janeiro, marcando a data da entrega dos presentes dos Reis Magos ao menino Jesus. A coreografia, de forma lúdica, também retrata a preparação para as festas de Dia de Reis, onde crianças preparam, na véspera da data, capim e água para servir aos camelos dos Reis, além de deixar um par de sapatos engraxados ao lado para também, assim como o menino Jesus, receberem seus presentes. “O Dia de Reis em si é muito especial para minha família. Marca a data do meu casamento e, posteriormente, o nascimento da minha filha. É uma data muito celebrada e foi uma grande alegria desenvolver uma obra a partir de um tema tão repleto de bênçãos”, comenta Dany Bittencourt.

Também integra o programa “Crôa”, de Simone Ferro, que além do reconhecimento como coreógrafa e passagem como solista de diversas companhias no Brasil e Suíça, atua como educadora e pesquisadora em universidades norte-americanas na área da dança. “Crôa” foi um projeto fomentado pelo  Programa FUNARTE RETOMADA 2023 – Dança, fruto de mais de 15 anos de pesquisas e visitas de Simone Ferro aos festejos, com o objetivo de registrar para a posteridade a importância cultural e religiosa das Caixeiras do Divino de São Luiz do Maranhão. Por isso, a obra leva aos palcos não apenas a riqueza musical dos festejos entoados pelas Caixeiras, registrados na trilha sonora composta pelo músico e compositor, Fábio Cardia, como também diferentes estágios da Festa do Divino, retratados pelo elenco de bailarinos da Cisne Negro Cia de Dança.

REALIZAÇÃO: Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil – União e Reconstrução

SERVIÇO

TEATRO ARTHUR AZEVEDO (MOOCA) – 349 lugares

Dia 03/10 – Quinta-feira: Espetáculo às 14h30 para alunos de escolas públicas

Dia 04/10 – Sexta-feira: Espetáculo às 21h00

Dia 05/10 – Sábado: Espetáculos às 17h00 e 21h00

PROGRAMA:

Tradições Culturais:Mañana de Reys e Crôa

PREÇOS DOS INGRESSOS: GRATUITOS

Sobre a Cisne Negro Cia de Dança

Fundada em 1977 por Hulda Bittencourt, a Cisne Negro Cia de Dança é uma das mais renomadas companhias de dança contemporânea do Brasil. Com quase cinco décadas de história, a companhia é reconhecida pela inovação artística, técnica apurada e um repertório diversificado que abrange clássicos do balé e criações contemporâneas. A Cisne Negro tem se destacado tanto em palcos nacionais quanto internacionais, representando o Brasil em importantes festivais e turnês em países como Alemanha, Estados Unidos, China, Africa do Sul, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Escócia, Espanha, Inglaterra, Moçambique, Paraguai, Romênia, Tailândia e Uruguai, onde o grupo exibiu-se como um modelo de trabalho dentro da dança brasileira, construído com profissionalismo e paixão.

A companhia é conhecida por suas montagens criativas, incluindo a tradicional temporada de ‘O Quebra Nozes’, realizada anualmente, que se tornou um marco na cena cultural brasileira. Com uma equipe de talentosos bailarinos e sob a direção artística de Dany Bittencourt, a Cisne Negro continua a encantar e desafiar plateias ao explorar novos horizontes na dança.

A Cisne Negro Cia de Dança tem em seus valores a inclusão e está sempre atenta à acessibilidade do público, buscando garantir que sua arte seja apreciada por todos. Com um compromisso inabalável com a excelência e a promoção da arte, a companhia segue firme em sua missão de transformar e enriquecer a vida cultural através da dança.

 


Sair da versão mobile