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CENTRO EM CONCERTO: MEMÓRIAS NEGRAS PRESTA HOMENAGEM AO MAESTRO ROBERTO CASEMIRO NO SALÃO NOBRE DO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

A terceira apresentação da temporada 2024 do Centro em Concerto: Memórias Negras, acontecerá no Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo, no dia 17 de setembro de 2024,

terça-feira, às 13h.

 

O maestro Roberto Casemiro. Acervo Pessoal.

Promovido pelo Sesc Carmo desde a década de 1990, o longevo projeto “Centro em Concerto” busca explorar as diversas linguagens, formatos e estéticas da música de concerto por meio de apresentações gratuitas, realizadas em igrejas e espaços históricos do Centro de São Paulo, evidenciando o patrimônio cultural.

 

Na temporada de 2024, que acontecerá entre julho e dezembro, “Centro em Concerto: Memórias Negras” conta com a curadoria do jornalista e pesquisador Felipe Brito. As apresentações selecionadas jogarão luz às narrativas de memórias negras da cidade, por meio de síntese entre a música de concerto e as tradições artísticas de negritudes, transitando entre samba, terreiros, gospel e canto.

 

Com formação que inclui alguns dos mais renomados nomes negros do coro lírico brasileiro atual, o próximo concerto prestará homenagem ao maestro e compositor Roberto Casemiro (1954-2024), primeiro homem negro a reger dois dos mais importantes grupos de música vocal de São Paulo: o Coral Paulistano e o Coro Lírico.

 

Do bairro paulistano da Penha, Roberto Casemiro levou a cultura negra brasileira para o mundo. Foi o primeiro maestro negro do Theatro Municipal de São Paulo, atuando como regente do Coro Paulistano e cantando como baixo junto ao Coro Lírico Municipal – instituição em que se aposentou. Casemiro ostentava, as suas vestes tradicionais, indumentárias e adereços que ressaltavam sua identidade afro-diaspórica, como se dele fossem uma segunda pele.

Exaltar musicalmente a trajetória do maestro militante, ativista do movimento negro nacional, Roberto Expedito Casemiro, é imergir no universo, ritmado, por vezes festivo, outras quase melancólico, sempre ancestral das canções afro-brasileiras. Em justa contraposição, Quizomba (Francisco Mignone) e Funeral d’Um Rei Nagô (Hekel Tavares), com passagens pelo negro spiritual Deep River, rio profundo, como um além-mar transatlântico, que nos levará ao canto dos terreiros, de Ogun a Ọya, do amor em dueto dos personagens Porgy and Bess e como uma assunção à ancestralidade a partir do Intermezzo da ópera Cavalleria Rusticana.

 

Este concerto será uma ode ao maestro desbravador em batuques e melodias, com um elenco especial de cantores e cantoras negras, como o barítono Davi Marcondes, a soprano Edna d’Oliveira, a mezzo-soprano Juliana Taino, o baixo Anderson Barbosa, o tenor Josival Souza e Marcos Aragoni, ao piano. Acompanham ainda na percussão os músicos: Pai Marcelinho de Ologunedé, Zuuh Bara, Victor Olubata e Elemoṣo Keke.

 

ESTE CONCERTO É REALIZADO PELO SESC CARMO E TEM A PARCERIA ESPECIAL DO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO.

 

FICHA TÉCNICA:

Felipe Brito, direção artística
Edna d’Oliveira, soprano
Juliana Taino, mezzo soprano
Josival Souza, tenor
David Marcondes, barítono
Anderson Barbosa, baixo
Marcos Aragoni, piano
Pai Marcelinho de Ologunedé, Zuuh Bara, Victor Olubata e Elemoṣo Keke, percussão

Bruno Jordan, dançarino (Ogun)
Maiwsi Ayana, dançarina (Ọya)

 

Programa:

Cântico a Ogun (tradicional Iorubá) – 3’Domínio Público
com Davi Marcondes (solo) e Tutti

Nkosi Sikelele’iAfrika “Deus abençoe a África” – Hino Nacional da Libertação da África do Sul – 3’
Composição: Enoch Sontonga (1873-1905)
Letra: Samuel Mqhayi (1875-1945)
Tutti

Oração ao Guerreiro – 4’11’’
Composição: Hekel Tavares (1896-1969)
Letra: Murilo Araújo (1894-1980)
com Anderson Barbosa

Leilão (Scenas Coloniaes 1870) (1933) – 3’10’’
Composição: Hekel Tavares (1896-1969)
Letra: Joracy Camargo (1898-1973)
com Edna d’Oliveira

Deep River – 4’
Canção Tradicional Afro Americana
Arranjo: Harry Burleigh (1866-1949)
com Juliana Taino

Banzo (1933) – 3’20’’
Composição: Hekel Tavares (1896-1969)
Letra: Murilo Araújo (1894-1980)
com Anderson Barbosa

Quizomba (1932) – Extraído do bailado “Maracatú do Chico-Rei”- 3’
Composição: Francisco Mignone (1897-1986)
com Davi Marcondes

Ciclo Beira Mar (1966) – 8’
1. Estrela do Mar
2. Iemanjá Ôtô

III. Ogum de Lê
Composição: Marlos Nobre (1939)
Letra: Textos do Folclore da Bahia
com Josival Souza 

Bess, you is my woman now – Dueto da Ópera “Porgy and Bess (1935)”- 5’30’’
Composição: George Gershwin (1898-1937)
Libreto: Ira Gershwin (1896-1983) e DuBose Heyward (1885-1940)
com Davi Marcondes e Edna Oliveira

Abá-Logum – 3’20’’
Composição: Waldemar Henrique (1905-1995)
Letra: Capiba (1904-1997) e Camargo Guarnieri (1907-1993)
com Juliana Taino

Abaluaiê (Ponto Ritual) – 2’
Composição: Waldemar Henrique (1905-1995)
Letra: Sobre motivo conhecido em Ilhéus-Bahia
com Josival Souza

Funeral d’um Rei Nagô (Canto de Alufá) – 2’
Composição: Hekel Tavares (1896-1969)
Letra: Murilo Araújo (1894-1980)
com Anderson Barbosa

Intermezzo Cavalleria Rusticana (1890) – 4’
Composição: Pietro Mascagni (1863-1945)
com Marcos Aragoni

Cântico tradicional de Oyá 2minutos
Domínio Público
com Juliana Taino (solo) e Tutti

Duração: Aproximadamente 80 minutos.

 

Homenagem ao Maestro Roberto Casemiro, com Davi Marcondes, Edna d’Oliveira, Juliana Taino, Anderson Barbosa, Josival Souza e Marcos Aragoni
Dia 17/9/2024, terça, 13h.
Salão Nobre do Theatro Municipal (Praça Ramos, s/n°, no Centro de São Paulo – próximo à estação do metrô Anhangabaú).
Grátis – Classificação Livre

Ingressos gratuitos – Reserve online no site do Theatro Municipal a partir das 12h do dia 14/9. Ou retire seu ingresso presencialmente na bilheteria do Theatro, no dia do evento, 2 horas antes do início do concerto.

Sesc Carmo

Rua do Carmo, 147 – Sé – Centro de São Paulo/SP

(11) 3111 7000

 

CRÉDITOS

REALIZAÇÃO SESC SP

APOIO: THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO


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