Ícone do site Dica de Teatro

CCMQ promove atividades alusivas ao Setembro Azul

Oficina de teatro e sarau especial integram a agenda dedicada à comunidade surda

 

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta uma programação alusiva ao Setembro Azul, mês marcado pela visibilidade à comunidade surda. Entre as atividades previstas estão a oficina “Teatro em Libras”, que acontece nesta terça-feira (10/9) e quarta-feira (11/9), das 19h às 22h, no espaço Carlos Carvalho, e o “Sarau Sinalizante”, que finaliza as atividades no dia 27 de setembro, às 19h, na Travessa Rua dos Cataventos. Os eventos são gratuitos e abertos ao público.

 

A oficina “Teatro em Libras”, ministrada pelos atores fluentes em libras Lucas Bourscheid e Philipe Philippsen, recebe pessoas surdas e ouvintes, estudantes de letras-libras e licenciaturas, artistas e educadores com conhecimento básico na língua para integrar a atividade. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link bit.ly/TeatroemLibras.

 

No dia 27, o “Sarau Sinalizante”, que acontece no palco Elis Regina, na Travessa Rua dos Cataventos, encerra as atividades dedicadas ao Setembro Azul. O evento contará com apresentações artísticas em libras e também terá a presença de intérpretes.

 

Com essa agenda, a Casa de Cultura busca criar um ambiente de integração bilíngue em seus espaços. A programação completa poderá ser conferida nas redes sociais da instituição em breve.

 

A CCMQ é financiada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio direto do Banrisul, patrocínio prata CEEE Equatorial e patrocínio Bronze Ventos do Sul; apoio Panvel, Banco Topázio, DLL, Navegação Aliança, Tintas Renner e iSend, e realização da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Cultura – Governo Federal.

 

Serviço
Oficina “Teatro em Libras”
Quando: Terça-feira, 10 de setembro, e quarta-feira, 11 de setembro, das 19h às 22h
Onde: Teatro Carlos Carvalho, no 2° andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Inscrições: bit.ly/TeatroemLibras

Sarau Sinalizante
Quando: 27 de setembro, às 19h
Onde: Palco Elis Regina, na Travessa Rua dos Cataventos (Rua dos Andradas, 736)
Entrada franca e sem inscrições prévias

Sobre os ministrantes
Lucas Bourscheid é ator e consultor surdo. É instrutor de Libras pela Universidade La Salle e tradutor e intérprete da língua pelo Instituto de Educação e Ensino de Libras (IEEL) de Natal, Rio Grande do Norte. Ele já integrou o grupo Signatores – Artes com Pessoas Surdas e é um dos idealizadores do Café Sinalizante, grupo de conversação em Libras para ouvintes e surdos.

Philipe Philippsen é ouvinte e atualmente estuda Tradução e Interpretação pelo IEEL (RN). É bacharel em Teatro e mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente trabalha como ator, músico, produtor e professor e é integrante do grupo Cerco de Teatro de Porto Alegre. Ele é vencedor dos prêmios Açorianos de Melhor Trilha Sonora, por “Incidente em Antares”, e o Tibicuera de Melhor Ator, por “Puli-Pulá”.

FOTOS (Créditos: Dani Berwanger/Divulgação):

Sair da versão mobile