Ícone do site Dica de Teatro

CAIXA CULTURAL SÃO PAULO APRESENTA EXPOSIÇÃO DE NELSON LEIRNER

Mostra “Parque de Diversões” traça um panorama dos últimos vinte anos da carreira do artista

Obra “America, America” do artista Nelson Leirner. Crédito Foto: Pedro Tressi

A CAIXA Cultural São Paulo recebe a primeira exposição com obras do artista Nelson Leirner após seu falecimento em 2020. A mostra Nelson Leirner: Parque de Diversões tem entrada gratuita e fica em cartaz do dia 23 de novembro a 23 de fevereiro de 2025. A abertura, no dia 23 de novembro, terá visita guiada com o pesquisador e professor de História da Arte, Theo Monteiro, às 11h.
Com curadoria de Agnaldo Farias, a mostra reúne 74 obras, incluindo esculturas, pinturas, colagens, fotografias e objetos, oferecendo uma visão abrangente da produção do artista ao longo de sua carreira.
O público terá a oportunidade de ver um panorama das últimas duas décadas da produção artística de Leirner, com trabalhos como Quadro a quadro – cem Monas (2012), no qual o artista multiplica e reorganiza a famosa imagem da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, em cem reproduções alinhadas em série, e lança mão de uma crítica bem-humorada e irônica à banalização dos símbolos artísticos pela cultura de massa; e Missa Móvel Dupla (2007), composta por duas plataformas móveis que carregam figuras religiosas de diferentes culturas e contextos – de santos católicos a ícones populares e símbolos do consumismo, como personagens de desenhos animados.
Nelson Leirner foi um artista provocador, cuja obra buscava desafiar convenções e questionar o sistema da arte e da cultura de massa. Transitando por diversos suportes e linguagens, Leirner trouxe uma abordagem irônica e reflexiva à arte, mesclando elementos do popular e do erudito, e abordando questões políticas e sociais com um senso crítico. Sua obra explora temas como a banalização do consumo, a iconografia religiosa, e a própria sacralização do objeto artístico.
Sobre Nelson Leirner:
Nascido em São Paulo em 1932, foi um pioneiro da arte intermídia e uma figura central na vanguarda brasileira. Após residir nos EUA e estudar pintura com Joan Ponç, Leirner se destacou por suas apropriações e performances inovadoras, recebendo prêmio na Bienal de Tóquio, com os trabalhos Homenagem à Fontana, que deram início à realização de múltiplos no Brasil.
Ao longo de sua trajetória, Leirner participou de importantes exposições, como a Bienal de São Paulo (1967, 1989, 1994) e a Bienal de Veneza (1999) e foi reconhecido com premiações como o de Melhor Escultor pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) em 1981 e o Prêmio Mário Pedrosa do Conselho Brasileiro de Artes Visuais (2014). Entre suas exposições mais marcantes, estão a retrospectiva Através (1997), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e Nelson Leirner 2010-1961=50 anos (2011) no Museu Oscar Niemeyer.
SERVIÇO

[Artes Visuais] Nelson Leirner – Parque de Diversões

Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111, Centro

Abertura: 23 de novembro (sábado), às 11h, com visita guiada com Theo Monteiro

Período expositivo: de 23 de novembro de 2024 a 23 de fevereiro de 2025

Horário de visitação: de terça a domingo, das 9h às 18h

Classificação: Livre

Entrada Franca

Acesso a pessoas com deficiência

Informações: Site CAIXA Cultural / Instagram @ caixaculturalsp


Sair da versão mobile