O projeto Mestres do Futuro Caixa Jardim Ângela foi pensado para a valorização dos saberes tradicionais dos Mestres da cultura popular e sua transmissão para jovens aprendizes que, com a execução das técnicas aprendidas, preservarão esse conhecimento, podendo, no futuro, transmitirem para novas gerações, criando assim uma cadeia geracional de conhecimento. Todas as ações do projeto serão gratuitas
No evento que acontece dia 28 às 15h a produtora cultural e idealizadora do projeto Sonia Kavantan e a curadora Karoline Brito apresentarão o projeto e explicarão como os moradores do Jardim Ângela poderão participar e se beneficiar dele.
Passos do Mestres do Futuro em 2025
O projeto selecionará 7 artesãos de grande importância, residentes no Jardim Ângela, ou na região, para oferecer oficinas de seus saberes a jovens em situação de vulnerabilidade social, visando a transmissão do seu conhecimento. Os Mestres e Mediadores serão remunerados pelo trabalho.
A seleção será prioritariamente de artesãos mais velhos, com técnicas tradicionais menos difundidas e representativas da cultura popular da comunidade e em processo de extinção ou desvalorização. Cada artesão transmitirá seus conhecimentos para 25 jovens selecionados dentre os residentes no Jardim Ângela, durante 3 meses, com 3 encontros semanais, de 3 horas de duração. Será oferecido lanche para os aprendizes, bem como o material para a realização das oficinas. A prioridade é para a compra de material e contratação dos serviços necessários à realização do projeto no próprio Jardim Ângela, e dessa forma gerando renda e circulação de recursos do projeto na comunidade.
O projeto inclui ainda a formação de uma rede de comercialização do artesanato produzido e uma exposição itinerante que ficará um mês em um espaço no Jardim Ângela e um mês na Caixa Cultural em São Paulo para atingir o público em geral, concluindo então o projeto.
“Através do MESTRES DO FUTURO CAIXA – JARDIM ÂNGELA pretende-se valorizar estes que são os guardiões da memória cultural brasileira, especialmente paulistana, dos extremos da Zona Sul, e dar aos jovens a oportunidade de manter vivo um trabalho tão especial realizado por essas pessoas” comenta a produtora e idealizadora do projeto Sonia Kavantan.
Será oferecida a possibilidade de geração de trabalho e renda através da cultura, caminho este que é um dos mais importantes para as comunidades carentes paulistanas. A escolha dos artesãos e dos aprendizes se dará em regiões de baixo IDH, de forma a possibilitar a preservação da cultura local, que muitas vezes se relaciona diretamente com um passado de ocupação por comunidades de migrantes, imigrantes e de descendentes de quilombolas e da população indígena no município.
Histórico do projeto
O projeto Mestres do Futuro teve sua primeira edição em 2008/2009, em 14 cidades do interior do Pará e do Maranhão, e sua segunda edição, em 2012/2013, intitulada Mestres do Futuro – Estrada Real, envolvendo 10 cidades
.
Serviço
Dia 28 de novembro de 2024 às 15h
Local: Casa de Cultura M’boi Mirim
Endereço: Av. Inácio Dias da Silva, s/nº – Piraporinha
Mais informações formações pelo site: https://
Instagram e Facebook: @mestresdofuturojardimangela