Ícone do site Dica de Teatro

Café Verão reexibe palestras relevantes que marcaram a trajetória do Café Filosófico CPFL

Até o fim de fevereiro, programação do Café Filosófico CPFL apresenta temas que continuam a gerar reflexão nas discussões sobre o presente e o futuro

 

Marcelo Tas em gravação do Café Filosófico CPFL | Foto: acervo Instituto CPFL

 

O Café Filosófico CPFL inicia fevereiro com a continuidade de sua programação especial no Café Verão, iniciado em dezembro de 2024 e previsto até o fim do mês. O ciclo traz de volta palestras que marcaram edições anteriores do programa, escolhidas por sua atualidade e profundidade, com temas que ainda reverberam de forma significativa na sociedade. Transmitidos às quintas-feiras, sempre às 19h, pelo canal do Café Filosófico no YouTube, os episódios são uma oportunidade de revisitar discussões relevantes e refletir sobre questões que continuam moldando nosso tempo.

 

A programação inclui temas que abrangem a transição tecnológica, a educação no século XXI, as transformações do corpo e do afeto, além da reflexão sobre o cuidado e as relações humanas. Confira os detalhes abaixo:

 

06/02 (quinta-feira) – 19h

Título: Nova renascença ou fim da picada

Palestrante: Marcelo Tas

Sinopse: Marcelo Tas analisa o impacto das ferramentas digitais em nossas relações sociais, políticas e culturais, discutindo a transição do analógico para o digital e os desafios que surgem com o excesso de informações e ruídos. Estamos diante de uma nova renascença ou do fim da picada?

 

13/02 (quinta-feira) – 19h

Título: Da hegemonia da razão ao corpo-afeto: uma trajetória do século XX

Palestrantes: Angel Vianna e Hélia Borges

Sinopse: Este encontro traça um panorama das revoluções intelectuais do século XX, com foco no trabalho pioneiro de Angel Vianna, que revela o corpo como força cognitiva, explorando o movimento, a dança e a saúde. Uma reflexão sobre as transformações que deslocaram a razão para o corpo e o afeto.

 

20/02 (quinta-feira) – 19h

Título: Desafios contemporâneos à educação

Palestrante: Viviane Mosé

Sinopse: A filósofa Viviane Mosé discute os desafios da educação nos tempos atuais, criticando a fragmentação da escola e a desconexão com a realidade dos alunos e professores, enquanto as questões globais se tornam cada vez mais urgentes e complexas.

 

27/02 (quinta-feira) – 19h

Título: O cuidado é feminino

Palestrante: Mary Del Priore

Sinopse: Mary Del Priore propõe uma reflexão sobre as mudanças nos valores das últimas décadas, analisando a distinção entre um modo “masculino” e um modo “feminino” de lidar com as relações, com ênfase no cuidado com o outro.

 

O Café na TV

Além das reexibições das edições marcantes do Café Verão pelo YouTube, às quintas-feiras, o Café Filosófico CPFL segue com suas duas inserções na TV Cultura: o Café Expresso, programa derivado do Café Filosófico CPFL e que combina cenários itinerantes com convidados refletindo sobre diversos temas em uma abordagem interdisciplinar, além de uma versão editada do Café Filosófico, gravado no estúdio, em Campinas. Os episódios são exibidos às terças-feiras, às 23h, com reprises aos sábados, às 22h. Já a versão editada vai ao ar aos domingos, às 19h.

 

Em fevereiro, o Café Expresso apresenta uma programação diversificada e instigante. No dia 4, a compositora Alessandra Leão, no documentário “Olho para além de mim”, propõe uma reflexão sobre a fé e o respeito ao outro, abordando como a hiperconectividade e as intolerâncias no campo religioso podem gerar divisões e até violência. Em 11 de fevereiro, o psicólogo e professor Antonio Fernando Stanziani promove um diálogo entre o pensamento ocidental e oriental, explorando as diferenças entre o “eu atômico” e o “eu relacional” na construção da identidade. No dia 18, o cientista social Tiarajú Pablo D’andrea apresenta o documentário “Da quebrada para o centro”, oferecendo uma nova perspectiva sobre a periferia, com foco na autoestima e na realidade dos sujeitos historicamente excluídos. Por fim, em 25 de fevereiro, a artista Emília de Martinez, com uma performance especial, ajuda a refletir sobre o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, convidando os participantes a explorar a identidade nacional e os legados do movimento modernista.

 

A programação do mês do Café Filosófico na TV traz uma série de discussões provocativas sobre temas socialmente relevantes. No dia 2, Jacques Stifelman explora o humor como uma ferramenta para enfrentar os medos e as autoridades que moldam nossas fantasias internas e externas, questionando seus limites sociais. Em 9 de fevereiro, o psicanalista e psiquiatra Benilton Bezerra Jr. conduz uma reflexão sobre os preconceitos e estigmas ainda presentes em nossa sociedade, destacando a importância de valorizar as diferenças e repensar as noções de normalidade.

 

Já no dia 16, Carol Tilkian analisa os desafios do amor no contexto da era 5G, onde a velocidade e a busca pela perfeição nas redes sociais dificultam os encontros autênticos e imperfeitos. Para finalizar, em 23 de fevereiro, o artista Marcello Dantas propõe uma reflexão sobre o impacto das mudanças climáticas, destacando como a arte pode nos ajudar a repensar nosso modelo de progresso e nos reconectar com a natureza.

 

Sobre o Café Filosófico CPFL

Criado em 2003, o Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL, com palestras abertas ao público semanalmente, transmissões ao vivo pelo YouTube (às quintas-feiras, às 19h) e programas de TV (domingos, às 19h; terças, às 23h; e sábados, às 22h, na TV Cultura).

 

Sobre o Instituto CPFL

O Instituto CPFL (ICPFL) é, há mais de 20 anos, a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia. Desde sua criação, tem sido referência no setor, aplicando com excelência as leis governamentais de incentivo às ações sociais e culturais. Com esse propósito, é responsável por coordenar as iniciativas de protagonismo social da companhia junto às comunidades onde as empresas do grupo atuam por meio das frentes CPFL Jovem Geração, CPFL Intercâmbio Brasil-China, Circuito CPFL, CPFL nos Hospitais e Café Filosófico CPFL. Saiba mais em www.institutocpfl.org.br

 


Sair da versão mobile