Banijay Launch irá oferecer mentoria para cinco finalistas e um investimento de U$ 50.000 para a vencedora
Interessadas poderão inscrever os projetos em seu idioma nativo
|
Primeira edição do Banijay Launch. Foto: Divulgação
A Banijay Entertainment, maior grupo de produção e distribuição de conteúdo independente do mundo – que abriga as brasileiras Endemol Shine Brasil, A Fábrica e Banijay Estúdios -, anuncia a segunda edição de Banijay Launch, iniciativa aceleradora de carreiras voltada para mulheres. Nesta terça-feira (22/10), o site de Banijay Launch está oficialmente aberto às inscrições de mulheres criadoras de formatos promissores ao redor do mundo.
As interessadas em receber uma mentoria especializada no desenvolvimento de novos formatos – desde o conceito até a venda, além de um investimento de U$ 50.000 para a grande vencedora – devem inscrever seus projetos pelo site, em seu idioma nativo, sem necessidade de traduzir para o inglês.
Como funciona?
A Banijay selecionará cinco finalistas que serão orientadas por um time criativo local para desenvolverem os seus formatos, com o objetivo de produzi-los. O concurso culminará em uma apresentação ao vivo, em março de 2025, perante um painel de jurados liderado por Sharon Levy, CEO (Chief Executive Officer) da Endemol Shine North América, e por James Townley, CCO (Chief Content Officer) da Banijay. A vencedora será anunciada ainda em 2025.
Cronograma da competição:
22 de outubro de 2024: início das inscrições pelo site;
1 de dezembro de 2024: inscrições encerradas e início da apuração dos jurados;
17 de janeiro de 2025: Escolha das finalistas e início da mentoria;
Janeiro a março de 2025: Desenvolvimento do projeto;
Março de 2025: Apresentação dos projetos e escolha da vencedora.
Desenvolvida por Levy e Townley, a iniciativa foi concebida como estratégia global para abordar a desigualdade de gênero e estimular a criatividade. O Banijay Launch segue a premissa de sua primeira edição ao procurar formatos desconhecidos com apelo internacional, a partir de um conjunto de mulheres desconhecidas em todo o mundo, proporcionando uma nova oportunidade para o grupo diversificar ainda mais o seu talento e IP de forma global.
Sua primeira edição, lançada com exclusividade durante um café da manhã na MIPCOM 2023, foi um grande sucesso, reunindo mais de 500 inscrições em mais de 30 territórios em todo o mundo. Duas vencedoras foram selecionadas: Amber Kane (Australia), pelo projeto de variedade “Double Act”, e Emily Wilson (UK), pelo formato de encontro psicológico, “Can’t Buy Love”.
O reconhecimento de Banijay Launch aconteceu apenas um ano depois, com o prêmio ‘Behind the Scenes Impact Award’, na categoria Diversify TV Awards, da MIPCOM 2024. A premiação foi um “carimbo” à iniciativa, que representa a ética e os princípios da Diversidade e Inclusão fora das telas, como forma de ajudar à equidade de gênero no setor audiovisual.
Em 2023, o Banijay Launch foi apoiado pela comissão de um estudo inédito com Geena Davis Institute on Gender in Media, em parceria com o Everywoman Studios. As descobertas do estudo inovador, que destacou uma disparidade de gênero significativa na produção sem roteiro no Brasil, Reino Unido, EUA e França, foram reveladas em julho deste ano, com as principais descobertas disponíveis aqui.
O Banijay Launch foi inspirado no programa Propelle, uma iniciativa aceleradora voltada para mulheres, criada e desenvolvida em 2020 pela CEO da Everywoman Studios, Abby Greensfelder. O programa conta com uma parceria de dois anos concebida por Sharon Levy e pela Endemol Shine North América com a Everywoman Studios e o Realscreen. Abby Greensfelder atuou como consultora na criação do Banijay Launch.
As inscrições poderão ser feitas por meio do site. Os termos e condições completas também estão no portal
Sobre a Banijay
Lançada em 2008, a Banijay é uma potência de mídia e do entretenimento. Conta com mais de 130 empresas de produção em 21 territórios, um catálogo multigênero com mais de 180.000 horas de programação original de destaque e uma empresa complementar de entretenimento ao vivo – a Banijay Events.
A empresa oferece propriedade intelectual multigênero de alta qualidade que nasceu localmente e viaja globalmente. Oferece as melhores histórias contadas da melhor forma e representa algumas das maiores marcas globais do mercado, incluindo Survivor, Big Brother, Peaky Blinders, MasterChef, Rogue Heroes, Marie Antoinette, Mr Bean, Love Triangle, Hunted, The Summit, Black Mirror, Blow Up! e Starstruck, entre outros.
Construída com base na independência, na liberdade criativa, no empreendedorismo colaborativo e na eficiência comercial, a empresa funciona sob a direção do diretor executivo, Marco Bassetti. É sob sua liderança que o negócio cresceu atingindo € 3,2 bilhões em receitas e € 472 milhões em EBITDA, em 2022.
Sobre a Banijay Américas
A Banijay Americas é uma das principais criadoras e produtoras de conteúdo de entretenimento, composta por empresas de produção nos Estados Unidos e em toda a América Latina. A Banijay Americas é uma divisão da Banijay, uma potência da mídia e do entretenimento, e inclui empresas subsidiárias de produção em dois continentes – Endemol Shine North America, Bunim/Murray Productions, Truly Original, 51 Minds Entertainment, Authentic Entertainment e Stephen David Entertainment, sediadas nos Estados Unidos; Endemol Shine Boomdog e Banijay Mexico e U.S. Hispanic, sediadas no México; e Endemol Shine Brasil e A Fábrica, sediadas no Brasil.
Além disso, a empresa está pronta para abrir o Banijay Studios Brasil, um complexo de 70 mil metros quadrados, em 2023. Juntas, a Banijay Americas é o lar de mais de 100 séries originais, incluindo algumas das maiores marcas da televisão, e produz mais de 1.500 horas de conteúdo original por ano.
Sobre Everywoman Studios:
Everywoman Studios é uma empresa de mídia de serviço completo, dedicada à conteúdos voltados para mulheres, criando um impacto cultural positivo. Fundado em 2019 pela produtora Abby Greensfelder – criadora de sucessos globais como Say Yes to the Dress e The Last Alaskans, entre outros – Everywoman Studios possui atualmente uma gama de séries e recursos de não ficção em desenvolvimento e produção em várias TVs e streamings. O primeiro documentário da empresa, LFG – que narra a luta da Seleção Nacional de Futebol Feminino dos EUA por salários iguais – estreou em 2021 no Tribeca Film Festival antes de ser lançado na HBO Max. O filme indicado ao Emmy é creditado por ajudar os jogadores a conseguirem salários iguais.
Greensfelder e Everywoman também fundaram o “Propelle”, um programa acelerador de conteúdo para mulheres produtoras e cineastas. O projeto vencedor do primeiro ano, Prisioneiro do Profeta, está sendo transmitido agora no Discovery+. Para mais informações, visite o site da Everywoman Studios.