A dança é uma opção para perder gordura corporal e conquistar massa magra
Praticar atividades físicas não se resume apenas à questão estética, mas também proporciona qualidade de vida, reduz o risco de doenças cardiovasculares, combate a ansiedade e a depressão, controla a pressão arterial, aumenta o metabolismo e, de quebra, melhora o humor.
Os exercícios resistidos de alta intensidade para que haja a quebra da homeostase do músculo, período em que nossos batimentos cardíacos, frequência respiratória e pressão arterial encontram-se em estados normais, são essenciais para a diminuição da porcentagem de gordura e ganho de força. Já sabemos que a musculação, a natação e o crossfit são opções de atividades para definir o corpo, mas quem diria que o balé, com bailarinas tão delicadas, poderia ajudar nesse processo? Pois é!
O balé é um caminho para se adquirir massa muscular, uma vez que usa o próprio peso do corpo e trabalha diferentes capacidades físicas, como: a agilidade, ao executar os movimentos em diferentes dinâmicas e direções; a flexibilidade; a força, ao suportar o peso do próprio corpo em uma perna e o pico de energia máxima para executar um ato explosivo, como um grande salto, por exemplo; a resistência e o equilíbrio, para manter o corpo erguido e até mesmo por alguns segundos na mesma posição e; a coordenação motora.
O Ballet Blend, criado pela educadora física e bailarina Anninha Martins, é um novo método que alia os princípios do balé clássico com a ginástica localizada coreografada, muito usada na década de 90. Nele, há o aumento do número de repetições dos exercícios propostos e o esforço para manter o abdômen sempre ativado e contraído, evitando assim a sobrecarga na coluna. Ao aliar o trabalho muscular com a isometria, essa junção faz com que o aluno consiga diminuir o percentual de gordura para então aumentar o de massa magra.
“A aula é coreografada o tempo todo, seja para os membros inferiores, os primeiros a serem trabalhados, ou para os membros superiores, abdômen, glúteos e adutores. Um aluno pode queimar entre 300 e 500 calorias em até uma hora, de acordo com as diferenças individuais de cada um. Mas sempre digo que o Ballet Blend preza pelo bem-estar mental e corporal e, para que tenhamos qualidade de vida, é necessário que o praticante construa um equilíbrio entre as atividades físicas e uma alimentação saudável, uma vez que um depende do outro’’, explica Anninha Martins.
As aulas presenciais de Ballet Blend acontecem com exclusividade, até o momento, no Estúdio Anacã (www.estudioanaca.com.br). Para quem deseja se exercitar sem sair do conforto de sua casa, o método também é disponibilizado por meio de videoaulas, em parceria com o Namu Cursos, primeira plataforma de cursos online voltada para uma vida equilibrada.
Sobre o método Ballet Blend
O Ballet Blend é um método de dança que mescla os princípios do balé com a ginástica localizada coreografada. Um dos objetivos do método é estimular a prática Wellness, que apesar de englobar o condicionamento físico como segundo plano, trabalha outras perspectivas para que haja o equilíbrio entre a mente e o corpo do aluno, visando à qualidade de vida e o bem-estar.
Sobre Anninha Martins |criadora do Ballet Blend
Anninha Martins é formada em Dança pela Escola Artístico Cultural de Pirassununga, é bailarina certificada pela Royal Academy of Dance e possui formação em Pilates pela Physio Pilates. Também é graduada em Educação Física na Universidade Estadual Paulista (UNESP), com especialização em psicomotricidade motora na UNICAMP e pós-graduada em fisiologia do exercício pela Escola de Medicina da Universidade de São Paulo.
Já atuou como bailarina no Balé da Cidade de São Paulo e na companhia de dança de Ismael Guiser. É professora de dança há mais de 20 anos e atualmente atua como personal trainer e professora do Estúdio Anacã.