Ícone do site Dica de Teatro

Arena do Orgulho encerra 2024 com programação especial no MASP

Discussões sobre HIV, expressão artística e cinema marcam o fim da programação anual

A Arena do Orgulho, iniciativa do Castro Festival, apresenta sua programação de dezembro no MASP, trazendo atividades que celebram a diversidade e promovem reflexões sobre saúde, direitos e representatividade LGBTQIA+.
No dia 1º de dezembro , às 14h, o workshop de fotografia será ministrado por Fernanda Piccolo Huggentobler, 28 anos, natural de Santa Catarina e residente no Rio de Janeiro. Formada em Fotografia e pós-graduada em Diversidade, Acessibilidade e Inclusão. Fernanda acumula 12 anos de experiência em fotojornalismo, audiovisual e fotografia documental. Ela é a fundadora do projeto Documentadas, o primeiro banco de registros sobre o amor entre mulheres no mundo.
Ainda no dia 1º, dia mundial da luta contra a Aids, às 16h, acontece a roda de conversa “Dezembro Vermelho: os desafios pelo fim do estigma do HIV” que abordará temas relacionados à conscientização e ao combate ao preconceito contra pessoas que vivem com HIV. Além disso, será o lançamento de uma nova cartilha com foco na qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV, desenvolvida pelo Fundo Positivo, organização sem fins lucrativos que atua como catalisadora de mudanças sociais no Brasil. A publicação será distribuída gratuitamente em unidades básicas de saúde em todas as regiões do país. Participam Alberto Pereira Jr., jornalista e diretor que vive com HIV há 15 anos e Pedro Campana, médico infectologista da Santa Casa. O debate apresenta perspectivas sobre saúde, inclusão e os desafios enfrentados para superar estigmas associados ao HIV/AIDS.
No dia 3 de dezembro, às 16h30, a peça “Diadorim” dá vida a uma releitura contemporânea do clássico Grande Sertão: Veredas , de Guimarães Rosa. Com texto de Marcia Zanelatto e estrelado por Vera Zimmermann, o espetáculo propõe uma reflexão sobre gênero, identidade e humanidade por meio da icônica personagem reimaginada como uma cidade do século XXI.
Além disso, no dia 3 de dezembro, a Arena do Orgulho recebe a sessão especial de filmes da Cardume, com exibição de quatro produções que abordam o HIV e a Aids, desde os anos 80 até os dias de hoje. Essas obras, que dialogam com a história do movimento LGBT, abordam as dificuldades enfrentadas pela comunidade e os estigmas que ainda persistem em relação ao HIV.

 

Os ingressos são gratuitos, mas limitados, e estão disponíveis no site, sujeitos a lotação. Os eventos acontecem no hall do MASP, na Avenida Paulista, em São Paulo.

 

Sobre o Castro Festival

O Castro Festival é um evento anual dedicado à celebração da cultura LGBTQIAPN+. Realizado em São Paulo, o festival oferece uma ampla programação que inclui shows, exposições, debates e outras atividades culturais, promovendo a visibilidade e o respeito à diversidade.

 

Sobre o MASP

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand é um dos mais importantes museus de arte do Hemisfério Sul. Fundado em 1947, é conhecido por seu acervo diversificado, com mais de 11 mil obras, e sua arquitetura icônica, projetada por Lina Bo Bardi. O museu tem um compromisso contínuo com a inclusão e a diversidade em todas as suas atividades e, em 2024, dedica toda a sua programação às Histórias da diversidade LGBTQIA+, com uma série de exposições que refletem sobre questões relacionadas à comunidade – incluindo a primeira individual do artista Francis Bacon realizada no Brasil.

 


Sair da versão mobile