Ícone do site Dica de Teatro

Ana Cecília Carvalho toma posse na Academia Mineira de Letras

A psicanalista e escritora mineira será a décima primeira mulher a integrar a  Academia Mineira de Letras. A cerimônia acontece no dia 8 de novembro, sexta, a partir das 20h, no auditório da AML, para convidados.

 

No dia 8 de novembro, sexta, a partir das 20h, será realizada a cerimônia de posse de Ana Cecília Carvalho. A nova integrante da Academia Mineira de Letras, ocupando a cadeira 36, é a primeira psicanalista a integrar a Instituição. Sua obra inclui contos, textos acadêmicos e literatura infanto-juvenil. O evento acontece para convidados no auditório da AML, em Belo Horizonte.

 

“É com alegria que a AML recebe Ana Cecília Carvalho. Além de respeitada psicanalista e professora, tem uma obra literária consistente e sempre instigante, o que faz dela, hoje, uma das principais prosadoras brasileiras”, diz o presidente da AML, Jacyntho Lins Brandão.

 

Desde a fundação da Academia Mineira de Letras, em 1909, já integraram a Instituição quase 200 membros, entre eles, dez mulheres. Ainda hoje permanecem em atividade as escritoras Elizabeth Rennó, Yeda Prates Bernis, Maria Esther Maciel, Conceição Evaristo e a vice-presidente Antonieta Cunha. Sobre a chegada de Ana Cecília Carvalho, a acadêmica Maria Esther Maciel  comenta: “Ana Cecília Carvalho sempre soube conjugar psicanálise e literatura de maneira inventiva e instigante. Escritora admirável, é hábil no manejo de estratégias narrativas e explora com densidade os conflitos, impasses e paradoxos de seus personagens, transitando em mundos reais e imaginários para contar suas histórias inquietantes. Sem dúvida, sua presença na AML será preciosa e de grande relevância para a consolidação da pluralidade da Casa de Alphonsus de Guimaraens e Henriqueta Lisboa.”

 

O presidente emérito da Academia Mineira de Letras, o jornalista e escritor Rogério Faria Tavares também celebra com alegria a eleição e a posse de Ana Cecília Carvalho para a Academia Mineira de Letras. “Ana Cecília Carvalho foi desde sempre vocacionada para a literatura. Essa foi, em Ana Cecília, uma inclinação natural, espontânea e precoce. Aos dezesseis anos, ela já escrevia poemas, durante a universidade ganhou vários concursos literários e publicou seus primeiros contos. Ganhou prêmios importantes, em Minas e em outros estados. Sua literatura é densa, engenhosa, sofisticada e complexa. Seus personagens se movem em cenários intrincados e sempre bem elaborados. A aproximação que Ana Cecília Carvalho faz entre a Literatura e a Psicanálise é outro dado que eleva ainda mais a qualidade da sua produção”, comenta.

 

Para o acadêmico Luís Giffoni, “Ana Cecília Carvalho, além da importante literatura, engrandece a Academia Mineira de Letras com sua diversidade cultural”. O acadêmico Carlos Herculano Lopes acrescenta: “Creio que um dos traços mais marcantes na literatura de Ana Cecília Carvalho é o cuidado e a delicadeza com que ela, desde sua estreia em 1976, com “O livro dos registros”, trata a palavra. É como se fosse uma artesã, que sabe ter aí sua matéria prima, e a ela se alia para criar suas histórias. Deferência igual, com o mesmo cuidado, ela dá à psicanálise, área na qual também é admirada e reconhecida em todo o País. É com muita alegria e orgulho, pois sou seu leitor há muitos anos, que saúdo sua chegada à Academia Mineira de Letras, na certeza de que não só a Casa, mas toda Minas Gerais, sairá  ganhando”.

 

Ainda sobre a chegada de Ana Cecília, o acadêmico Danilo Gomes completa: “Acompanho a carreira literária de Ana Cecília Carvalho desde o começo. Tive então a mesma percepção de Jaime  Prado Gouveia: senti que ali começava a brilhar a estrela  de uma das grandes escritoras brasileiras do nosso tempo.”

 

Sobre Ana Cecília Carvalho

Ana Cecília Carvalho nasceu em Belo Horizonte, MG. É escritora e psicanalista, doutora em Literatura Comparada e mestre em Psicologia. Foi professora de Psicanálise na UFMG até 2009, quando se aposentou.  Em agosto de 2024, foi eleita para ocupar a cadeira 36 da Academia Mineira de Letras. O Prêmio Brasília de Literatura (1991) e o Prêmio Cidade de Belo Horizonte (1975 e 1985) são algumas das premiações literárias recebidas pela escritora. Também foi finalista do Prêmio Jabuti (categoria contos) em 1993. Também é autora da “Trilogia da Inquietude”, da qual fazem parte Os Mesmos e os Outros: o livro dos ex (Quixote-Do, 1ª edição 2017; 2ª edição 2018; 3a ed. 2022), O foco das coisas & outras histórias (Quixote + Do, 2019) e A memória do perigo (Quixote + Do, 2019). Entre outros livros, escreveu também A poética do suicídio em Sylvia Plath (Editora da UFMG, 1a ed 2003; 2a edição 2023), O livro neurótico de receitas (Editora Ophicina de Arte & Prosa, 1ª e 2ª ed. 2012), Uma mulher, outra mulher (Editora Lê, 1993) e Livro de registros (Interlivros, 1976). É co-organizadora de Estilos do xadrez psicanalítico: a técnica em questão (Imago, 2006); Universidade e psicanálise: um espaço de interlocução (Zagodoni Editora, 2019) e Universidade e psicanálise: a escrita das psicanalistas (Zagodoni Editora, 2023).

 

SERVIÇO

 

Solenidade de Posse da escritora e psicanalista Ana Cecília Carvalho na Academia Mineira de Letras

8 de novembro, sexta-feira

Presencial – para convidados

Local: Palacete Borges da Costa

19h30

– Reunião dos acadêmicos com nova acadêmica no Palacete, para fotografia oficial.

(fotógrafo da AML)

Local: Auditório da AML

20h

– Abertura da sessão solene pelo Presidente da AML

– Composição da mesa de honra

– Nomeação da comissão para a condução da nova acadêmica

Observação: A nova acadêmica ficará aguardando no Palacete. De lá será conduzida por um acompanhante à entrada do edifício Vivaldi Moreira, quando será recepcionada pela comissão de condução, que a levará ao palco do auditório.

– Registro das presenças  pelo Presidente da AML

– Execução do Hino Nacional

– Leitura do Termo de Posse pelo Acadêmico  Secretário Geral da AML.

– Assinatura do Termo de Posse pelo Presidente e a nova Acadêmica.

– Declara empossada a Nova Acadêmica (Presidente da AML)

– Leitura do Diploma pelo Secretário Geral (ou substituto)

– Convite a um acadêmico da casa para entrega do Diploma de Posse à nova acadêmica

– Entrega do Diploma à empossada.

– Palavras introdutórias pelo Presidente da AML.

– Leitura do discurso de recepção pelo Acadêmico responsável
– Leitura do discurso de posse da Nova Acadêmica

– Encerramento da Sessão Solene pelo Presidente da Academia.

– O Presidente informa que a acadêmica receberá os cumprimentos no salão do segundo andar.


Sair da versão mobile