Ícone do site Dica de Teatro

Amanhã, especial Consciência Negra: Fábricas de Cultura preparam agenda sobre luta e celebração nas periferias de São Paulo

Com mais de 30 atrações gratuitas espalhadas pela zonas norte, leste e sul da cidade de São Paulo e Osasco, as Fábricas de Cultura promovem atividades como dança, apresentações musicais, grupos de capoeira e maculelê, grafite e baile black, celebrando a cultura afro

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra no Brasil. A data historicamente conhecida por ser um marco importante na luta contra o racismo e pela promoção da igualdade racial no país, será celebrada no sábado, 23, com uma agenda gratuita das Fábricas de Cultura – programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pelas Organizações Sociais Poiesis e Catavento Cultural e Educacional – localizadas nas zonas norte, leste e sul da cidade de São Paulo, além de Osasco.

Confira alguns dos destaques da programação, separados por região:

Zona Norte

Live paint “Toda Periferia é Matriarcal” na Fábrica de Cultura da Brasilândia (Divulgação Fábricas de Cultura)

A partir das 9h acontece a live paint “Toda Periferia é Matriarcal”, conduzida pela artista Soberana Ziza na Fábrica de Cultura da Brasilândia. A atividade pretende celebrar o protagonismo das mulheres negras nas periferias. Em seguida, a partir das 10h, o coletivo Trançando Raízes apresenta o projeto “Afrocuidar”, com oficina de massagem, roda de conversa sobre cultura negra e também uma oficina de samba rock.

Para celebrar os 80 anos de vida da cantora e sambista Leci Brandão, a Fábrica de Cultura do Jaçanã presta uma homenagem com o show Mulheres Cantam Leci, a partir das 18h, que terá a participação do grupo Sampagode e das artistas Viviane Abrahão e Natália Lagê.

O Núcleo Taipas, da Fábrica de Cultura Brasilândia, apresenta uma programação extensa a partir das 10h. Haverá confecção de Bonecas de Pano Abayomi, de tradição ancestral e conhecidas por trazer felicidade, e de máscaras africanas; uma vivência de culinária com as influências africanas na cultura brasileira; e outra vivência de Maculelê, dança folclórica de origem afro-brasileira, e de capoeira, que além de mostrar a gestualidade de cada movimento, também destacará os instrumentos utilizados.

Já na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha acontece a Feira Pretinhas na Moda, a partir das 11h, com 20 marcas de moda autoral de mulheres pretas, microempreendedoras e periféricas. Além dos objetos confeccionados por elas, o evento traz oficinas gratuitas com foco em moda e economia criativa: de modelos, upcycling, confecção de brincos e acessórios com materiais reciclados e até um fashion show, com 20 modelos negras, 5 modelos PCDs, ao som da cantora Camila Arruda em apresentação ao vivo.

 

Zona Leste


Grupo convidado Raiz dos Palmares na Fábrica de Cultura Parque Belém  (Divulgação Fábricas de Cultura)

A partir das 11h, na Fábrica de Cultura Parque Belém haverá roda de capoeira com o grupo convidado Raiz dos Palmares; apresentação de Maculelê, dança afro-indígena-brasileira, do ateliê de capoeira da Fábrica e apresentação musical de um grupo formado por pessoas pretas da EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim)

Na Fábrica de Cultura Vila Sapopemba, a partir das 13h30 haverá uma série de apresentações musicais, como o Grupo Instituto do Samba, Don Tigre, Subzero “Rap”, Atelie de Percussão Sapopemba e Escola de Curimba Tribo de Zambi. As apresentações de dança e capoeira também marcarão presença com os grupos Força das Raizes, Gingarte, Moradia e Cidadania  e Atelie de Street Dance. Também haverá exposição de grafite e live paint temático, além do Projeto Social Barraca das Tranças, já tradicional na região.

Na Fábrica de Cultura Itaim Paulista haverá o Fábrica Urbana Edição Especial, a partir das 14h, com apresentações de rap nacional de grupos e mcs da região, exposição de personalidades negras históricas e roda de breaking com b-boys da região, além da realização de grafite em tela ao vivo durante o evento.

Na Fábrica de Cultura Vila Curuçá, a partir das 10h às 16h, haverá duas exposições: “Grandes personalidades negras” que apresenta 81 obras em grafite que homenageiam personalidades negras que fizeram  história no Brasil. Os grafites originais ficaram expostos no MIS em 2023, e reproduções delas em cartazes ficaram Fábricas de Cultura, que serão expostas novamente. Já a exposição de fotos de grafites de artistas negros são artes criadas pelos grafiteiros parceiros da unidade. Também haverá apresentações musicais e sessão de cinema como o filme Rosa Parks, ativista símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

Para quem gosta de Baile Black, a partir das 19h a Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes preparou uma edição Especial Consciência Negra com o Grupo 100 Limites, com músicas dos anos 80, 90 e 2000. Também haverá rodas de Break e Freestyle e poemas e poesias recitadas no espaço.

Zona Sul


Flash Tranças da Império Nagô na Fábrica de Cultura Capão Redondo (Divulgação Fábricas de Cultura)

Na Fábrica de Cultura Capão Redondo, a partir das 12h, o festival “Preto & Arte, combinam!” trará um espaço interativo, que conecta ancestralidade e autoestima através de Flash Tranças da Império Nagô e barbearia, além da exposição fotográfica “Meu Ori é NAGÔ”. Haverá ainda a intervenção artística do poeta Santos Drummont e um pocket show da artista Dandara.

Já o projeto “Liturgia da Moda: vestimentas e culturas nas religiões de matriz africana,” coordenado por Fabiana Ivo e o Babalorixá Adriano Ayrá, acontece na Fábrica de Cultura São Luís valorizando as vestimentas e o simbolismo da moda nas religiões de matriz africana, promovendo uma compreensão mais profunda das tradições culturais e religiosas. Através de oficinas de confecção, rodas de conversa, palestras e exposições, o projeto oferece uma rica troca cultural e educativa.

Osasco


Sankofa na Fábrica de Cultura Osasco (Divulgação Fábricas de Cultura)

A Fábrica de Cultura Osasco celebra o Sankofa, a partir das 18h, para reconhecer que existem várias histórias, povos, culturas e saberes ancestrais. A atividade terá apresentação de danças urbanas com o grupo Cendira Bgirls, set com DJ Gui Nigga e show de Dow Raiz, músico com mais de 20 milhões de plays no streaming,  conta com cinco álbuns na pista e alguns singles lançados com grandes nomes do Hip Hop Nacional.

SERVIÇO:

Toda a programação é gratuita. Classificação: Livre

Os destaques, a seguir, não exigem inscrição. É só chegar e aproveitar!

 

Sábado, 23, em todas as unidades.

 

Zona Norte

 

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508 | Tel: (11) 3859-2300

Agenda:

Toda Periferia É Matriarcal com Soberana Ziza

Das 9h às 17h

Afrocuidar – Com Coletivo Trançando Raízes Especial

Das 10h às 15h

 

Núcleo Taipas – Fábrica de Cultura Brasilândia

Rua Joaquim Pimentel, 200 | Tel: (11) 3971-3640

Agenda:

Boneca de pano Abayomi

Das 10h às 11h30

Confecção de máscaras africanas

Das 13h às 14h30

A influência africana na culinária brasileira

Das 14h30 às 16h

Vivência livre em maculelê

Das 13h30 às 14h30

Roda de capoeira

Das 14h30 às 15h30

Cabide afro: vestimentas tradicionais

Das 10h às 17h

Sue Circunde e Coletivamente Hip Hop: consciência negra não termina em novembro

Das 15h30 às 17h

Discotecando com Dj Sonora

Das 10h às 17h

 

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Tel: (11) 2249-8010

Mulheres cantam Leci: homenagem aos 80 Anos de Leci Brandão

Das 18h às 20h

 

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Rua Franklin do Amaral, 1575 | Tel: (11) 2233-9270

Feira Pretinhas na Moda

Das 11h às 21h

 

Zona Leste

Fábrica de Cultura Parque Belém

Av. Celso Garcia, 2231 – Belenzinho | Tel: (11) 2618-3447
Agenda

Roda de capoeira com o grupo convidado Raiz dos Palmares;

Apresentação de Maculelê do ateliê de capoeira da Fábrica;

Apresentação musical de um grupo formado por pessoas pretas da EMESP.

A partir das 11h

 

Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes

Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281 – Conj. Hab. Fazenda do Carmo | (11) 2556-3624

Baile Black 100 Limites – Especial Consciência Negra

Das 19h às 22h

 

Fábrica de Cultura Itaim Paulista

  1. Estudantes da China, 500 | (11) 2025-1991

Fábrica Urbana Edição Especial

Das 14h às 17h

Apresentações de rap nacional de grupos e mcs da região, exposição de personalidades negras históricas e roda de breaking com b boys da região itaim paulista, grafite em tela durante o evento.

 

Fábrica de Cultura Sapopemba

Augustin Luberti, 300 – Fazenda da Juta | (11) 2012-5803
Agenda:

-Apresentações Musicais: Grupo Instituto do Samba, Don Tigre, Subzero “Rap”, Atelie de Percussão Sapopemba e Escola de Curimba Tribo de Zambi

-Apresentações de Dança e Capoeira: Grupo Força das Raízes, Grupo Gingarte, Grupo Moradia e Cidadania e Atelie de Street Dance

-Exposição de Grafite c/ Artista D’Roger 

-Live Paint Tematico com PP Silva 

– Projeto Social Barraca das Tranças

A partir das 13h30

 

Fábrica de Cultura Vila Curuçá

  1. Pedra Dourada, 65 – Jardim Robru | (11) 2016-3316
    Agenda:

– Exposição sobre grandes personalidades negras

Das 10h às 16h

– Exposição de fotos com grafites de artistas negros que já atuaram nas Fábricas de Cultura

Das 10h às 16h

– Apresentações musicais

Das 10h às 16h

– Exibição de filmes relacionados à cultura negra

A parti das 14h

 

Zona Sul

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Entrada 1: Rua Bacia de São Francisco, s/n, Conjunto Habitacional Jardim São Bento | Entrada 2: Rua Algard, 82, Conjunto Habitacional Jardim São Bento | Tel: (11) 5822-5240

Especial Consciência Negra: Preto & Arte, combinam! com Império Nagô

Das 12h às 17h

 

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Tel: (11) 5510-5530

Liturgia da moda: vestimentas e culturas nas religiões de matriz africana

15h às 16h (a atividade também acontecerá no dia 28/10 às 19h)

 

Osasco

Fábrica de Cultura Osasco

Rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600

Sankofa com Dow Raiz 

Das 18h às 20h

 

OUTRAS ATIVIDADES AO LONGO DO MÊS

 

Contações De Histórias Itinerantes- “Minha Primeira Historinha”

 

1)Livro: Com qual penteado eu vou de Kiusam de Oliveira

Uma obra fundamental para pautar a diversidade e a beleza que existe em cada criança, independente de com qual penteado ela vai. Com um texto rico e claro, como só a Kiusam de Oliveira, doutora em Educação e com diversas publicações de sucesso, poderia nos trazer.

Este livro é uma dessas pinturas estonteantes. Cenas plásticas que nos prendem a atenção!

A festa de 100 anos do Seu Benedito vai animar toda a família, afinal, agora ele é um cen-te-ná-rio. Para homenagear seu bisavô nessa data tão importante, suas bisnetas e seus bisnetos irão escolher penteados lindos para participarem da comemoração. E cada uma e cada um irá presentear seu bisa com a virtude mais poderosa que tem.

 

2)Livro: Amoras escrito por Emicida

Na música “Amoras”, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre.

“Um livro que rega as crianças com o olhar cristalino de quem sonha plantar primaveras para colher o fruto doce da humanidade.” Sérgio Vaz.

 

Espetáculo “Eranko” Da Cia Circo De Ébanos

O Circo de Ébanos apresenta o espetáculo técnico e criativo Eranko, com uma narrativa que mescla o circo contemporâneo com elementos da cultura afrobrasileira, como a capoeira, a dança e o batuque. Considerando a bagagem e o repertório dos artistas, composto totalmente por artistas negros e periféricos., a apresentação traz performances inovadoras em aparelhos como perna de pau, e roda cyr, além de coreografias diferenciadas.

Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes – 19/11/24 – 14h30

Fábrica de Cultura  Parque Belém – 26/11/24 – 14h30

 

———–

Acesse os nossos sites para saber mais sobre os serviços e o horário de funcionamento do Programa Fábricas de Cultura, selecionando a unidade de interesse.

 

Acessibilidade – Fábricas de Cultura setor A: as Fábricas de Cultura geridas pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional – localizadas na zona leste de São Paulo, São Bernardo do Campo e Santos – oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com 170 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras.

Acessibilidade – Fábricas de Cultura setor B (geridas pela Poiesis): as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura Osasco tem rampa de acesso, elevador e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.

———–

SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura – Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – são espaços de acesso gratuito que colaboram na ampliação do conhecimento cultural por meio de diversas atividades artísticas e formativas, bibliotecas e estúdios de gravação de som. Em 2024, todas as unidades gerenciadas pela Poiesis – zonas norte e sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape – contam com o patrocínio do Instituto CCR, ViaMobilidade e do Mercado Livre; e as unidades geridas pela Catavento Cultural e Educacional – zona leste, São Bernardo do Campo e Santos – com patrocínio da Unilever. Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, esses apoios contribuem na melhor realização das atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos das comunidades periféricas do estado paulista.


Sair da versão mobile