Ícone do site Dica de Teatro

Além do inglês: Intercâmbios em idiomas espanhol, italiano, francês e alemão conquistam os brasileiros

O programa de intercâmbio de idiomas é o mais buscado pelos intercambistas.

Além do fator linguístico, o apelo dos intercâmbios para esses destinos está também na experiência cultural. (Imagem: Unsplash)

 

No mundo globalizado de hoje, falar inglês é quase uma exigência básica. No entanto, muitos brasileiros estão expandindo seus horizontes ao buscar intercâmbios em países de língua espanhola, italiana, francesa e alemã. Esse movimento reflete a crescente demanda por formação multicultural e a valorização de idiomas estratégicos para carreiras internacionais em áreas como comércio exterior, diplomacia, tecnologia e arte.
De acordo com dados da Pesquisa Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio), o programa de intercâmbio de idiomas é o mais procurado, ocupando a primeira posição. Destinos como Espanha, França, Alemanha e Itália estão entre os 20 países mais escolhidos pelos intercambistas. Esses países oferecem programas de estudo focados no aprendizado de idiomas, permitindo aos estudantes uma imersão em culturas ricas e diversas.
“Dominar o inglês continua sendo fundamental, mas as línguas adicionais também abrem portas para mercados globais e nichos especializados. Um profissional que fala alemão, por exemplo, tem uma grande vantagem em setores como engenharia e ciências, enquanto o francês pode ser essencial para carreiras na diplomacia e nas relações internacionais”, explica Alexandre Argenta, Presidente da Belta.
Segundo dados da Pesquisa Belta, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano estão no top 5 de cursos de idiomas mais comercializados.
Além do fator linguístico, o apelo dos intercâmbios para esses destinos está também na experiência cultural. A vida em cidades históricas como Paris, Berlim, Roma ou Barcelona oferece aos estudantes a oportunidade de explorar patrimônios culturais, aprender novos estilos de vida e criar conexões globais.
Outro ponto relevante é que o domínio de línguas como espanhol e francês é altamente estratégico em contextos regionais e internacionais. O espanhol, por exemplo, é a segunda língua mais falada no mundo por número de falantes nativos, enquanto o francês é oficial em 29 países e largamente utilizado em organizações internacionais.

Principais destinos e oportunidades

“A diversificação dos destinos de intercâmbio reflete a busca por uma formação mais ampla, que vai além do idioma inglês e valoriza a verdadeira riqueza da multiculturalidade. Aprender outra língua também é uma forma de abrir a mente para novas perspectivas e experiências”, conclui Alexandre Argenta.
Conheça as agências certificadas pelo Selo Belta e prepare seu intercâmbio com segurança, aqui!
Sobre a Belta

Criada há mais de 30 anos, a Belta – Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio — visa promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, 60 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no exterior. A Belta tem prêmios acumulados ao longo desses anos, entre eles, o prêmio internacional STM Awards, considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!


Sair da versão mobile