Ícone do site Dica de Teatro

Agenda Cultural: Dia do Nordestino, Queen à luz de velas e exposição internacional sobre café são destaques da semana em SP

Atividades vão de 5 a 11 de outubro em diversos equipamentos do Estado, com opções de atrações gratuitas
A agenda cultural nas instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, entre os dias 5 a 11 de outubro, está repleta de atividades para todos os públicos, gostos e interesses. As atrações, em sua maioria gratuitas, acontecem em espaços espalhados por todo o estado.
Na capital paulista, o Museu da Imigração celebra, no dia 5, o Dia do Nordestino, com opções gastronômicas de comidas típicas e programação especial, que inclui oficinas de xilogravura, contação de histórias com contos sertanejos, visita educativa sobre a migração nordestina e sessão de cinema. A programação é gratuita.
O Theatro São Pedro recebe, no dia 5, concerto do Sexteto de Cordas Monte Cristo a luz de velas, com clássicos da banda inglesa Queen. Canções como Bohemian Rhapsody e Crazy Little Thing Called Love são apresentadas em versão instrumental. Já na Sala São Paulo, dia 6, a Orquestra Jovem do Estado realiza concerto com A Sagração da Primavera, do russo Igor Stravinsky, no programa.
No litoral, o Museu do Café, em Santos, traz a exposição internacional Passione italiana: l’arte dell’espresso. A atividade relaciona a migração italiana com a história do café, por meio de 60 máquinas para uso doméstico e profissional, além de conjuntos de café e xícaras, marcando diferentes épocas e estilos.
No interior, imagens microscópicas geradas em exames de laboratório são tema da exposição “Quando as Células se Transformam em Arte”, no Museu Casa de Portinari, em Brodowski, unindo arte e ciência. Em Tatuí, o Jazz Combo do Conservatório de Tatuí recebe a pianista Louise Woolley em apresentação única, dia 7 de outubro, no Teatro Procópio Ferreira.
Essas e outras atividades podem ser conferidas na plataforma www.agendavivasp.com.br, a agenda de eventos colaborativa do Governo de SP. Veja mais detalhes a seguir:
Dia do Nordestino no Museu da Imigração

Antecipando a comemoração do Dia do Nordestino, tradicionalmente celebrado em 8 de outubro, o Museu da Imigração promove programação especial no dia 5. Serão oferecidas oficinas de xilogravura, contação de histórias com contos sertanejos, visita educativa sobre a migração nordestina e sessão de cinema. Ao longo de todo o dia, o Jardim do Museu recebe feira gastronômica com opções de comidas típicas do nordeste.

Museu do Café recebe exposição internacional

O Museu do Café inaugura em outubro a exposição internacional Passione italiana: l’arte dell’espresso. A atividade apresenta 60 máquinas para uso doméstico e profissional, além de conjuntos de café e xícaras, de diferentes épocas e estilos, relacionando-os à imigração italiana para o Brasil, que completou 150 anos em 2024.

Crianças e jovens aprendem a programar robôs

Em parceria com o Sesi-SP, a Biblioteca Parque Villa Lobos recebe Oficina de Robótica, na qual os participantes desenvolvem habilidades a partir da programação de um robô. Serão ensinados conceitos de design, engenharia e programação.

Queen à luz de velas no Theatro São Pedro

O Theatro São Pedro recebe o projeto Candlelight, com apresentação do Sexteto de Cordas Monte Cristo trazendo, em versão instrumental, clássicos da banda de rock pop Queen, como Bohemian Rhapsody, Radio Gaga, Crazy Little Thing Called Love e Love Of My Life. O concerto acontece com uma ambientação especial, à luz de velas.

Arte e ciência em exposição fotográfica

A exposição “Quando as Células se Transformam em Arte” traz imagens geradas durante exames de laboratório feitos pela patologista veterinária e fotógrafa Gisele Conti. Assim, traz um olhar artístico e curioso que ressignifica imagens científicas.

Pianista Louise Woolley toca com o Conservatório de Tatuí

A pianista Louise Woolley é a convidada especial do Jazz Combo do Conservatório de Tatuí. Nascida em São Paulo, Louise é um dos novos nomes em destaque no jazz nacional e lançou, em 2020, o álbum “Rascunhos”.

Ballet Stagium na Fábrica de Cultura

A célebre companhia Ballet Stagium, com mais de 50 anos de tradição, leva o espetáculo “Cordas do Coração” à Fábrica de Cultura Parque Belém. A coreografia estabelece um diálogo entre a música clássica do compositor alemão Johann Sebastian Bach e a música e a viola caipiras.

 

Orquestra Jovem apresenta A Sagração da Primavera

Obra icônica do russo Igor Stravinsky (1882-1971), A Sagração da Primavera é destaque no repertório de apresentação da Orquestra Jovem do Estado, que também inclui D’un matin de printemps, da compositora francesa Lili Boulanger, e Concerto para violino, Op. 15, do britânico Benjamin Britten. Uma das peças mais emblemáticas da música clássica, A Sagração é dividida em dois atos: A adoração da terra e O sacrifício.

 

Terror com a câmera na mão

25 anos após o lançamento de “A Bruxa de Blair” (1999), de Eduardo Sánchez e Daniel Myrick, o Museu da Imagem e do Som – MIS promove curso sobre o legado da obra de horror e sobre o found footage, estética na qual a história é filmada pelos próprios personagens.

 

Troca de figurinhas no Museu do Futebol

O Museu do Futebol promove, em sua área externa, o Encontro de Colecionadores de Figurinhas. Na ocasião, os interessados podem aproveitar a oportunidade para trocar figurinhas de todos os tipos de temáticas, não apenas as relacionadas ao futebol, e ainda fazer novas amizades.


Sair da versão mobile