Ícone do site Dica de Teatro

Agenda Brazilian Content segue intensa até o final do ano com eventos nacionais e internacionais

Além do Ventana Sur, último evento internacional de 2024, o programa também participa dos mercados do Audiovisual em Todos os Eixos – SAPI, Matapi e NordesteLAB

 

O ano está se aproximando do final, mas ainda reúne alguns mercados importantes para o audiovisual, tanto no Brasil como no exterior. E o Brazilian Content — programa da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para promover a internacionalização do audiovisual brasileiro — estará presente, levando delegações para eventos relevantes do calendário do setor até o início de dezembro.
O calendário internacional terá o MIP Cancún em novembro e fecha o ano em dezembro com o Ventana Sur, um dos mais prestigiados e importantes mercados de conteúdo audiovisual da América Latina. Reunindo anualmente 3.000 participantes, com mais de 250 compradores e vendedores do mundo todo, a edição deste ano acontece entre 2 e 6 de dezembro, e com uma novidade: pela primeira vez será sediada em Montevidéu, no Uruguai, com a ACAU – Agencia del Cine y el Audiovisual del Uruguay dentre as instituições realizadoras.
Para além da estreia do evento em terras uruguaias, a outra novidade é que o Brazilian Content terá pela primeira vez um stand no evento. A estrutura, pensada para ampliar o suporte à delegação brasileira, oferecerá mesas para reuniões, ações de networking em parceria com entidades, organizações e instituições do audiovisual mundial e equipe presente para apoio aos participantes. As inscrições para participar da delegação vão até 1/11, e mais informações podem ser acessadas neste link.
Organizado desde 2008 pelo Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais (INCAA) e pelo Marché du Film – Festival de Cinema de Cannes, o Ventana Sur busca fomentar coproduções, financiamento e distribuição internacional de conteúdos audiovisuais latino-americanos, além de ser uma porta de entrada para o mercado europeu. Há amplas e variadas seções de programação e eventos, dedicadas a todos os gêneros, formatos e fases de produção.
O audiovisual para além do Sul e do Sudeste

Outros eventos importantes deste final de ano no calendário do audiovisual brasileiro são os mercados que formam o Audiovisual em Todos os Eixos, ciclo de encontros online dedicado a discutir desafios e perspectivas do setor, criado em 2020. Reunindo produtores, realizadores, instituições e associações do CONNE (Centro-Oeste, Norte e Nordeste), a iniciativa é a união de esforços de três mercados: o SAPI, em Goiânia; o Matapi, em Manaus; e o NordesteLAB, em Salvador.
“Os mercados que formam o Audiovisual em Todos os Eixos, como o próprio nome afirma, são fundamentais para fortalecer a economia criativa do audiovisual brasileiro em toda a sua variedade, riqueza e extensão”, diz Lucas Soussumi, gerente executivo do Brazilian Content. “São eventos que mostram a diversidade e a qualidade da produção que é feita no Brasil, e que ajudam a apontar caminhos e soluções para desafios que, muitas vezes, são bem diferentes da realidade do Sul e Sudeste. É o tipo de união que pode construir um futuro sustentável para a cadeia produtiva do setor como um todo.”
A oitava edição do Mercado SAPI, realizada entre 22 e 25 de outubro na capital goiana, reuniu paineis, debates, estudos de caso, meetings, masterclasses, rodadas de negócios e o prêmio CORA, que celebra vozes femininas do setor. O SAPI — que tem foco na América Latina — receberá players internacionais, em uma iniciativa conjunta do Brazilian Content e do Cinema do Brasil.
Entre os players que participaram das Rodadas de Negócios do 8º SAPI estiverem a 34 Filmes, Belli Studio, Boutique Filmes, Canal Curta, Canal Brasil, Canal Gloob, Canal Off, Cardume, Distriba Filmes, Descoloniza Filmes, Doc Station, Downtown Filmes, Embaúba Filmes, Globoplay, GNT, Itaú Cultural, Lume Filmes, Maria Farinha Filmes, Modo Viagem, Olhar Distribuição, Paramount Pictures Brasil, Prime Box Brazil, Telecine, Stenna Group, Têm Dendê, Viu Cine e Zoomoo Kids.
Já o Matapi Mercado Audiovisual, que acontece entre 26 e 29 de novembro no Palacete Provincial, em Manaus, é uma plataforma de articulação de mercado que busca fomentar a economia criativa do audiovisual na região amazônica. Organizado desde 2018, reúne paineis, mesas redondas, oficinas, consultorias de projetos, formação em impacto social, masterclasses, espaços de conexão, rodadas de negócios e sessões de pitching.
Esta, que é a sétima edição do evento, se dedica ainda mais a pensar o audiovisual a partir das realidades dos territórios, sempre considerando modos de produção que respeitem seus povos, o meio ambiente e mostrem a diversidade das Amazônias. Já são 21 players confirmados, que devem se reunir com as mais de 70 empresas participantes em 150 reuniões de negócios. A expectativa é que sejam gerados mais de R$ 5 milhões em negócios durante o evento.
Por fim, entre os dias 3 e 6 de dezembro, Salvador recebe a décima edição do NordesteLAB, plataforma de articulação e fomento que visa estimular o desenvolvimento do setor audiovisual no Brasil, com foco sobretudo na região Nordeste, mas também diretamente ligada às regiões Norte e Centro-Oeste. Criado em 2014, é o maior evento de mercado audiovisual no Brasil fora do eixo Rio-São Paulo.
A expectativa é de que participem mais de 6.500 pessoas, vindas de 10 países. Já são mais de 30 players confirmados, e esta edição marca a volta do Laboratório de Projetos Universitários, focado em estudantes universitários das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Também vão ocorrer as Clínicas Jurídicas, em que participantes que adquiriram seu passaporte profissional podem solicitar reuniões individuais de 25 minutos sobre questões jurídicas relacionadas ao universo audiovisual.
As rodadas de negócios vão receber projetos por produtoras sediadas nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Os projetos selecionados serão apresentados em reuniões individuais com os players.
Sobre o Brazilian Content

O Brazilian Content é um programa de incentivo às exportações e promoção do audiovisual brasileiro criado em 2004 pela BRAVI em parceria com a ApexBrasil. O programa tem como objetivo a internacionalização das empresas e do audiovisual brasileiro, incentivando e auxiliando nas agendas de negócios seja em coproduções ou licenciamentos, promovendo a exportação e a atração de investimentos internacionais. Atualmente, mais de 100 empresas participam do programa, que nos últimos dez anos gerou US$ 279 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Content. Interessados em participar do programa entrar em contato através do international@braziliancontent.com ou visitar o site braziliancontent.com.

Sobre a Brasil Audiovisual Independente – BRAVI

A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e mídias digitais e possui mais de 660 associados em 21 unidades da Federação, nas cinco regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação atua fortemente para o desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro e representa o setor em diversos fóruns de debates públicos e privados. Com uma estrutura profissional e reconhecida representatividade nacional, a BRAVI também participa ativamente das regulamentações do mercado audiovisual, incentivando a produção e novos modelos de negócios, além de oferecer capacitação especializada ao produtor independente. Por meio de relevantes parcerias institucionais, apoia a participação do empresário brasileiro no mercado audiovisual internacional. Saiba mais em bravi.tv.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Saiba mais em apexbrasil.com.br.


Sair da versão mobile